Alagoas Brasil Nordeste Praia do Gunga

Praia do Gunga em Alagoas: guia completo

Uma das praias mais visitadas de Alagoas, a Praia do Gunga chama muito a atenção pelos seus maravilhosos pontos turísticos e pelo enorme contato com a natureza. Fazendo parte de uma região muito conhecida e visitada, a praia ganha mais fama a cada ano que passa.

Nesse artigo, passaremos um guia completo para quem deseja conhecer a Praia do Gunga em Alagoas, com recomendações de hospedagens, alimentação e dicas sobres os principais passeios. Aproveite e fique com a gente!

Onde fica a Praia do Gunga

Localizada na cidade de Roteiro, a Praia do Gunga está localizada no litoral Sul de Alagoas, muito próxima da Barra de São Miguel e da Praia do Francês, locais bem conhecidos na região.

A região é bastante tranquila e seu acesso muito fácil. Sobretudo, é importante lembrar que ela fica localizada em uma área privada, sendo necessário o pagamento de uma taxa de estacionamento no local. A seguir, deixaremos um mapa da região para melhor visualização do turista.

Como chegar na Praia do Gunga

A Praia do Gunga em Alagoas é muito fácil de ser acessa, contendo até um estacionamento particular na região. Entretanto, é bom ficar atento em relação aos preços, que costumam subir na alta temporada.

Como ela está a apenas 66 quilômetros do Aeroporto de Maceió, recomendamos alugar um carro na região e seguir viagem para a região do Gunga. Para isso, você deve percorrer pela AL-101, uma estrada bem sinalizada.

Sobretudo, o aluguel de carro compensa bastante pois, a região contém diversas praias que você também pode conhecer. Além disso, a praticidade e o conforto, valem a pena!

Melhor época para conhecer a Praia do Gunga

Para quem gosta de aproveitar uma praia e não gosta de muita muvuca e lotação, o ideal é buscar a baixa temporada. Certamente, para isso, recomendamos os meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

Em outras datas, como as datas comemorativas, feriados prolongados e afins, a região recebe um número bastante alto de turistas, lotando as principais atrações e encarecendo muito os passeios, alimentação e hospedagens.

Sobretudo, caso você não tenha datas disponíveis na baixa temporada, busca programar-se para curtir o melhor da região, sem nenhum estresse.

O que fazer na Praia do Gunga

Repleta de atividades, excelentes vistas e muito contato com a natureza, realizar uma viagem até a Praia do Gunga vale muito a pena, independentemente do seu estilo de viagem. Em suma, a região conta com um mar bastante calmo, água muito limpa e pontos turísticos de tirar o fôlego.

Confira com a gente uma pequena lista de atividades para realizar na região, que, sem dúvidas, você vai adorar!

Mirante do Gunga

Um dos cartões postais da Praia do Gunga, o Mirante do Gunga é realmente imperdível. Repleto de coqueiros em volta, as fotos no local ficam incríveis. É muito fácil você encontrar fotos do local nas redes sociais.

O acesso até o local é bastante tranquilo e a taxa de entrada é de 5 reais. Entretanto, salientamos que o mirante não contém uma infraestrutura impecável, sendo bastante rústico. Sobretudo, as fotos e a vista do local valem muito a pena, não deixe de conferir.

Curtir um dia de praia

Uma atividade muito recomendada e bem simples de fazer, uma caminhada na Praia do Gunga vale muito a pena para qualquer dia de sua viagem. Sobretudo, espere a maré baixar e aproveite para caminhar pela areia, observando toda a paisagem ao seu redor.

Você vai encontrar um navio gigante encalhado, podendo chegar bem perto do mesmo. Vale super a pena e esse passeio rende excelentes fotos. Não deixe de aproveitar um dia de sol para caminhar e curtir cada pedaço dessa praia.

Falésias do Gunga

As falésias da Praia do Gunga são espetaculares e realizar esse passeio até as mesmas, vale muito a pena. Geralmente, o passeio acontece através de buggys e você pode chegar até a parte de cima delas.

De lá, a vista é incrível e você pode observar toda a região. Portanto, escolha uma boa agência de viagem para realizar o passeio e aproveite para fotografar tudo. Você pode observar a imensidão do mar a frente, a linda faixa de areia, entre outros pontos.

Passeio de buggy

O passeio de buggy na Praia do Gunga pode te levar a diversos pontos turísticos diferentes. Em suma, é bastante comum os mesmos te levarem até as falésias da região, até alguma praia próxima ou então, até uma pequena vila de pescadores que vive a beira mar.

O local é bastante calmo e vale muito a pena conhecer. Esse passeio de buggy costuma ficar em torno de R$200,00 para 4 pessoas, compensando muito.

Praticar algum esporte no mar

Por mais que a Praia do Gunga seja famosa pelas belezas naturais incríveis e as famosas barracas, é no mar que os visitantes podem curtir ao máximo a viagem, principalmente quem tem um espírito mais aventureiro. Isso porque, existem diversos passeios e esportes que podem ser praticados nas águas propícias para tal.

O Flyboard ainda não é tão conhecido no litoral brasileiro, sendo uma prancha com botas de wakeboard que eleva o banhista a uma altura que pode chegar até 18 metros. Em suma, ele funciona a partir de uma mangueira conectada a um jet-ski, como uma bomba d’água, e quando acelerado, conduz a água para debaixo da prancha, impulsionando as botas sob os pés do turista.

Também é possível fazer passeios de banana boat, em jangadas, jet-ski e no disco boat, que são muito divertidos.

Conheça também São Miguel dos Milagres em Alagoas.

Lagoa do Retiro

Realizar o passeio de barco para a Lagoa do Retiro vale muito a pena, com uma excelente paisagem ao redor. Sobretudo, é importante encontrar uma boa agência de viagem que realize o passeio e aproveitar ao máximo o momento.

Esse passeio inclui outras paradas também, dependendo do que foi acordado com a agência.

Passeio para o Aquário Natural

O passeio para o Aquário Natural é muito interessante para quem gosta de aventura e contato com a natureza. Através dele, você chega até as piscinas naturais da região com a lancha do passeio.

As piscinas costumam conter pequenos peixes e animais marítimos. É interessante tentar ao máximo o contato direto com eles, para não prejudicar e nem destruir a fauna e flora local. Entretanto, é bastante comum encontrar guias pegando ouriços do mar na mão, o que não recomendamos.

Onde se hospedar na Praia do Gunga

É importante deixar claro que não existe infraestrutura de hospedagem na Praia do Gunga. Isso porque, ela fica localizada dentro de uma fazenda gigante de coqueiros. Por mais que já tenha se desenvolvido bastante, com algumas construções, não é possível ficar hospedado por lá.

Contudo, é importante deixar claro que existem ótimas opções em Barra de São Miguel e nos arredores. Confira abaixo algumas opções que separamos:

  • Hotel Ponta Verde;
  • Natu’s Hotel;
  • Village Barra Hotel;
  • Kenoa – Exclusive Beach Spa & Resort.

Onde comer na Praia do Gunga

Com uma culinária bastante interessante, focada em frutos do mar, peixes e excelentes porções, os restaurantes da região conseguem atender muito bem os turistas. Em suma, os pratos são bem caprichados e com a máxima higiene.

Entretanto, devemos salientar que na alta temporada, os preços costumam ficar bem caros, prejudicando um pouco o passeio. Por conta disso, o ideal é você ter uma programação prévia para não sofrer com isso. Porém, os quiosques e restaurantes na praia são interessantes e costumam funcionar até as 15 horas, por conta da chegada dos passeios dos guias de turismo. Fique atento com o horário.

A seguir, deixaremos uma pequena lista de restaurantes da região, que são bem avaliados e valem a pena conferir.

  • Gunga Beach;
  • Kokal;
  • Restaurante Verano Gunga.

Visitar a região da Praia do Gunga

Conhecer a região da Praia do Gunga realmente vale muito a pena, principalmente, se você tem disponibilidade de mais dias para conhecer toda a região. As praias ao redor são bem famosas e chama muito a atenção do turista.

Podemos citar a Barra de São Miguel como outro ponto muito interessante para conhecer por perto. Sobretudo, além dos pontos turísticos, as hospedagens são de tirar o fôlego, com ótimas áreas de lazer, excelente infraestrutura, entre outros pontos.

Para você que tem disponibilidade de ficar uns dias a mais em Alagoas, aproveite o momento e conheça toda a região em um passeio de 7 dias. Certamente, você irá amar e renderá excelentes fotos para recordação.

Você também pode gostar...