Montanhismo em alta altitude: o guia completo

Há muito tempo correr tornou-se um hobby. Mas, você já deve ter percebido que ultimamente essa tendência tem sido encarada de forma mais séria. Isso porque, as pessoas estão buscando por mais qualidade de vida e bem estar. Seja para praticar montanhismo, trekking, caminhar ou correr. 

Paralelamente, as marcas não ficaram atrás, novos produtos para esta demanda foram criados e aperfeiçoados. Nota-se pela diversidade e tecnologia aplicada nos tênis de corrida, por exemplo. Seja em um tênis running de asfalto, ou tênis feito para trilhas

Logo, se avaliarmos essas duas questões notamos que a prática no geral, evoluiu para trazer uma melhor performance e conforto para os praticantes. Hoje, eu vou falar sobre uma das atividades desportivas que tem ganhado cada vez mais adeptos no trekking: o montanhismo. 

O que é o trekking?

Primeiramente, para contextualizar e trazer um pouco de conceito vou explicar o que é trekking. 

O Trekking é uma atividade desportiva que se fundamenta em ambientes naturais. Ou seja, a trilha, caminhada ou corrida acontece em locais onde se possa ter contato com a natureza. 

Logo, o montanhismo em alta atitude é considerado um tipo de trekking. 

O montanhismo e a corrida

A corrida nas montanhas atrai tanto os corredores de asfalto, profissionais e amadores, quanto, também, os praticantes de corrida em geral. E, não é difícil saber o motivo: quem não gosta de correr com belas paisagens e ar puro? 

Mas, lembre-se que essa prática requer preparo. Isso porque, o corredor pode encontrar muitos desafios durante a corrida. Desafios esses que podem ser um complicador para a atividade. Mesmo os mais assíduos praticantes de corrida no asfalto, não estão imunes dos obstáculos de correr nas montanhas de alta altitude.

Por isso, elaboramos este conteúdo para te dar algumas dicas sobre montanhismo para te ajudar a driblar essas dificuldades, e curtir sua corrida da melhor forma. Vamos lá!

Preparação do corpo

Antes de mais nada, tenha em mente que as dificuldades que você irá encontrar em uma corrida pela trilha serão diferentes do asfalto.

Isso porque, ao contrário do asfalto, que possui seu terreno plano e fluído, na corrida de trilha você encontrará os mais diversos obstáculos. Sejam galhos, troncos, buracos ou animais, por exemplo. 

De qualquer forma, isso fará com que os músculos do corpo precisem de uma preparação diferente.

Por isso, se você participar de uma corrida de montanhismo, antes da prática faça um aquecimento mais intenso e procure praticar em terrenos similares, como forma de adaptação do corpo. 

Vale, também, pegar a orientação de pessoas mais experientes no assunto que poderão te  dar conselhos valiosos para a corrida.

Controle da respiração

Outro ponto muito importante é o aspecto físico. Dado que em uma corrida, seja ela de asfalto ou montanha, a respiração pode ser um fator primordial para o seu desempenho.

No montanhismo, devido a própria altitude, a redução do oxigênio acaba dificultando a respiração, deixando-a ofegante. Sendo assim, esse é um desafio a mais para os corredores. 

Logo, a cadência e o ritmo de corrida são mais importantes neste caso.

Aqui a dica é para você começar com passos curtos e em um bom ritmo. Mas mesmo assim, se ao longo do trajeto, você se sentir ofegante, dê uma pausa para recuperar o fôlego.

No momento da recuperação esteja atento a sua postura. O mais comum das pessoas é curvar sua coluna ao buscar fôlego, entretanto, isso dificulta ainda mais a respiração. O ideal é manter a coluna ereta e ombros relaxados enquanto inspira e expira profundamente.

Alimentação saudável

Assim como em toda atividade física, a alimentação é fundamental para ter uma boa corrida. O, seu corpo precisa ter energia suficiente para gastar diante dos desafios que o espera. E isso vale para o pré e o pós corrida.

A minha primeira dica é para que dias antes da prática do montanhismo você comece a adaptar a alimentação a base de carboidratos. Isso porque, os carboidratos são fontes de energia muito úteis na hora da prática. Sendo assim, procure substituir alimentos a base de proteína e gordura por carboidratos.

Durante a corrida, mantenha o estoque de energia necessário para o seu corpo com produtos com alta absorção. Géis de carboidratos são uma ótima alternativa para este caso, por exemplo.

Para o pós corrida, além da ingestão de carboidratos, procure comer alimentos ricos em proteínas para uma melhor recuperação do corpo. 

Equipamentos

Muita gente me questiona sobre o que levar para subir montanha. E, essa é uma dúvida extremamente importante, já que durante a prática de montanhismo você só terá esses recursos para caso aconteça alguma coisa – além das pessoas que estarão com você, claro.

Bom, finalmente, vou destacar os principais equipamentos que podem te ajudar neste tipo de corrida:

  • Lanterna;
  • Bastão de caminhada;
  • Água ou mochila de hidratação;
  • Comida;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Kit acampamento;
  • Roupa adequada.

 

Vale ressaltar um ponto importante sobre o tópico de roupas adequadas, porque elas contam muito na hora da prática. Procure usar roupas específicas, com tecnologia própria para isso, como as meias de compressão para corrida, por exemplo. Além disso, eu recomendo o uso de camisetas e jaquetas leves. 

Finalmente, espero que este artigo te ajude na prática do montanhismo. E lembre-se: aproveite o trajeto e as belas paisagens que essa atividade física proporciona.

ADM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *