Brasil Ilha do Prumirim São Paulo Sudeste

Ilha do Prumirim: dicas, como chegar, travessia e fotos

Uma ilha bastante visitada e com uma beleza espetacular, a Ilha do Prumirim fica muito próxima do continente, bem de frente com a Praia do Prumirim. Para conhecer suas belezas, realizar um excelente passeio de barco e ter a oportunidade de conhecer outras ilhas próximas, é muito simples e barato.

Por ser acessada apenas por barco, o passeio deve ser agendado para melhor conforto. Certamente, as belezas naturais da ilha, com sua água bem azul, areia branquinha, além de muita sombra para deitar, faz com que o lugar seja especial.

Em outras palavras, fique com a gente e confira um pouco desse cantinho em Ubatuba que impressiona qualquer turista. Destacamos que a ilha é bastante preservada e cabe ao turista ajudar nisso!

Como chegar a Ilha do Prumirim

Para chegar na Ilha do Prumirim o turista tem a opção de sair de 3 praias diferentes, um passeio bastante tranquilo e rápido. Vale a pena agendar com antecedência, caso estiver na alta temporada, pois os passeios são bastante procurados.

  • Através da Praia do Prumirim: com saídas dos barcos direto da praia, num valor de 20 reais, o passeio é bastante tranquilo e rápido. Já fica agendado o horário de volta para a praia.
  • Através da Praia do Felix: no mesmo esquema da Praia do Prumirim, os passeios de barcos saem quando são formados os grupos. O valor é de 25 reais e dura cerca de 10 minutos.
  • Através de Itaguá: por ser mais longe, o passeio através de Itaguá dura mais tempo e tem um valor maior, cerca de 70 reais. Além disso, o passeio inclui outras ilhas no pacote, que acaba valendo a pena.

Destacamos também que, muitas pessoas que praticam SUP, conseguem fazer a travessia através das pranchas, pois a ilha fica cerca de 800 metros da Praia do Prumirim.

O que fazer na Ilha do Prumirim

Atividades para realizar na região da Ilha do Prumirim não faltam, todas cercadas de muitas belezas naturais e diversão, por exemplo. Com água bem clara e um mar bastante calmo, o local é perfeito para famílias.

A seguir, falaremos um pouco sobre o que fazer na Ilha do Prumirim para aproveitar bem o local.

Mergulho nas águas da praia

Com uma água bastante clara, o mergulho com snorkel é um atrativo, realizado por crianças e adultos. Acima de tudo, recomendamos sempre verificar a disponibilidade dos equipamentos com o barqueiro, caso você não tenha.

As águas da região abrigam muita vida marinha e são excelentes para visualização.

Belezas naturais da Ilha do Prumirim

Passeio na Praia do Prumirim e Cachoeira do Prumirim

Vale a pena passar uma tarde na praia bem à frente da ilha, a Praia do Prumirim. Ela é bastante tranquila e contém lindas piscinas naturais. Além da praia, o local contém uma cachoeira bastante visitada, sobrando lugares para boas fotos.

Passeio na Praia do Félix e Praia das Conchas

Excelentes praias para visitar, as Praias do Félix e das Conchas atraem diversos turistas, com águas bem calmas e bastante tranquilidade para a família. Da mesma forma, com uma areia bastante limpa e com excelentes infraestruturas, o local consegue atender todos os turistas da melhor maneira.

Infraestrutura da Ilha do Prumirim

Destacamos nessa parte que, existe apenas um quiosque em toda a ilha, sendo ele mantido por uma família que cuida do local. Esse quiosque funciona todos os dias na alta temporada, servindo pratos e diversas bebidas, por exemplo.

Como é uma ilha bem simples, a infraestrutura com mesas, cadeiras e banheiros são bem precárias. Na baixa temporada o quiosque fica fechado, abrindo apenas em feriados, sendo assim, recomendamos levar seu próprio lanche e coolers com bebidas.

Certamente, um ponto bastante importante para destacar é a respeito do lixo no local. Não há coleta de lixo e, além disso, todo o lixo gerado pelo turista, deve ser armazenado para posterior retirada.

Ilha do Prumirim em Ubatuba

Quando ir para a Ilha do Prumirim

Por ser uma das ilhas mais famosas de Ubatuba, recebe milhares de turistas durante o ano todo, fazendo com que o local na alta temporada fique lotado, por exemplo. Com muito sol, feriados e fins de semana, a ilha sempre recebe uma carga bem maior de turista.

Na alta temporada, além de um público bem maior no local, você encontrará o único quiosque do local, lotado.

No entanto, na baixa temporada, o fluxo de pessoas é bem menor e você se sente mais reservado na ilha. Vale lembrar que, certamente, na baixa temporada o quiosque local não abre e, recomendamos levar seu próprio lanche.

Sendo assim, não há época melhor ou pior para frequentar a Ilha do Prumirim, deve-se ter em mente as duas situações e ir na época que mais te agrada.

Onde fica a Ilha do Prumirim

A Ilha do Prumirim está localizada bem próxima do continente, cerca de 800 metros da Praia do Prumirim. Coberta por Mata Atlântica e gramíneas, o local preserva bastante sua fauna e sua flora. Além disso, todo seu entorno é bastante rochoso, com grandes pedras submersas e algumas formandos altos paredões.

Faz parte do Arquipélago das Couves, no qual contém outras ilhas juntas. Em conclusão, atualmente apenas uma família habita o local e não é possível acampar na região.

Você também pode gostar...