Brasil Nordeste Pernambuco Recife

O que fazer em Recife: confira dicas para seu roteiro

Saber o que fazer em Recife não é uma tarefa fácil. Existem muitas praias maravilhosas, muita história para conhecer, uma cultura fenomenal e uma população muito acolhedora. A capital de Pernambuco oferece ao turista uma gama de atrações e diversão para todo tipo de pessoa.

Nesse artigo, passaremos as principais atrações que o turista pode desfrutar durante sua estadia na capital, conhecendo pontos marcantes e também tendo contado com muita natureza. Fique com a gente e confira excelentes dicas para montar seu roteiro.

Quando ir para Recife?

A data correta para ir para Recife não existe. A cidade recebe turistas o ano todo, com atrações que perduram por todos os meses. Entretanto, no verão, é onde um grande número de turistas aparece para conhecer essa linda cidade. O calor é intenso e as chuvas são bem escassas.

Outra época bastante agitada na cidade, é no carnaval. Na época do carnaval, praticamente tudo fica lotado e é difícil você aproveitar algo com mais calma. Porém, muitas pessoas gostam disso e aproveitam para aproveitar ainda mais os festejos.

Um época para encontrar tudo mais barato e mais vazio, são os meses de setembro e outubro. A cidade está mais vazia por ser baixa temporada e os preços são mais atraentes, principalmente em relação a voos.

Quantos dicas ficar em Recife?

Para quem está fazendo uma viagem bastante tranquila e sem muita pressa, recomendamos ao menos 3 dias para visitar todas as principais atrações de Recife. A distância entre os pontos turísticos são bem curtas, entretanto, o trânsito na cidade é considerado caótico.

Portanto, planeje-se e confira a disponibilidade de dias que você tem para a viagem. Sobretudo, para quem vai passar apenas um dia no local, é valido fazer um bom planejamento e ponderar o que quer visitar.

O que fazer em Recife: monte seu roteiro

Com inúmeras atrações, pontos turísticos e bons passeios para realizar, Recife consegue cativar bastante o turista e traz boas recordações nas viagens. A seguir, passaremos uma lista bem completa de bons passeios para você realizar na capital de Pernambuco.

1) Centro de Artesanato de Pernambuco

Excelente local para você comprar lembranças da sua viagem. O local dispõe de diversas barracas vendendo itens típicos da cidade, com muitos artesãos espalhados por todos os lados.

Sobretudo, o local por dentro oferece ótima infraestrutura, bem climatizado e espaçoso. Isso faz você ficar bastante confortável e conhecer o local da melhor forma, fugindo um pouco do calor tradicional da cidade.

2) Rua Bom Jesus

Uma rua bastante conhecida em Recife, traz diversas construções históricas, com excelentes arquiteturas. Nessa mesma rua acontece a Feira de Bom Jesus, no qual movimenta bastante a região, trazendo diversas barracas de decorações e gastronomia local.

Passando pela rua, você vai encontrar diversas quadros e grafites, representando um pouco da insatisfação de alguns moradores locais, buscando maior representatividade e segurança.

Rua Bom Jesus em Recife

3) Marco Zero

O Marco Zero significa o ponto de início da cidade de Recife. É a partir dele que todas as distâncias das rodovias o estado são calculadas.

Ele está localizado na Praça Barão do Rio Branco, no Recife Antigo. No local é possível observar o letreiro da cidade e as rosas do vento desenhadas no chão, simbolizando o marco zero.

É um local perfeito para fotos!

Marco Zero em Recife

4) Cais do Sertão

Focado na cultura nordestina, o espaço conta com obras bem interessantes, também podendo contar com exposições temporárias. O artista Luiz Gonzaga é um dos precursores em obras no local.

As obras são divididas em sete núcleos, que visam exemplificar a vida dos sertanejos. O Museu Cais do Sertão fica localizado na Avenida Alfredo Lisboa.

5) Paço do Frevo

Local feito para espalhar a cultura do frevo, através de muito estudo, aulas e demonstrações. Fica localizado em frente a Praça do Arsenal e oferece até mesmo aulas gratuitas de frevos, em determinados dias da semana.

Faz parte da cultura pernambucana e vale muito a pena o passeio. Dentro do local, você encontra diversas informações sobre a história da dança.

Paço do Frevo

6) Embaixada dos bonecos gigantes

Um dos locais mais visitados de Recife, a embaixada de bonecos gigantes tem esse nome porque guarda diversas peças já utilizadas em carnavais passados.

Fica localizado na Rua do Bom Jesus, e guarda muita história da cultura local.

Os bonecos sempre remetem a pessoas conhecidas do Brasil e do mundo, como Pelé, Rita Lee, entre outros. Porém, é importante programar-se para chegar cedo ao local. Em determinados dias, é comum lotar de turistas em certos horários.

7) Paço da Alfândega

Localizado as margens do rio Capibaribe, funciona atualmente como centro comercial da cidade. Entretanto, sua história começou a muitos anos atrás, sendo o posto alfandegário do Brasil Imperial de maior importância.

Vale muito a pena conhecer e comprar alguma lembrança de sua viagem. Sobretudo, os moradores da cidade frequentam muito o local para comprar e vender suas coisas.

8) Igreja da Madre de Deus

Igreja tombada em 1938, é uma das mais antigas de Recife e está muito bem conservada. Ela é uma igreja barroca do século 17, com uma arquitetura incrível.

É possível conhecer a igreja por dentro, em uma visita que vale muito a pena. Os detalhes são incríveis e chamam muito a atenção. Ela fica localizada na Rua Madre de Deus, número 400.

9) Capela Dourada

Um local bastante luxuoso e que guarda detalhes incríveis. Seu interior é todo banhado a ouro e tem excelentes quadros pelas paredes. O local foi construído com o apoio da elite dos tempos antigos, por isso esse luxo e grande poder aquisitivo demonstrado.

Ela fica localizada na Forte das Cinco Pontas e funciona de segunda a sexta, nos horários comerciais. Não é necessário pagar para visitar o local!

10) Praia da Boa Viagem

A principal praia urbana da cidade, o local é bastante bonito e conta com um mar bem agitado. Entretanto, não existem grandes atrações durante a orla, por isso, é bom se acostumar com algumas barracas que permanecem por lá.

Sobretudo, destacamos que é bom evitar o banho de mar nessa praia. Existe um grande risco de ataque de tubarões na região, sendo inclusive, bem frequente.

11) Rua da Moeda

A Rua da Moeda é conhecida por ser uma das ruas mais badaladas de Recife. O local conta com inúmeros bares e restaurantes que agitam a vida noturna da cidade. A maioria dos locais também funcionam a noite, trazendo um experiência bastante interessante para o turista.

Vale a pena almoçar ou curtir uma noite em algum barzinho por lá.

O que fazer em Recife: rua da moeda

12) Oficina Brennand

Um museu bastante diferente dos tradicionais, a Oficina Brennand homenageia o artista Francisco Brennand. O local conta com diversas obras, dos estilos mais variados possíveis.

Você pode encontrar cerâmicas, pinturas, esculturas, entre outras coisas. Um dos pontos principais do local são as áreas verdes com as obras espalhadas, formando um lindo espetáculo.

Oficina Brennand em Recife

O que fazer em Recife à noite

A vida noturna em Recife acontece, principalmente, no Recife Antigo. Na rua da Moeda e em suas proximidades, é muito comum encontrar diversos bares para desfrutar um pouco da calmaria da cidade. Os bares, em sua maioria, ficam todos na calçada e são bem simples.

Servem petiscos, pratos e muitas bebidas. Entretanto, também há outras opções de passeios mais caras para você aproveitar a noite, como shoppings, cinemas e outros restaurantes.

A maioria desses bares oferecem comidas típicas da região e contam com shows ao vivo para alegrar ainda mais.

Onde comer em Recife

Com restaurantes para todos os gostos, diversidade de preços e estilos, comer bem em Recife é uma obrigação para o turista. A seguir, deixaremos algumas opções para você conhecer:

  • Restaurante Parraxaxá: restaurante com algumas unidades espalhadas pela cidade, serve a comida típica nordestina, envolvendo doces e salgados. Tem uma excelente infraestrutura e consegue atender muito bem o turista.
  • Restaurante Leite: considerado um dos mais antigos do Brasil, o restaurante conta com um cardápio repleto de frutos do mar e doces típicos da culinária pernambucana.
  • Bodega de Veio: excelente opção de barzinho para desfrutar na cidade. São servidos petiscos, bebidas e bons pratos. Tudo fica na calçada e tem um ar bastante simples.

Onde se hospedar em Recife

Uma dica muito importante envolvendo a hospedagem em Recife, envolve sua localização. É crucial você estar bem localizado para evitar perder tempo com longos deslocamentos. A seguir, passaremos algumas hospedagens recomendadas para você:

  • Mar Hotel Conventions: excelente opção, localizado na praia de Boa Viagem, consegue atender muito bem o turista e tem um preço justo. Oferece café da manhã e tem excelente infraestrutura.
  • Zili Pernambuco: com um estilo hotel-pousada, oferece opções bem interessantes para o turista. Contém quartos privativos, compartilhados e até mesmo área de camping. Vale super a pena e tem um preço bem em conta.
  • Park Hotel: bem próximo da Praça Boa Viagem, o Park Hotel conta com ótimas acomodações, muito próximo da praia e dos principais pontos da cidade, como aeroporto e mercados. Seus quartos contém vista para o mar.

Você também pode gostar...