Conheça as Praias mais Visitadas e Desejadas do Nordeste
Nordeste

Conheça as Praias mais Visitadas e Desejadas do Nordeste

Todos os anos são divulgados estatísticas sobre as preferências de consumo de viagens. É unânime, o nordeste aparece sempre nas listas de intensão de viagens entre os brasileiros e estrangeiros, que buscam por passar desde férias a uma rápida passagem de feriado. Os dados concedidos pelo site TripAdvisor, um site de planejamento e reserva de hotéis e passagens aéreas, expressou, no ano de 2016, as tendências de viagens dos usuários brasileiros, revelando que dentre os 10 destinos nacionais, os mais procurados, 5 são nordestinos. São eles:
  • Maragogi,
  • Jericoacora,
  • Porto de Galinhas,
  • Porto Seguro,
  • Natal.
E também os pontos queridinhos pelos famosos que também atraem muitos turistas – Trancoso e Fernando de Noronha.

Trancoso – Bahia

Trancoso é vizinha da agitada Porto Seguro e ali respira-se um ar diferente. De um pequeno povoado fundada no século 16 a sua redescoberta na década de 70 pelos hippies, a cidadela cresceu com a eletricidade, estrutura hoteleira e muitas famosos. Apesar disso tudo, ela continua a mesma cidade pacata à beira-mar. Os dias em Trancoso são convidativos para um passeio turístico pelas praias, ir ao mirante atrás da Igreja São João Batista – claro depois de pedir uma benção – e tirar muitas fotos. Pois, o que é bonito é para ser registrado. Para um dia perfeito, vale conhecer as praias dos Coqueiros, dos Nativos e do Rio Verde além das pousadas Uxua Casa Hotel & SPA, Fly Beach Club e o Café de la Musique. De lá, dá para conhecer a Praia do Espelho, uma das mais lindas do país e a Caíva – uma vila rústica com preços bem bacanas. As noites, o turista pode se deliciar com a gastronomia e ir às compras no bairro do Quadrado. Aliás, tem diversão para todos os gostos ali. Você pode gostar do Para-raio, Bom Bar e do Forró do Brás. Mas, não ache que tudo é bucólico e simples, há uma lado sofisticado em Trancoso. As suas pousadas luxuosas com serviços perfeitos para atender uma galera mais descolada e famosa.

Porto Seguro – Bahia

Seguramente, Porto Seguro é um velho conhecido de todos que pensam na Bahia. A segunda cidade baiana da lista, é considerada a mais antiga do sul do estado. Além do mais, é a cidade para quem busca por diversão, muita praia, e, claro, um pouco de história. Porto Seguro foi a primeira cidade que os portugueses vieram morar, devido ao seu mar calmo que acolheram-no muito bem. Dizem que Deus é brasileiro, poderia dizer que na verdade, ele é baiano. Olha só quanta beleza! A dica para quem vai visitar Porto Seguro, é conhecer a Passarela do Álcool, que durante a noite é um dos lugares mais movimentados, com várias opções de lugares onde se pode comprar bebidas e feiras de artesanato. Outros pontos interessantes são a Cidade Alta – que funciona como um Centro Histórico, a praia de Taperuapuã e os distritos de Arraial D’Ajuda e Trancoso. Entre as atividades mais populares para realizar ao visitar Porto Seguro encontra-se mergulhar em Recife de Fora, passar o dia no Eco Parque de Arraial d’Ajuda e, ainda, visitar a Reserva Indígena da Jaqueira.

Jericoacoara – Ceará

Jericoacoara é considerada uma das praias mais bonitas do mundo, com uma fama global sobre o seu modo de ser. Contudo, o ritmo da vila de pescadores permanece igual ao de sempre, não alterando em nada a sua essência: ruas de areai e sem iluminação pública. Chegar à Jeri é uma aventura a parte, isso porque só se chega ali de 4×4. Bom para a área que abriga o Parque Nacional Jericoacoara, com as dunas douradas, mangues e águas transparentes. Se você acha que a Lagoa Azul só tinha na Sessão da Tarde, está profundamente enganado. Nessa vilinha se encontra a praia de Jijoca cujas lagoas transportam o turista para outra realidade. Além da Lagoa Azul, tem a Lagoa do Paraíso – essa última com pousadas bem confortáveis. Os ventos são favoráveis para os praticantes de esportes náuticos, tanto que o destaque é a praia do centro com a duna do Pôr do sol – aqui vale até aplaudir o sol, enh! Durante a noite, muita diversão em restaurantes, forrós pé-de-serra e uma programação bem democrática para agradar a todos. Mas, nas noites de lua cheia, o homem não vira lobisomem, porém contemplar o céu.

Natal – Rio Grande do Norte

A cidade de Natal surgiu com a vinda dos portugueses no século XVI. Primeiramente, foi o Forte dos Três Reis Magos, em formato de uma estrela de cinco pontas. Hoje é um cartão-postal. Mas, quem viaja a Natal quer praia. E a mais concorrida é Ponta Negra, com seus quiosques e à noite com sua vida noturna badalada. Segunda coisa de quem vai a Natal são seus recifes, falésias, piscinas naturais e dunas – muitas delas. Daí é subir no bugue e partir para elas. As dunas de Guenipabu e as lagoas de Jacumã e Pitangui, são os pontos perfeitos para se praticar o esquibunda e o aerobunda – marcas registradas de Natal. Ao Sul, as tranquilas praias levam à vila de Pipa, a 90 quilômetros. Não se pode esquecer do artesanato local de madeira e vidro,e da gastronomia local. Colorida, aromatizada e saborosa – são pratos à base de frutos do mar, carne-de-sol, feijão verde e arroz-de-leite.

Porto de Galinhas – Pernambuco

Pernambuco é espetacular, eleito um dos melhores destinos do nordeste, vários lugares imperdíveis: Fernando de Noronha ou Porto de Galinhas. Certamente, alguma praia irá conquistar você. São 7 praias contínuas desde a Praia de Camboa, passando pelas praias de Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas até chegar a Maracaípe e Pontal de Maracaípe, que ao longo de de 18 km de litoral com tudo que o diabo – ou Deus- gosta: areia branca e batida, águas do mar transparentes e mornas – e recifes de corais – repleta de coqueiros e afastadas do centro urbano. Perfeita para esquecer o estresse do ano todo e recarregar as energias para voltar com tudo. Os hotéis em Porto de Galinhas são excepcionais, sem tirar e nem por. Tem para todos os gostos e bolsos. O mais interessante que as acomodações dos hotéis são próximas ao mar, dá para dormir embalado pelo seu vai-e-vem e das ondas quebrando nas pedras. Outra opção de passeio é visitar os engenhos de açúcar que são da época do ciclo do açúcar.

Você também pode gostar...