Brasil Itaipava Rio de Janeiro Sudeste

Itaipava RJ: roteiro, passeios e hospedagens

Itaipava fica localizada na região serrana do Rio de Janeiro, sendo atualmente um local de muita procura por turistas e contendo excelentes atrações para aproveitar. A região dispõe de muito contato com a natureza, boas hospedagens e excelentes restaurantes.

É muito comum encontrar casais apaixonados passando finais de semana na cidade. Não deixe de conferir um conteúdo completo de Itaipava RJ em nosso artigo.

Como chegar e onde fica Itaipava RJ

Localizado cerca de 1h30 minutos do Rio de Janeiro, Itaipava na verdade é um distrito da cidade de Petrópolis. Para você ter uma noção, o tempo do centro de Itaipava até o centro de Petrópolis é de 30 minutos.

Para quem vem do Rio de Janeiro, que é o que acontece na maioria dos casos, basta você seguir pela BR-040 e passar reto a entrada para Petrópolis.

A estada é bastante movimentada e vale a pena ficar atento a radares e placas, pois você pode acabar se perdendo. Sobretudo, a vista que a estrada proporciona já uma porta de entrada para o que você vai entrar em Itaipava RJ.

Como circular em Itaipava

Para quem desejar circular em Itaipava durante a sua viagem, a principal recomendação é com um carro alugado ou carro próprio, se possível.

A cidade conta com uma boa infraestrutura de transporte público, entretanto, o carro traz muito mais comodidade e facilidade de visitar os pontos turísticos a hora que quiser. Além disso, a maioria deles conta com estacionamento.

O que fazer em Itaipava: conheça 9 dicas

Com diversos passeios ao livre, opções de compras e bons restaurantes, Itaipava RJ atraí turistas de todas as idades, principalmente para passar bons finais de semana.

Confira a seguir 9 dicas de o que fazer em Itaipava, envolvendo muita natureza, comida e tranquilidade.

Castelo de Itaipava

Considerado um dos principais passeios da cidade, o castelo foi erguido na década de 20 por um barão, responsável por trazer 20 famílias europeias para sua construção. Além disso, muitos dos materiais utilizados são estrangeiros, vindo de países como Áustria, Itália, Portugal, França e Inglaterra, como o mármore de carrara do piso, pedras, vitrais, etc.

Ele é o único castelo com estilo medieval da América Latina, sendo também uma das casas de festas mais famosas e renomadas do Rio de Janeiro, recebendo, inclusive, aniversários e casamentos de famosos. No entanto, para quem quer conhecer o local, não é necessário aguardar um convite, visto que ele é aberto ao público. Agora, se quiser uma experiência completa, ele ainda funciona como hotel e bistrô, oferecendo total aconchego para seus visitantes.

Lojas do centro da cidade

O centrinho de Itaipava é um verdadeiro charme, recheado de lojinhas e pequenos shoppings. Contudo, ao contrário do que pode se pensar, aqui você não vai encontrar somente opções de lembrancinhas e artesanato, mas também muitas marcas conhecidas, presentes até mesmo nos shoppings das grandes capitais. Sendo assim, a variedade de comércio é excelente, com opções para os mais variados gostos.

O shopping mais frequentado é o Itaipava Shopping, que abriga o restaurante Bordeaux, que está sempre movimentado, além de contar com boas lojas de roupas. Além disso, o Shopping Vilarejo também é bem interessante, com lojas variadas e bons restaurantes. Por fim, o Tarrafas é onde está o “teto” de guarda-sóis coloridos e perfeito para tirar fotos incríveis.

Vale lembrar ainda que o centrinho de Itaipava está localizado num trecho da Estrada União Indústria, que é a maior da cidade, hora parecendo rua e hora sendo uma verdadeira estrada.

Mirante da estrada Itaipava-Teresópolis

Um lugar bastante especial e muito procurado, o Mirante na estrada entre Itaipava e Teresópolis traz uma vista incrível. Você consegue ver o pôr do sol perfeitamente e tirar boas fotos.

O local fica cerca de 30 minutos do centro de Itaipava e há espaço para estacionamento.

Feirinha de Itaipava

Localizada na BR-040, a Feirinha de Itaipava é um dos locais que os turistas mais frequentam na cidade. Funciona durante os feriados e finais de semana, com diversas opções de lojas e vestimentas.

O espaço é bem amplo e as lojas impressionam pela enorme qualidade. As lojas contêm provadores e uma boa infraestrutura, sendo muito recomendada para quem gosta de comprar roupas.

Diferente das feirinhas tradicionais, o espaço é bem organizado e movimenta muito o turismo da região.

Trilha para a Pedra de Itaipava

Um dos locais mais altos da cidade e também muito bonito, a trilha para a Pedra de Itaipava é uma atração muito praticada pelos turistas. Ela está a cerca de 1370 metros acima do nível do mar, trazendo uma visão completa de toda a região.

A trilha tem cerca de 4 quilômetros, contando ida e volta, e é considerada de nível médio. Deixamos o alerta para sempre levar bastante água, protetor solar e, se possível, chapéus.

Toda a trilha é descampada e você não encontrará sombras.

Em relação a guia, sempre recomendamos procurar um na cidade, para que o passeio seja completo e com maior segurança. O valor fica em torno de 80 reais por pessoa.

Entretanto, muitos turistas fazem o passeio sem guia, pois o lugar é tranquilo e bem prático. Para chegar até o local, a estrada é asfaltada e de fácil acesso. Entretanto, não há infraestrutura como banheiros ou comércio no local.

Cachoeira da Macumba

Localizada entre Itaipava e Teresópolis, ela também é conhecida como Cachoeira do 13 e seu nome está relacionado à localização (com acesso no km 13 da BR 495) e ao fato de ser muito procurada para oferendas. Esse com certeza é um passeio imperdível para os amantes da natureza, sendo de fácil e rápido acesso, e para toda a família. A trilha possui apenas cerca de 300 metros e mesmo para sedentários, em no máximo 15 minutos você chega até a cachoeira.

Vale lembrar que alguns trechos são de escada natural, mas não é nada muito complicado. Para chegar até lá, é possível pegar um ônibus ou ir de carro, sendo que a entrada não é sinalizada, mas está em um ponto bem acentuado à direita da estrada no km 13, sentido Teresópolis, ao lado de uma ponte branca. A boa notícia é que é possível estacionar o carro e durante os finais de semana a região fica bem movimentada, o que facilita o encontro.

Com 35 metros de altura a cachoeira encanta, possuindo três níveis de acesso. Nos dois mais baixos, os poços são melhores para banho, sendo que no mais alto é possível tirar foto na chamada “janela do céu”, muito parecida com a de Ibitipoca, em Minas Gerais. Contudo, é importante ficar atento e não se aventurar muito para a beirada. Não há necessidade de contratar um guia, sendo possível também praticar rapel.

Conecta Orgânica

Com ambiente bastante acolhedor, o espaço do Conecta Orgânica oferece oficinas, palestras, apresentações musicais, lojas e um restaurante vegano para seus visitantes. O local é envolto por natureza preservada, com vista para os vales e montanhas da região, além de realizar terapias holísticas, cursos e eventos especiais.

Caminhar no Parque Municipal

Esse é um dos passeios mais procurados em Itaipava, especialmente por famílias, sendo bastante tranquilo e relaxante. Com ampla área verde, recheado de árvores, o local é ideal para fazer uma boa caminhada, andar de bicicleta e até mesmo fazer piqueniques.

Contudo, vale lembrar que por ali não há muita estrutura, apenas com uma pequena cantina com algumas poucas opções. Sendo assim, nossa dica é levar lanchinhos, frutas picadas e bastante água para fazer seu próprio piquenique.

Visitar o Hortomercado

O Hortomercado funciona como um tipo de mercadão municipal, sendo aqui que os pequenos produtores da região se reúnem de sexta à domingo para vender seus produtos. Além disso, em frente ao galpão é realizada uma feirinha com diversos stands de artesãos.

Sendo assim, aqui você irá encontrar uma grande variedade de frutas, legumes e verduras, todos fresquinhos e de ótima qualidade. Você também irá encontrar outros produtos deliciosos, como biscoitos, mel, doces caseiros, queijos, carnes, flores, etc. O local ainda conta com um barzinho charmoso e perfeito para fazer uma boa refeição.

Conheça também Trindade RJ.

Onde se hospedar em Itaipava RJ

Ainda que seja pequena, Itaipava possui uma ótima oferta de hospedagem, com opções centrais, românticas, mais escondidas, em meio à natureza, etc. Nossa dica é que você faça o roteiro de viagem primeiro, pois dependendo do que for fazer e seu objetivo, pode ficar mais próximo do centro ou não. A boa notícia é que existem alternativas para todos os gostos e bolsos, mas de maneira geral, todas oferecem contato com a natureza e amplas áreas de lazer.

Vale lembrar que os hotéis mais econômicos ficam próximos do centrinho, enquanto os resorts e pousadas mais sofisticadas estão em áreas mais distantes e isoladas. Além disso, se quiser, pode optar por casas de temporada, com cozinha própria e maior liberdade, sendo ideal para grupos ou famílias. Confira abaixo algumas opções:

  • Hotel Granja Brasil Resort
  • Kastel Itaipava
  • Castelo de Itaipava Hotel
  • Pousada Albergo Del Leone
  • Pousada Tankamana
  • Pousada Parador Santarém

Onde comer em Itaipava RJ

É fato que comer bem em viagens é um dos principais prazeres dos viajantes, sendo que Itaipava atende muito bem essa demanda. Inclusive, o destino é um polo de restaurantes, bistrôs, cantinas e bares de alta qualidade.

O centrinho está recheado de boas opções para diferentes gostos e bolsos, mas existem opções mais afastadas e os próprios hotéis abrem seus restaurantes para visitantes. A maior parte é muito charmosa, com mesinhas na varanda ou ar livre. Confira:

  • Antonino Bistrô e Pizzeria
  • Bar do Horto
  • Nikko Sushi
  • Antonio
  • Rocky Garden Brew Café
  • Restaurante Bordeaux

Quantos dias ficar na cidade

Para um passeio completo em Itaipava RJ, recomendamos ao menos ficar por 3 dias. A cidade dispõe de diversos passeios e muitas atividades pela região, conseguindo completar de atividades todos os seus dias de viagem.

Como algumas atividades ficam na zona rural, como trilhas e cachoeiras, você acaba perdendo mais tempo e necessita de mais dias para conhecer tudo.

Em suma, é uma cidade bastante acolhedora e que te deixa muito a vontade para conhecer tudo. As atrações sempre estão recheadas de muita natureza e de vistas de tirar o fôlego.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.