Brasil Praia do Rosa Santa Catarina Sudeste Sul

Praia do Rosa em Imbituba: guia completo

A Praia do Rosa já foi considerada pelo jornal britânico The Guardian como uma das mais bonitas do mundo e isso não é à toa. Recebendo milhares de visitantes o ano inteiro, o destino possui ótima infraestrutura, reunindo gente bonita e descolada, famílias surfistas e muitos outros perfis de viajantes.

Mas, se você não conhece ou quer saber mais sobre esse lugar incrível, continue acompanhando o post de hoje até o fim.

Onde fica a Praia do Rosa?

A Praia do Rosa está localizada no município de Imbituba, sendo vizinha da agitada Garopaba. Além disso, está a apenas 90 km de Florianópolis, 395 km de Porto Alegre e 369 km de Curitiba.

Se você pretende ir ao destino de avião, o aeroporto mais próximo é o da Ilha da Magia. A partir de lá, basta pegar um ônibus para a Praia do Rosa, com acesso pela BR-101.

Quando ir à Praia do Rosa?

Assim como acontece em boa parte do litoral brasileiro, a alta temporada na Praia do Rosa começa em dezembro e vai até o carnaval. Sendo assim, os meses de verão são os melhores para quem quer curtir o agito das praias, esportes aquáticos e o calor, além de muitas festas e badalação.

Inclusive, o Réveillon é um dos eventos mais aguardados do ano, com pelo menos 3 dias de festas que atraem, principalmente, os amantes da música eletrônica.

Entretanto, para aqueles que querem aproveitar a praia com um pouco mais de tranquilidade, temperaturas agradáveis e preços mais baixos, a temporada de março a abril pode ser bem interessante.

Já entre os meses de maio e novembro, a Praia do Rosa se transforma. Isso porque, o local se torna praticamente um destino de montanha, com temperaturas mais baixas, pousadas com lareiras e ambientes muito aconchegantes.

Nada impede os visitantes de conhecerem a região dessa forma, principalmente se quiserem aproveitar para participar da observação das baleias francas. 

O que fazer na Praia do Rosa

A Praia do Rosa é um lugar incrível para conhecer o ano inteiro, com diversas opções de lazer para curtir e aproveitar os dias de descanso. Sendo assim, confira abaixo nossas sugestões:

  • Curtir o agito da Rosa Sul

A parte Sul da Praia do Rosa é a mais agitada, com bastante movimento, gente jovem, azaração e barzinhos. Então, além de aproveitar o mar delicioso, o visitante ainda pode fazer aulas de surf, curtir a vibe descolada e apreciar a beleza local. No final da tarde, pode ainda aproveitar para caminhar pelas pedras.

  • Apreciar a tranquilidade da Rosa Norte

A Rosa Norte é mais tranquila, mesmo em alta temporada, sendo ideal para quem quer relaxar e curtir o contato com a natureza. Também é muito procurada por surfistas e pessoas que querem aproveitar algumas das piscinas naturais.

  • Trilhas

São muitas trilhas para explorar pela região da Praia do Rosa, sendo que a mais famosa é a que liga a Rosa Norte com a Praia Vermelha. O caminho é bem sinalizado e estruturado, sendo que o destino final é um verdadeiro paraíso, bastante isolado e bem preservado. A trilha é considerada de nível médio, levando cerca de 45 minutos. Inclusive, logo no começo há uma bifurcação que leva o turista à piscina natural do Rosa e com certeza é uma ótima pedida.

Se chegar na Praia Vermelha com fôlego, ainda pode partir pela trilha para a Praia do Ouvidor, que possui um trajeto mais plano e tranquilo, levando cerca de uma hora.

Por fim, a Trilha da Caranha é outra opção que merece destaque, ligando a Praia do Ouvir até a Praia da Barra e da Ferrugem por paisagens incríveis. Como cerca de 1,8 km de extensão, ela possui nível moderado de dificuldade, levando cerca de 1h30 para percorrer o trajeto.

  • Praia do Luz

A Praia do Luz pode ser acessada tanto de carro quanto pela trilha do Rosa Sul, sendo um verdadeiro paraíso. Com muita areia, o local forma praticamente uma duna, sendo o encontro da praia com a lagoa de Ibiraquera. O local é realmente incrível e com certeza merece sua visita, sendo uma ótima pedida para se banhar na lagoa, assim como praticar esportes.

  • Visitar outras praias próximas

Além de conhecer a Praia do Rosa, existem outras opções para explorar na região e você pode tirar um dia para isso. As principais são a Praia Vermelha e Praia do Luz. Com certeza sua viagem será ainda mais completa com sua visita.

  • Centrinho do Rosa

Por fim, não deixe de passear pelo centrinho do Rosa, um local bastante charmoso, cheio de lojinhas de artesanato, restaurantes, bares, cafés, roupas, etc. O comércio é bem variado e a região é bastante aconchegante. Temos certeza que você irá se encantar e até mesmo levar uma lembrancinha para casa e ajudar os pequenos empreendedores locais.

Conheça também Lagoinha do Leste em Florianópolis.

Onde ficar na Praia do Rosa?

Ainda que seja uma vila pequena, ainda assim, as distâncias percorridas a pé podem ser consideradas extensas. Sendo assim, caso esteja sem carro, o recomendado é optar por hotéis e pousadas mais centrais, perto da Avenida Porto Novo. Afinal, aqui terá fácil acesso a variadas opções de restaurantes, bares, lojas e, claro à praia.

Além disso, mesmo se estiver de carro na alta temporada, as chances de não ter vaga para estacionar o carro no centro são altas e, por isso, as hospedagens centrais continuam sendo as melhores pedidas. Confira abaixo as principais:

  • Haleakala Hostel e Pousada: esse é um hostel localizado no centro da vila, oferecendo estrutura completa, cozinha compartilhada e bar. Além disso, conta com dormitórios, suítes privativas e café da manhã à parte.
  • Vivenda do Rosa: sinônimo de conforto, o valor da diária é um verdadeiro investimento. Afinal, a localização é excelente, bem próxima do centro, com instalações modernas, aconchegantes, piscina aquecida e café da manhã incluso.
  • Solar Mirador Exclusive Resort e Spa: a infraestrutura local é de alto nível e está de frente para a praia, oferecendo muito luxo e exclusividade. Os principais destaques são os serviços de massagem e spa, aulas de yoga e meditação, sala de leitura, jacuzzi, bar, restaurante, etc.

Onde comer na Praia do Rosa

A gastronomia da Praia do Rosa é bastante variada, atendendo a todos os gostos e perfis de turistas, com opções simples até às mais elaboradas, com restaurantes renomados e comandados por chefs famosos. Sendo assim, conheça algumas alternativas interessantes:

  • Bistrô da Peda da Vigia: Essa é uma ótima opção de restaurante, super aconchegante e romântico, sendo ideal para casais e momentos mais intimistas. Sua iluminação é mais baixa, com decoração rústica e charmosa. Os pratos envolvem deliciosos frutos do mar, além de contar com opções de massas, risotos, vegetarianos e veganos.
  • Beleza Pura: Esse é um quiosque bem de frente para a praia, sendo ideal para um almoço ou lanche de fim de tarde. Localizado no Rosa Sul, os pratos são deliciosos e variados.
  • Lola Resto Bar: Por fim, essa alternativa também é mais rústica, mas conta com um cardápio bem variado. Localizado no meio da rua principal do centrinho, o atrativo principal é a pizza, feita no tradicional forno à lenha.

Então, agora que você sabe mais sobre a Praia do Rosa, já pode dar início ao seu planejamento de viagem, considerando a forma de transporte, quantidade de dias, valores, etc.

Dessa forma, temos certeza que você irá aproveitar seus dias com mais tranquilidade, sem preocupações e estresses de última hora, garantindo assim, a melhor experiência de viagem, esteja você sozinho, com amigos, em casal ou família.

Você também pode gostar...