Uma cidade com uma simpatia enorme e muita natureza, é assim que Gonçalves em Minas Gerais ganha a fama de seus turistas. Localizada no sul de Minas e bem próxima do estado de São Paulo, o local é bastante visitado para quem quer um pouco de tranquilidade e contato com a natureza.

Repleto de cachoeiras e áreas verdes, a cidade conta com muitas atrações na zona rural, além de uma culinária mineira muito boa. Fique conosco e acompanhe as melhores dicas de o que fazer em Gonçalves durante sua estadia.

Gonçalves em Minas Gerais

Como chegar em Gonçalves

A cidade de Gonçalves fica localizada a 490 km de Belo Horizonte e a 190 km de São Paulo. Por estar localizada no sul de Minas Gerais, o local atraí a maioria dos turistas pelo lado paulista. Com estradas bem sinalizadas, o trajeto tem tudo para ser bem tranquilo.

Vale lembrar que, as estradas para as pousadas geralmente ficam em zonas rurais e são de estradas de terras. É importante a comunicação exata entra o turista e a pousada para evitar caminhos errados.

A seguir, deixaremos um mapa do trajeto de São Paulo até Gonçalves e um de Belo Horizonte até Gonçalves. Vale lembrar que a cidade contém cerca de 4 mil habitantes, trazendo um certo espanto em quem vem de cidades bem maiores.

O quer fazer em Gonçalves

A seguir, falaremos um pouco das atividades para se realizar na cidade de Gonçalves durante sua estadia. As atrações envolvem bastante a natureza como porta principal em quase tudo.

Vale a pena ficar ligado e não perder nenhuma dica, para então, aproveitar tudo o que a cidade tem de melhor para oferecer.

Conheça também sobre a Ilha da Madeira em Portugual.

Cachoeiras em Gonçalves

Gonçalves é uma cidade recheada de cachoeiras e ótimas vistas, citaremos a seguir algumas delas que é quase que uma obrigação o turista conhecer.

Cachoeiras em Gonçalves

Cachoeira do Retiro

Uma das maiores cachoeiras da cidade, a Cachoeira do Retiro fica bem próxima da cidade. Sua entrada fica localizada na frente da Pousada Encontro das Águas.

Cachoeira das 7 Quedas

Com bons poços para banhos, a Cachoeira das 7 Quedas é formada pelo rio Capivari. Existe um quiosque que organiza a entradas dos turistas, o preço cobrado é de 5 reais. A cachoeira é bem bonita e é composta por diversas quedas.

Cachoeira das Bromélias

Com uma trilha bem tranquila, a Cachoeira das Bromélias é um lugar bastante bonito e vai além de sua cachoeira. Com um caminho todo recheado de bromélias e diversos animais, o local é muito recomendado para visitar. Vale lembrar que, é apenas possível o acesso através do Mantiqueira Ecoturismo.

Trilhas em Gonçalves

Com muitas matas, diversos picos e muitas montanhas, realizar trilhas em Gonçalves é uma opção muito recomendada. Vale a pena encontrar disposição e realizar o máximo de trilhas que conseguir. A seguir, citaremos algumas que recomendamos.

Trilhas em Gonçalves

Pedra do Forno

Um dos locais mais altos de Gonçalves, a trilha para a Pedra do Forno começa a partir do Restaurante Zé do Ovídeo, em direção ao bairro de São Sebastião. A trilha contém cerca de 2 km e é considerada de nível médio.

Mirante do Serrano

Localizado na estrada para São Bento do Sapucaí, o Mirante do Serrano contém uma vista espetacular de toda a região. É possível visualizar até a cidade de Campos do Jordão.

Pedra do Cruzeiro

Atravessando pastagens e pequenas matas, a trilha para a Pedra do Cruzeiro é considerada de nível médio e leva a um pico de 1125 metros de altitude.

Passeios em meio a natureza

Os passeios em Gonçalves em Minas Gerais são recheados de contato com a natureza e muita tranquilidade. Por ser uma cidade do interior de Minas Gerais, já é normal esse contato direto com a natureza, trilhas, cachoeiras e muitos animais.

Para quem vive em grandes capitais, esse contato fica mais difícil e o interior pode ser essa fuga do cotidiano. Gonçalves consegue satisfazer quem procura relaxar em suas ótimas pousadas e, quem procura se aventurar nas trilhas e nas cachoeiras na zona rural da cidade.

No calor, o lugar fica perfeito para bons mergulhos e ótimas fotos em meio as matas fechadas.

Gonçalves

Zona rural

Com uma população bem pequena, a cidade de Gonçalves foca suas atividades na sua zona rural. A economia da cidade se baseia na agricultura e no turismo rural. Conhecer essa região vale muito a pena, ver um pouco da cultura, a generosa hospitalidade e o carisma, é de impressionar.

As casas pela zona rural são bem simples e em sua grande maioria, contam com fogão a lenha e uma boa área de lazer. Pegue seu carro e vá passear por esses locais, vale bastante a pena.

Onde se hospedar em Gonçalves

Com excelentes vistas das mais diversas pousadas da cidade, a pergunta de onde se hospedar em Gonçalves pode ser respondida de maneira bem tranquila, devido ao enorme número de pousadas pela região.

A maioria delas ficam localizadas na zona rural da cidade e contam com ótimas infraestruturas e quartos muito bem organizados. Vale a pena reservar sua hospedagem de maneira antecipada e comunicar sobre possíveis dúvidas de trajeto.

A seguir, falaremos sobre algumas pousadas recomendadas da região, que sem dúvidas, não deixarão o turista decepcionado.

  • Pousada Villa Catarina: bem mais próximo do centro de Gonçalves, a pousada contém chalés com ótimas vistas e muita natureza ao seu redor. As lareiras estão presentes nos quartos e o café da manhã é bastante caprichado.
  • Pousada O Montanhês: rodeada de muita natureza, a pousada é uma das mais famosas de Gonçalves. Os quartos são bem organizados e excelentes para casais. Sua localização fica a 9 km do centro da cidade.
  • Pousada Bicho do Mato: localizado cerca de 7 km do centro de Gonçalves, a pousada conta com bons quartos e excelentes lareiras. Além disso, a área de lazer conta com sauna e piscina coberta, sendo um grande diferencial.

Gonçalves e a beleza do sul de Minas Gerais

Como sabemos, o sul de Minas Gerais é recheio de pequenas cidades e muita natureza. Com lindas paisagens, montanhas, cachoeiras e muitas aventura, a região é um dos pontos prediletos dos turistas da região Sudeste.

Com Gonçalves não é diferente. A cidade contém grandes montanhas, uma população acolhedora e uma zona rural bastante bonita. Seus passeios, trilhas e as diversas cachoeiras, cativam o turista e tornam o lugar um dos principais pontos turísticos da região.

Um ponto a se destacar é em relação as grandes tradições mantidas na cidade, como igrejas antigas, comidas feitas no fogão a lenha, os famosos alambiques, entre outras coisas. A tradição mineira é bastante evidente e está no dia a dia da cidade até hoje.

Onde comer em Gonçalves

A tradicional comida mineira toma conta da cidade, nos mais diversos restaurantes. A maioria deles servem comidas feitas em fogão a lenha, tudo de maneira simples e bem caprichada. Alertamos aos turistas sobre o uso de cartões, há diversos locais que aceitam apenas dinheiro.

Restaurantes em Gonçalves

Os restaurantes na zona rural quase sempre são comandados pelos próprios donos das propriedades, cuidados em família e com um atendimento bastante especial. A seguir, falaremos sobre alguns restaurantes localizados, tanto no centro da cidade, como na zona rural. Vale a pena conferir e ficar atento para uma possível visita.

  • Quintal da Bel: um dos mais movimentados da cidade, o Quintal da Bel também serve café no período da tarde. O lugar serve desde massas até risotos. Tudo muito caprichado e gostoso.
  • Detrás da Matriz: o próprio nome já diz onde ele fica localizado. Com uma comida muito saborosa e mineira, o lugar também funciona no período da tarde como café. O funcionamento é de quinta a domingo.
  • Geminus Gastroart: localizado na zona rural da cidade, o restaurante fica bem próximo da Cachoeira do Simão. Comandado por dois irmãos, o lugar é bastante aconchegante e serve diversos pratos. Os preços no local são um pouco salgados.
  • Juá de Capote: o restaurante Juá de Capote abre apenas aos finais de semana e fica localizado na zona rural da cidade. É recomendado reservar mesa na alta temporada, pois o lugar é bem frequentado. Os pratos servidos são todos relacionados a comida mineira.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *