Monte Verde: o que fazer, passeios, roteiro e dicas

Nessa publicação, mostraremos o que fazer em Monte Verde MG, com diversas dicas para você turista!

Monte Verde está se tornando um grande destino para turistas que amam frio, natureza e a tranquilidade da cidade. Independente da época do ano, a cidade está sempre acolhedora e com muitas atrações.

Monte Verde MG

Monte Verde é um distrito da cidade de Camanducaia, fica localizada no estado de São Paulo e cerca de 1600 metros acima do nível do mar. O local é bastante conhecido pelos casais apaixonados, que por muitas vezes, passam a lua de mel na cidade e também para quem procura frio e sossego.

Sossego em Monte Verde

Para quem ama chocolate quente, animais e passeios, esse pequeno distrito transborda simpatia e lugares maravilhosos.

O nome Monte Verde foi colocado em homenagem a Verner Grinberg, sendo “grin” como verde e “berg” como monte. A família veio da Letônia junto com tantos outros imigrantes.

Onde ficar em Monte Verde MG

As opções para estadia no distrito são muitas e variam bastante no preço. Vale lembrar que, o preço também varia de acordo com a estação do ano, sendo a época de inverno onde os preços mais sobem.

Existem diversas pousadas, campings e até mesmo casas alugadas na cidade.

Onde ficar em Monte Verde

As opções em pousadas variam de 200 até 1000 reais, as diárias. Caso você consiga agendar sua ida, o preço pode melhorar.

As pousadas fornecem café da manhã, piscina, hidromassagem e conforme o preço vai aumentando, os benefícios também aumentam!

Segue uma lista de pousadas bem avaliadas pelo Booking!

Existe também alguns campings, que no caso ficam bem mais em conta para o casal ou para a família.

Como chegar em Monte Verde

Para você que quer ir para Monte Verde MG e não tem muita noção da sua localização, iremos te ajudar.

Independente do estado que você saia, seja Rio de Janeiro, São Paulo ou Minas Gerais, você deve colocar em seu GPS a cidade de Camanducaia. Depois que chegar na cidade, você encontrará placas que indicam à Monte Verde.

Estrada Monte Verde

A estrada de Camanducaia para Monte Verde é pista simples e com curvas bastantes sinuosas. Vale ressaltar que a neblina é comum na região, então é bom ficar ligado e trafegar devagar durante o percurso para evitar maiores problemas.

Para saber algumas distâncias, confira a listagem:

  • São Paulo – 163 km
  • Rio de Janeiro – 534 km
  • Belo Horizonte – 484 km
  • Camanducaia – 30 km

Estação de inverno em Monte Verde

A estação de Inverno em Monte Verde é onde os números de turistas se multiplicam. Em junho e julho, considerado a alta temporada, os preços sobem e tudo fica bastante cheio na cidade!

Restaurantes, pousadas e passeios ficam repletos de pedidos, fazendo com que a pequena vila se transforme.

Para quem gosta, não tem nada melhor do que relaxar, tomar um bom vinho ou chocolate quente e se deliciar pelo centro de Monte Verde. Vale lembrar que, para quem for nessa época, não esqueça seus agasalhos, a região faz muito frio!

Baixa temporada em Monte Verde

Para quem vai na cidade na baixa temporada, encontra preços atrativos, muito menos turistas e uma maior tranquilidade para passear. Entre os meses de janeiro e março, a região fica muito tranquila.

Algumas lojas até fecham em dias de semana e tudo fica mais devagar.

É ideal para quem gosta de relaxamento, preços baixos e uma boa dose de amor pela natureza do local.

Quanto tempo ficar para conhecer tudo?

Monte Verde MG é um local bastante calmo e pequeno. Para quem deseja passar apenas um final de semana no local, está mais do que aconselhável.

Como o centro é pequeno, em um dia você consegue aproveitar e conhecer quase tudo, sobrando o outro dia para aventuras ao seu entorno, como trilhas e atrações mais radicais.

Conheça também sobre Trindade RJ em nosso site!

O que fazer em Monte Verde MG

1) Centrinho

O passeio principal em Monte Verde é caminhar pelo centrinho. Basicamente, tudo fica na Avenida Monte Verde. Com diversas lojas, galerias, restaurantes e cafés, o passeio pode durar uma tarde inteira.

As construções em sua grande maioria, remetem ao estilo europeu, dando um charme especial ao lugar.

Centro de Monte Verde

Em relação as lojas, existem de todos os gostos, de roupas, lembranças, decoração, etc. Além disso, alguns lugares contam com áreas verdes, que deixam tudo mais bonito.

Vale ressaltar que no fim de tarde ou pela noite, o local fica muito lindo com o encanto das luzes nas ruas.

2)Fazenda Radical

Um local para toda a família e com muita natureza em volta. A Fazenda Radical em Monte Verde, atrai muitos turistas. No local, existe uma grande tirolesa, passeios de quadriciclo, arvorismo, entre outras coisas.

Esse é um passeio que serve para a família toda, tendo espaço para descanso, relaxamento e muita tranquilidade.

Fazenda Radical Monte Verde

A propriedade fica na Rodovia Agostinho Patrus, no km 5. O site para maiores informações é Fazenda Radical.

3)Trilhas

Monte Verde está cercado pela Serra da Mantiqueira, e as vista são de impressionar. Existem diversos passeios com guias e carros 4×4, mas a grande maioria delas, pode-se fazer sozinho pois são bem sinalizadas.

Trilhas em Monte Verde

Sempre veja um mapa com todas elas sinalizadas e faça o percurso. Elas ficam localizadas na Avenida das Montanhas, e se faz necessário ir de carro até lá, para iniciar a aventura.

