Brasil Foz do Iguaçu Paraná Sul

O que fazer em Foz do Iguaçu: dicas e roteiros

Com o brilho e a grande das cataratas sendo o carro chefe dos principais passeios de Foz do Iguaçu, a cidade também oferece diversas outras atrações para o turista aproveitar. Com bons parques do lado brasileiro e do lado argentino, programar-se para uma boa viagem na região é fundamental.

As atrações são bem variadas e conseguem atender muito bem todos os tipos de turistas. Nesse artigo, passaremos uma lista bem completa das atividades que o turista pode realizar quando ele pensa em o que fazer em Foz do Iguaçu. Fique com a gente e confira o passo a passo para uma viagem perfeita.

Onde fica Foz do Iguaçu

A cidade de Foz do Iguaçu fica localizada no estado do Paraná, no extremo oeste do estado. Sua distância para a capital Curitiba é de 637 quilômetros.

Sobretudo, ela fica bem próxima da fronteira com a Argentina e com o Paraguai, pelas cidades de Puerto Iguazú e Ciudad del Este, respectivamente. Por conta disso, é bastante comum os turistas visitarem ambos os países, aproveitando a localização bem privilegiada.

A seguir, deixaremos um mapa para melhor visualização da localização da cidade.

Como chegar em Foz do Iguaçu

Para chegar na cidade de Foz do Iguaçu, o turista tem 3 opções bem claras para escolher. A mais rápida, porém, mais cara, é a opção através do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

Ele fica bem próximo do centro da cidade, cerca de 13 quilômetros, e recebe voos da maioria dos estados brasileiros. Portanto, você pode descer no aeroporto e pegar um táxi até a cidade, sendo bem simples.

Outra opção, agora bem mais conta, porém mais demorada, são os ônibus. As opções de empresas são bem grandes para esse trajeto, ficando a critério do turista a escolha.

Entretanto, a viagem de ônibus acaba demorando bastante, passando em diversas cidades menores e necessitando de bastante paciência. Para ter uma noção, Foz do Iguaçu fica a 1034 quilômetros de São Paulo, estado que leva diversos turistas para a cidade.

Como última opção, de melhor custo benefício, são os carros. Viajando de carro você tem maior flexibilidade nos passeios e consegue organizar melhor o seu dia. Portanto, faça um planejamento correto de como quer chegar em Foz do Iguaçu.

O que fazer em Foz do Iguaçu: principais passeios

Foz do Iguaçu é uma cidade recheada de passeios e muito conhecida por conta das Cataratas do Iguaçu. Sobretudo, para você que está indo conhecer o local, recomendamos visitar um pouco de tudo o que a cidade oferece, tenho certeza que você vai amar.

A seguir, passaremos boas dicas de locais para você visitar durante seu período em Foz do Iguaçu.

Cataratas Brasileiras

Sem dúvidas a principal atração de Foz do Iguaçu, as cataratas brasileiras no Parque Nacional do Iguaçu chamam muito a atenção pela sua enormidade. O lugar é incrível e você deve visitar em um horário não tão lotado, seja bem cedinho ou no final da tarde.

O ingresso pode ser comprado antecipadamente ou com alguma agência que combinou. Ele também é na hora.

O parque em si é muito bonito e vale muito a pena o passeio, rendendo excelentes fotografias.

cataratas do iguaçu

Macuco Safari

Um dos melhores passeios da região, você pode chegar bem próximo das cataratas, através do passeio de barco. Depois de combinado o passeio, você é levado através de uma trilha até pegar o barco, desfrutando da fauna e flora local.

O passeio é lindo e você ficará bem molhado com as águas do local.

Templo Budista em Foz do Iguaçu

Um lugar muito tranquilo e que encanta por sua beleza, o Templo Budista Chen Tien tem enormes esculturas que chama a atenção. O espaço é muito organizado e vale muito a pena o passeio.

As estátuas do local são gigantes e você ficará impressionado. Sua localização é bem privilegiada e você não necessita de guias para conhecer.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Para você que está na região, sem dúvidas vale a pena o acesso em uma das maiores hidrelétricas em produção de energia do mundo. Além de vê-la pelos mirantes, na Visita Panorâmica, você pode conhecer ela por dentro, desfrutando da imensidão do lugar.

Caso for a noite, você ficará encantado com o show das luzes na barragem da hidrelétrica.

Marco das Três Fronteiras

Excelente passeio para realizar no fim de tarde, o Marco das Três Fronteiras conta com um pôr do sol perfeito, ideal para boas fotografias.

Além disso, é comum encontrar na região apresentações no local, que conta com boa infraestrutura e excelentes praças ao redor. Vale a pena aproveitar e fotografar tudo.

Cataratas Argentina

Muita gente diz que conhecer as cataratas pelo lado Argentino é ainda mais fascinante o passeio. O local contém mais quedas que pelo lado brasileiro, sendo bastante interessante conhecer.

Além disso, o passeio de barco feito pela parte baixa, onde ar águas tocam o chão, é incrível de fazer. Vale muito a pena o passeio nesse parque, uma atração muito recomendada e bem avaliada.

Realizar compras no Paraguai

Como a cidade de Foz do Iguaçu fica bem próxima do Paraguai, é muito comum os turistas passarem no país vizinho para realizarem compras. O local costuma ter um preço bem mais em conta nas mercadorias, chamando bastante a atenção.

Entretanto, salientamos que é bom sempre ficar atento com golpes e assaltos na região, que é considerada um pouco perigosa.

Refúgio Biológico Bela Vista

Excelente centro de proteção da fauna e flora local, o Refúgio Biológico Bela Vista é mantido pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, servindo como base para a preservação de espécies que foram deslocadas com a construção da barragem.

O local conta boa infraestrutura e diversos animais. O passeio envolve muito sobre aspectos da educação ambiental e da preservação das nossas florestas. Isso ocorre em uma trilha de aproximadamente de 21 quilômetros, dentro da mata.

Todo o local só utiliza fontes de energia alternativa atualmente.

Passeio de Kattamaram no Lago de Itaipu

Um passeio perfeito para fazer nos finais das tardes, o Lago de Itaipu tem um pôr do sol incrível, com uma excelente vista. Dentro do Complexo Turístico de Itaipu, acontece esse passeio de kattamaram todos os dias, fazendo o turista percorrer esse famoso lago e desfrutar de toda a paisagem da região.

O passeio tem duração de 2 horas, com uma embarcação de excelente infraestrutura, podendo abrigar até 200 pessoas. Vale muito a pena realizar o passeio e conhecer um pouco dessa região.

Mesquita Muçulmana

A Mesquita Muçulmana Omar Ibn Al-Khatab é um ponto turístico bem conhecido na região, muito por conta pela seu cunho religioso e pela beleza do prédio.

Seu interior é bastante bonito e ela foi construída em 1983, pela comunidade muçulmana. Vale a pena conhecer o espaço e aprender um pouco sobre essa cultura.

Minas de Wanda e Ruínas de San Ignácio, na Argentina

As Minas de Wanda contém de pedras preciosas e oferece ao turista diversos passeios pelas cavernas. Tudo é feito com guia e explicado sobre a história do local. Nas ruínas de San Ignácio, a vista é maravilhosa e a história que envolve tudo é incrível, vale muito a pena conhecer.

Ao fim do passeio das Minas de Wanda, você pode comprar algumas pedras retiradas do próprio local e desfrutar de um ótimo restaurante, com uma boa comida argentina. Ótimo local para pensar em o que fazer em Foz do Iguaçu.

Icebar Iguazu

Um local bastante diferenciado e que chama muito a atenção. O Icebar Iguazu, na Argentina, serve diversos drinks com álcool ou sem, tem uma excelente infraestrutura e boas recomendações.

Recomendamos conhecer o local durante uma noite de passeio na cidade.

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu

Para saber onde se hospedar em Foz do Iguaçu, tenha em mente que você deve escolher seu local de hospedagem anteriormente. Portanto, sendo mais claro, as principais hospedagens ficam ou no centro da cidade ou na Avenida das Cataratas.

Para quem prefere ficar no centro, terá melhor infraestrutura de bares e restaurantes, porém, ficará mais distante dos principais passeios da cidade.

Por outro lado, hospedar-se na Avenida das Cataratas, faz com que você fique bem próximo dos passeios principais, porém, não fique muito munido de infraestrutura local, como transporte, restaurantes e afins.

Sobretudo, a questão é bastante pessoal e você desfrutará bastante da cidade independente do local de hospedagem. Apenas salientamos que, é recomendável agendar sua hospedagem com antecedência, principalmente para conseguir bons preços.

Quantos dias ficar em Foz do Iguaçu

Essa é uma pergunta bastante recorrente e que precisa ser respondida de acordo com o estilo de viagem do turista. Sempre recomendamos, no mínimo, 3 dias completos na cidade de Foz do Iguaçu, para você o máximo de atrações possíveis.

Como algumas atrações acabam ocupando quase o dia todo, isso leva a maior parte do seu dia e acaba comprometendo a sua agenda. Por isso, deixe reservado ao menos 3 dias para conhecer a cidade, facilitando todo o processo e dando facilidade para você se organizar.

Em 3 dias na cidade você consegue conhecer os principais pontos turísticos e desfrutar bastante do que Foz do Iguaçu tem para te proporcionar, por isso, vale muito a pena a viagem.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.