Brasil Lagoinha do Leste Santa Catarina Sul

Lagoinha do Leste: como chegar, dicas e aventura

Para falar um pouco de Lagoinha do Leste, devemos falar sobre a imensidão da natureza desse local. Com uma praia muito bem conservada, com uma biodiversidade enorme e ótimas paisagens, essa praia intriga bastante o turista.

Localizada em Florianópolis, o local é bastante visitado por trilheiros e amantes da natureza, sendo seu acesso realizado por trilhas que necessitam de um bom preparo físico. Tudo no local chama a atenção e rende excelentes fotos.

Se você está pensando em o que fazer em Florianópolis, conheça Lagoinha do Leste, sem dúvidas você não irá se arrepender.

Lagoinha do Leste

Como chegar em Lagoinha do Leste

Para chegar até Lagoinha do Leste o turista pode encontrar 3 opções de trajeto. Para aqueles que preferem conforto e comodidade, existem passeios de barco até a praia, tudo feito de maneira segura e tranquila. Geralmente esses passeios ocorrem em grupos e com hora marcada para voltar.

As opções mais recomendadas e mais feitas para acessar o local, são as 2 trilhas na região. Falaremos sobre elas a seguir, as trilhas a partir da Praia de Pântano do Sul e a partir da Praia do Matadeiro.

Trilhas para Lagoinha do Leste

Trilha a partir da Praia de Pântano do Sul – Lagoinha do Leste

A trilha mais curta para Lagoinha do Leste é através dessa trilha. Em cerca de 1 hora você completa todo o percurso. Ela se inicia na praia de Pântano do Sul e o trajeto é basicamente uma longa subida, bem íngreme.

Durante a subida, existem no chão, pequenas escadas feitas pelos trilheiros que facilitam o trajeto. A mata fechada faz parte de todo o percurso, ajudando bastante na contenção do calor.

Trilha a partir da Praia do Mataleiro – Lagoinha do Leste

A trilha a partir da Praia do Mataleiro é o trajeto mais longo e mais bonito. O percurso dura em média de 2 horas e 30 minutos, dependendo bastante do preparo físico dos trilheiros.

A trilha oferece lindas paisagens para o mar e tem um aspecto mais aberto, em relação a outra trilha. No início da trilha, existem placas para ajudar o turista, mas posteriormente, o local é apenas demarcado no chão.

Com parte do trajeto em mata fechada e espinhosa, é bom ter bastante cuidado. Na parte alta, recomendamos algumas paradas para apreciar a paisagem e registrar boas fotos. Nessa parte alta a mata já não é mais fechada e a vegetação predominante são gramíneas.

A praia de Lagoinha do Leste

Após realizar as trilhas, seja qual preferir, você chegará na Praia de Lagoinha do Leste, um local incrível e de natureza exuberante. Com uma faixa de areia bastante extensa, bem branca e com um mar agitado, o local não permite brincadeiras em alto mar.

Recomendamos entrar no mar apenas quando ele estiver mais tranquilo ou, entre com bastante cuidado. As correntes de retorno da praia são grandes e podem causar acidentes.

Praia de Lagoinha do Leste

De modo geral, a praia é bem conservada e atraí em sua maioria, trilheiros e surfistas.

Leia também sobre a Ilha do Campeche em Florianópolis.

A lagoa do local

Próximo a praia, você vai encontrar uma lagoa, com águas calmas e muito mais quente que a do mar. No local, existem dunas de areia que rendem excelentes fotos.

Sua profundidade varia bastante, mas diversas regiões podemos ficar em pé com tranquilidade. Praticantes de stand up gostam bastante do lugar para praticar.

Superação física para realizar as trilhas

As trilhas para chegar até Lagoinha do Leste são consideradas de nível mediano, porém alguns trechos precisam de atenção. Para turistas ou visitantes sedentários ou que, não mantém uma certa prática frequente de atividades físicas, podem encontrar algumas dificuldades em alguns morros.

O trecho é um pouco longo, mas feito com calma e com o consumo de água, tudo se encaminha para o sucesso. As vistas que as trilhas proporcionam dão inspiração e mais fôlego para continuar fazendo o trajeto, ficando com um aspecto mais suave e aventureiro.

Beleza natural da Lagoinha do Leste

Para quem busca tranquilidade, paz e uma natureza quase que impecável, as trilhas para Lagoinha do Leste são de impressionar. Além disso, ao chegar na praia, você vai encontrar quase sempre ela vazia, com uma areia branca maravilhosa e muita biodiversidade.

Vista de Lagoinha do Leste

Vale a pena relaxar alguns minutos e admirar toda a paisagem ao seu redor, fazer valer a pena todo o esforço da trilha. Além disso, as produções de lindas fotos ocorrem com certa naturalidade, sem muito esforço, pois para qualquer lugar que você olhe, você verá uma paisagem para fotografar. Se você não sabe muito bem o que fazer em Florianópolis, conheça Lagoinha do Leste.

Morro da Coroa

Para quem tem um bom preparo físico e não tem medo de altura, recomendamos conhecer o Morro da Coroa, um lugar muito bonito e quase inexplorado.

Para chegar até o local, é necessário realizar uma trilha de cerca de 1 hora, com pedaços bem íngremes e perigosos. Ao chegar no topo do morro, você encontrará diversos locais para fotos e uma bela vista da Praia de Lagoinha do Leste.

Dicas gerais

As dicas gerais para os viajantes que querem conhecer a Lagoinha do Leste envolvem basicamente preparo físico e alguns equipamentos. Sabemos que, as trilhas até o local são em meio a mata e demandam muita resistência física durante todo o percurso.

Ao chegar na praia de Lagoinha do Leste, o local não conta com nenhuma infraestrutura e isso pode ser um problema. Evite levar muito peso nas mochilas e leve bastante água.

Em relação a equipamentos, recomendamos o uso de um tênis confortável e próprio para trilhas, pois o solo pode estar escorregadio e há muitas pedras pelo caminho. Não esqueça também de uma lanterna, caso algo dê errado.

Você também pode gostar...