Brasil Gonçalves Minas Gerais Sudeste

Gonçalves MG: o que fazer, dicas, roteiros e hospedagens

Gonçalves MG é uma das cidades mais visitadas e bonitas do Sul de Minas Gerais. Repleta de belezas naturais, ótimas hospedagens e muita natureza, o lugar é ideal para uma viagem a lazer e bem tranquila.

Bem próxima do estado de São Paulo, fica repleta de turistas na alta temporada, que escolhem o local devido seu clima de cidade de interior. Além disso, com a enorme Serra da Mantiqueira ao seu redor, os passeios pela zona rural são gratificantes, rendendo excelentes fotos.

Nesse artigo, falaremos um pouco do que fazer em Gonçalves MG e sua principais atrações. Além disso, destacamos que, a comida mineira, os produtos naturais e sua simplicidade, cativam o turista que está acostumado com grandes centros urbanos.

O que fazer em Gonçalves

Onde fica Gonçalves?

A cidade de Gonçalves fica localizada na região do Sul de Minas Gerais, próximo com a divisa do estado de São Paulo. Em suma, a região é cercada de muita natureza, incluindo cachoeiras e morros para visitar.

Portanto, com uma zona rural bastante visitada, a cidade é bastante conhecida pelo turismo e por ser uma cidade bastante tranquila, típica de interior.

Como chegar em Gonçalves?

Para quem pretende visitar Gonçalves, as estradas que passam pela cidade são bem sinalizadas e com boa infraestrutura. O turista que vem do estado de São Paulo, a distância é bem curta, cerca de 200 quilômetros da capital.

Entretanto, para quem mora no estado de Minas Gerais, as distâncias podem ser maiores, se você for de Belo Horizonte. Em suma, da capital mineira, a viagem pode durar até 6 horas, cerca de 460 quilômetros de distância.

Entretanto, colocando em algum GPS o ponto de destino, a viagem tende a ser bem tranquila. Além disso, lembramos que os passeios em Gonçalves podem acontecer em estradas de terra.

As estradas no geral são boas e não necessitam de tração 4×4 nos carros, sendo bem tranquilo se locomover com carros mais simples.

O que fazer em Gonçalves?

Com diversos pontos turísticos espalhados pela cidade, as atividades para realizar em Gonçalves são bem variadas. Com predominância na zona rural, o contato com a natureza através de trilhas, morros e cachoeiras é bastante interessante.

Destacamos também a apreciação dos produtos naturais da cidade e da deliciosa comida mineira, um dos carros chefes do local.

Portanto, é um lugar ideal para o turista que busca tranquilidade e boas vistas. Fique com a gente e confira excelentes dicas de passeios na cidade.

Conhecer a zona rural

Como as principais atrações da cidade estão localizadas na zona rural, é nela que você pode encontrar lindas cachoeiras, paisagens maravilhosas, morros, trilhas e boas estadias. Sim, a maioria das hospedagens em Gonçalves ficam localizadas em zona rural, trazendo um clima totalmente diferente para o turista.

Ao trafegar pela zona rural, é possível ter muito contato com a natureza, observar diversas espécies de animais, como pássaros e até pequenos macacos. Além disso, é bastante comum observar sítios antigos bem conservados, trazendo um pouco da história local.

Os melhores pontos turísticos da cidade estão localizados na zona rural, não deixe de conhecer e se impressione com suas belezas.

Pedra do Forno

Um dos locais mais visitados pelos turistas, a Pedra do Forno é acessada através de uma trilha. Portanto, recomendamos ir com roupas adequadas, e se preferir, com o acompanhamento de um guia.

O local contém muita natureza e fica em uma região bastante alta da cidade. Então, sua trilha tem nível médio de dificuldade e, é muito visitada por trilheiros e amantes de aventuras.

Cachoeira do Retiro

Uma das cachoeiras mais altas de Gonçalves, a Cachoeira do Retiro tem fácil acesso, através da estrada que dá acesso ao bairro de São Sebastião. Sua água é bastante gelada, porém o banho é muito recomendado.

Lembramos que, é necessário ter responsabilidade e cuidado nas cachoeiras, para evitar acidentes sérios.

Cachoeira das 7 Quedas

Talvez uma das cachoeiras mais visitadas da cidade, a Cachoeira das 7 Quedas contém uma boa infraestrutura e excelentes pontos para banhos, acima de tudo. Da mesma forma, em volta dela, podemos observar uma mata bastante fechada e diversas espécies de pássaros.

Para ter acesso a ela, é necessário pagar uma pequena taxa, em um quiosque existente na propriedade.

Cachoeira das Bromélias

Certamente a cachoeira mais bonita de Gonçalves. Repleta de bromélias, pássaros, esquilos e até pequenos macacos, o local é um paraíso. Além disso, a trilha que leva até a cachoeira é muito bonita e fácil de ser realizada, até por pessoas mais idosas.

Em diversos pontos da trilha conseguimos tomar um banho nas águas geladas e desfrutar de toda essa natureza. Enquanto isso, as bromélias do local chamam muito a atenção e rendem excelentes fotos.

Passeio no centro da cidade

Com um centrinho bastante charmoso e com diversos pontos turísticos comerciais, é um excelente espaço para passeio em família. Portanto, como a cidade tem pouco mais de 4 mil habitantes, o centro é bastante tranquilo e espaço para estacionar seu carro não será problema.

Destacamos as diversas opções de lojas de produtos naturais, como geleias, mel, temperos, entre outras coisas. Também pode-se encontrar opções de padarias, sorveterias e afins.

A praça central e sua igreja são excelentes para um descanso e para tirar algumas fotos, retratando bastante a cultura do interior, por exemplo.

Mirante do Cruzeiro

Com uma vista maravilhosa e uma visão ampla da Serra da Mantiqueira, o Mirante do Cruzeiro, certamente, é uma parada obrigatória para o turista. Além disso, o local é de fácil acesso com carro e traz uma tranquilidade imensa.

De lá de cima, é possível ver toda a cidade de Gonçalves, além de conhecer um pouco da região. Acima de tudo, o local é bem simples e de acesso gratuito.

Onde se hospedar em Gonçalves?

As opções de hospedagens em Gonçalves atendem todo o tipo de público. Em suma, a grande maioria delas estão localizadas na zona rural da cidade, fazendo parte de excelentes propriedades.

Destacamos que, na alta temporada, recomendamos o agendamento prévio da vaga, evitando lotações.

Pousada Vila Verde

Pousada bastante charmosa e luxuosa, a Pousada Vila Verde tem uma excelente área de lazer com piscina, sauna e brinquedos. Um pouco distante do centro de Gonçalves, entretanto, imerso em uma área de grande beleza natural, o espaço vale muito a pena.

O café da manhã é incluso na estadia e também há um restaurante próprio no local.

Pousada Villa Catarina

Uma das melhores pousadas da cidade, a Pousada Villa Catarina é bastante charmosa e atende perfeitamente os turistas. Certamente, com um café da manhã muito caprichado, uma vista incrível dos quartos e uma boa organização, o lugar tem diversas recomendações.

Destacamos também sua boa localização, estando distante apenas 1,5 quilômetros do centro de Gonçalves.

Pousada Cabanas do Mundo

Um lugar bastante tranquilo e com chalés bem decorados. Por exemplo, o lugar faz menção a diversos países do mundo, retratando em seus chalés. Contém café da manhã e opções de jantar a noite, com comunicação prévia.

Existe uma cachoeira para visitar dentro da própria propriedade e, a vista para o pôr do sol encanta.

Onde comer em Gonçalves?

As opções para comer em Gonçalves são bem amplas e conseguem atender a todos os gostos. Portanto, desde restaurantes mais famosos até pequenos pontos para lanches, a cidade está repleta de bons atendimentos.

Onde comer em Gonçalves

A seguir, falaremos um pouco de algumas opções para alimentação na cidade

Sorveteria AMAMA

Com diversas opções de sorvetes com uma linha natural, vegana e sem glúten, o espaço agrada bastante, além de recomendado. Os preços são agradáveis e o sorvete é maravilhoso, acima de tudo.

Uma excelente ideia é realizar a compra de uma casquinha e ir passear pelo centro da cidade, tudo muito gostoso.

Restaurante Chalezinho Gastrobar

Acima de tudo, uma excelente opção para jantar ou almoço, esse restaurante serve diversas porções e drinks especiais. É um local bastante organizado e, em finais de semana, é comum música ao vivo.

Os pratos são bons e grandes, perfeitos para um casal.

Janelas e Tramelas

Com um clima bastante tranquilo e amigável, certamente, o espaço tem a cara de um restaurante do interior. O espaço é muito agradável e arejado, e nos finais de semana ocorre shows ao vivo.

Para quem gosta de tomar uma cerveja e comer alguma porção, é o local perfeito. A sua localização é excelente e consegue atender bastante gente.

Quantos dias ficar em Gonçalves?

Para um passeio completo em Gonçalves MG, recomendamos pelo menos 2 dias na cidade. Com 2 dias, você consegue aproveitar tanto o centro da cidade e sua zona rural, conhecendo cachoeiras, restaurantes e lugares bem interessantes.

Entretanto, claro que muitos turistas preferem mais tempo para aproveitar a tranquilidade do local. É comum casais e idosos permanecerem até semanas na cidade, sobretudo, com uma viagem planejada e agendada com antecedência.

Em suma, para conhecer os principais pontos turísticos e, para quem não tem muita disponibilidade de horário, 2 dias são perfeitos para isso.

Conheça também Tiradentes, em Minas Gerais.

Informações gerais

Para quem pretende visitar a cidade de Gonçalves MG, a principal dica é aproveitar todos os momentos de tranquilidade que o local proporciona.

Belezas de Gonçalves

Cercado pela Serra da Mantiqueira, é um lugar ideal para relaxar e aproveitar a calmaria. Além disso, destacamos alguns pontos que podem ser importantes em sua viagem, confira.

  • Sinal de celular: o sinal de celular na cidade é bastante precário, principalmente na zona rural. A operadora que oferece maior cobertura na região é a VIVO, porém o sinal de internet é bastante precário.
  • Uso de cartões: de modo geral, a maioria dos estabelecimentos aceitam os cartões de crédito e débito, porém, dependendo da localização e do estabelecimento, pode acontecer de aceitar apenas dinheiro em espécie, sendo fundamental o turista ter essa reserva consigo.
  • Estradas de terra pela cidade: como já mencionamos, a zona rural da cidade é composta, quase que em sua totalidade, por estradas de terras. Entretanto, não é algo para se preocupar tanto. As estradas são de chão bastante batido e não apresentam problemas graves, sendo possível transitar com carros mais simples e baixos.
  • Segurança no local: a segurança na cidade é impecável. Com muito sossego e tranquilidade, você nem irá pensar a respeito da segurança. É claro que, assaltos e roubos existem, porém a incidência no local é bastante baixa.

Você também pode gostar...