  • Pico do Selado

O nono ponto mais alto de São Paulo fica em Monte Verde! Com uma trilha de cerca de 5 horas, seu grau de dificuldade é médio, porém é bastante cansativa. Por não ser tão bem sinalizada, é recomendado ir com um guia credenciado para o local.

  • Pedra da Partida

A trilha mais difícil de Monte Verde fica no caminho para a Pedra Redonda. Prosseguindo por cerca de mais 2,5 km, você chegará ao pico da montanha, com uma vista linda, podendo até ver territórios paulistas.

O caminho é mais chato de fazer e dura cerca de 2 horas e meia, sendo ida e volta.

  • Pedra Redonda

A trilha mais famosa de Monte Verde é essa. Com uma vista linda e um lugar para descansar lá em cima, seu grau de dificuldade é fácil e o percurso tem cerca de 1 km. Um bom momento para relaxar, ver a vista linda e tirar ótimas fotos!

  • Platô

A frente da trilha do Chapéu do Bispo, você chegará até a Platô. Nada mais é do que uma rocha enorme, plana, que tem uma vista linda de toda a região da Serra da Mantiqueira.

  • Chapéu do Bispo

Pela Avenida das Montanhas você iniciará seu trajeto até a trilha. Chegando em um estacionamento, no qual é o início também das trilhas da Pedra da Partida e Pedra Redonda. Após chegar até lá, você irá caminhar por cerca de 700 metros.

A trilha é considerada fácil, chegando então em uma pedra enorme que lembra um chapéu de bispo (por isso o nome). No local existe uma barra de ferro para ajudar subir em cima da pedra.

  • Trilha do Pinheiro Velho

A trilha mais tranquila de Monte Verde se inicia em frente a fábrica de chocolate Gressoney, com um poucos mais de 150 metros. No final da trilha, você encontrará uma araucária (muito comum na região) com mais de 500 anos e com um diâmetro enorme!

4)Escola de Falcoaria

Um dos lugares mais fascinantes de Monte Verde é a Escola de Falcoaria. Englobando natureza, conscientização e diversos projetos, o lugar é um show à parte.

Com falcões, corujas e águias, tudo encanta nesse lugar. Com animais treinados, bem cuidados e com muita natureza em volta, o turista tem a possibilidade de participar dos shows.

Escola de Falcoaria

Ela fica localizada na Rodovia Agostinho Patrus, do lado da Pousada Engenho da Mata. Para agendar visitas ou conhecer mais do local, visite o site.

5)Cervejaria Fritz

Para quem ama cerveja e tem curiosidade dos processos de fabricação, nada melhor do que conhecer uma de perto! A cervejaria Fritz promove um tour guiado de aproximadamente 30 minutos por dentro da cervejaria.

Durante o tour, é explicado todo o processo de fabricação e pequenos detalhes.

Para agendar esse tour, é necessária antecedência. Existe um anexo ao lado da Cervejaria que deve ser informado, sendo assim, reunido o grupo para o inicio.

O preço do passeio é de 35 reais, e o site da Cervejaria Fritz é esse.

Cervejaria Fritz

6)Fábricas de Chocolate

Em Monte Verde MG você pode encontrar chocolates ótimos e até mesmo duas fábricas! Existem a Gressoney (mais antiga, inaugurada em 1978) e a Sabor Chocolate (inaugurada em 2011). Ambas você pode entrar para conhecer e também se deliciar com os chocolates.

O processo de fabricação e as coisas por dentro das fábricas é bastante interessante. Ambas ficam na Avenida Monte Verde, uma mais no começo do distrito e outra mais a frente.

7)Patinar no gelo

Para quem gosta de aventura e de fazer algo que possivelmente nunca fez, que tal patinar no gelo? A pista de patinação em Monte Verde recebe elogios de todo mundo que vai!

Com instrutores capacitados, você consegue desenvolver uma patinação na medida do possível, porém raramente vai evitar alguns tombos!

O passeio é para a família toda e 30 minutos de diversão é o suficiente!

8)Bar de Gelo

Uma atração nova em Monte Verde MG está atraindo muitos turistas. O Ice Bar Monte Verde foi inaugurado em 2019 e está chamando muito a atenção de quem visita a cidade.

Por dentro do bar, a temperatura por chegar a -20 graus e tudo lá dentro é decorado com gelo!

O visitante pode ficar no local o tempo que quiser, tendo drinks, muitas luzes e diversão. Para entrar é cobrado um valor de R$ 70,00 e o turista ganha alguns drinks. É localizado na Avenida Monte Verde.

9)Gastronomia

Um ponto forte do local, a gastronomia de Monte Verde é bastante diversificada. Você pode encontrar de tudo que quiser, desde camarão até ótimos fundis de chocolate.

Por ser uma região fria, o chocolate é vendido em larga escala e também não podemos esquecer da tradicional comida mineira, que é servida na maioria dos restaurantes.

Gastronomia Monte Verde

Para quem gosta de levar lembranças para amigos e familiares, existem opções de cervejas artesanais, chocolate, entre outras coisas.

Vale ressaltar que, o local também sofre influência europeia, tendo diversos pratos típicos da Alemanha, Itália, entre outros.

10)Orquidário MV

Para quem ama plantas, flores e a natureza, a visita ao Orquidário MV é muito válida. Com diversas espécies de orquídeas e demais plantas, o lugar contem estufas de cultivo para o turista conhecer.

Além de ver, o turista pode comprar algumas espécies para levar para casa.

O endereço para visita é na Avenida Sol Nascente, 1000. O local fica aberto apenas as sextas, sábados e domingos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *