Um dos pontos turísticos mais visitados do Espírito Santo, o Convento da Penha é um marco religioso bastante importante para a região. Além de toda sua parte religiosa, sua localidade no alto de um morro, proporciona uma vista privilegiada e muito bela da cidade de Vila Velha.

Nessa publicação passaremos informações pertinentes sobre o Convento da Nossa Senhora da Penha e sobre sua grandiosa história. Vale lembrar que, a visita no local independe da sua questão religiosa, pois a beleza e a localidade que ele se encontra é de tirar o fôlego.

Convento da Penha no Espírito Santo

História do Convento da Penha

O Convento da Penha é considerado um dos mais antigos do Brasil, sendo construído no ano de 1558 pelo Frei Pedro Palácios. Com o passar dos anos, a arquitetura do convento foi sofrendo diversas modificações até chegar no que é atualmente. Com cerca de 632 mil metros quadrados, a área do santuário guarda muitas histórias e fé.

Sala dos Milagres

Dentro do espaço, podemos encontrar também a Sala dos Milagres onde diversos devotos fazem os famosos pagamentos de promessas, com diversas ofertas que são depositadas aos pés da Virgem da Penha.

Campinho

A região do Campinho é onde ocorre as principais missas nos dias de festa e pode-se ter uma vista privilegiada de todo o convento. Em dias normais, o Campinho serve como espaço de estacionamento.

Conheça também sobre Lagoinha do Leste em Florianópolis.

Gruta do Frei Pedro Palácios

Fazendo parte do conjunto do Convento da Penha, existe também a Gruta do Frei Pedro Palácios, no qual há uma história por trás de sua construção. A história diz que Frei Pedro Palácios desapareceu por 3 dias e foi encontrado nessa região, no sopé da montanha, onde foi construído a gruta.

Gruta do Frei Pedro Palácios

Curiosidades do local

Uma curiosidade bastante escutada sobre a construção do Convento da Penha no local, é a partir do desaparecimento do painel da Virgem da capela de São Francisco, se repetindo por 3 vezes seguidas.

Sendo assim, Frei Palácios foi a procura do painel e a encontrou as 3 vezes no mesmo lugar, no alto da montanha. Com isso, ele chegou à conclusão que a Nossa Senhora da Penha queria uma capela naquele local, iniciando a construção então.

Outro fato sobre a época da construção foi sobre o aparecimento de uma fonte, que apareceu no alto do penhasco, ajudando bastante na construção do convento. Diz a lenda que, após o término das obras, essa fonte secou.

Fé e esperança

Para quem acredita na Nossa Senhora da Penha e é bastante religioso, o passeio vale muito a pena e agrega bastante conhecimento e fé. Com lindas imagens pelo convento, o devoto pode observar obras e histórias que jamais viu.

Além disso, o passeio é muito interessante e bonito, por estar localizado em um local privilegiado e de muita natureza.

Convento Nossa Senhora da Penha

Como chegar e onde fica o Convento da Penha?

A localização do Convento da Penha fica na Rua Vasco Coutinho, em Vila Velha. O que a maioria dos turistas e devotos fazem é chegar até próximo do local de táxi ou carro e, após isso, ir a pé ou de van até o topo do morro.

A localidade do Convento da Penha é bastante privilegiada, ficando em cima de um morro, trazendo consigo uma vista espetacular de toda a região. A mata atlântica que cerca o local serve como sombra e tranquilidade para a caminhada até o topo do morro, para chegar no convento.

O passeio a pé é recheado de natureza e de uma vista bastante bonita, mas não pode ser realizado por pessoas mais velhas, devido ao esforço. Aos finais de semana é permitido apenas o acesso de van até o final do morro.

Em feriados e finais de semana o fluxo de pessoas aumenta, podendo encher os estacionamentos perto e proporcionar mais fluxo de veículos pela região.

Informações sobre o Convento da Penha

O Convento da Penha contém um portão de acesso que fica aberto em diferentes horários durante a semana. Em domingos, a abertura ocorre às 4h15 e fecha às 16h45. Já entre segunda e sábado, o funcionamento ocorre das 5h15 até às 16h45.

O horário das missas também são tabelados e variam dependendo os dias. É bastante importante consultar o site do local para maiores informações de missas e confissões.

O site do Convento da Penha no Espírito Santo pode ser acessado aqui. Para entrar no local não é necessário o pagamento de nenhuma taxa.

Vale destacar que, no mês de abril é comemorado a Festa da Penha, padroeira do Espírito Santo. A festa geralmente começa alguns dias antes e acaba no dia 20 de abril, dia de Nossa Senhora da Penha.

Vista do Convento da Penha

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *