Com certeza Cancun é o local mais famoso na Península de Quintana Roo. No entanto, existem diversas outras alternativas para se divertir na região e a Playa del Carmen é uma delas. Considerada sinônimo do paraíso caribenho, ela atrai cada vez mais turistas, oferecendo ótima infraestrutura, com diversos hotéis, restaurantes, bares e comércio para todos os gostos e bolsos.
Além disso, ao contrário de Cancun, Playa del Carmen é um destino mais tranquilo e ao mesmo tempo descolado, com um ritmo menos acelerado e perfeito para relaxar a mente.
No entanto, ainda que seja um ótimo destino de viagem, nem todo mundo conhece a Playa del Carmen. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para te ajudar a entender melhor sobre essa região riquíssima. Vamos lá?
Onde fica a Playa del Carmen?
A Playa del Carmen está localizada a 70 km da região central de Cancún ou 55 km do Aeroporto de Cancun. Inclusive, ela possui localização privilegiada e perfeita para quem quer realizar passeios pela região, visto que está mais no centro. Além disso, é comum que os turistas passem alguns dias por aqui e outros em Cancun, a fim de aproveitar diferentes experiências em uma mesma viagem.
Como chegar à Playa del Carmen?
Para chegar à Playa del Carmen, você pode optar pelo Aeroporto Internacional de Cancún (CUN) ou pelo Aeroporto de Cozumel (a apenas 35 km de distância de Playa, mas com uma estrutura menor). É importante deixar claro que quem são do Brasil não encontra voos diretos para Cancun, mas é possível viajar fazendo apenas uma conexão.
Então, depois de chegar ao aeroporto, independente de qual escolher, você pode utilizar os serviços de táxi, transfere, carros alugados ou ônibus. Além disso, devemos ressaltar que o melhor custo-benefício irá depender do tamanho de seu grupo de viagem e suas necessidades.
Quando ir para a Playa del Carmen?
A boa notícia é que você pode aproveitar as altas temperaturas na Playa del Carmen o ano todo, sendo que no verão a média é de 27˚, chegando aos 30˚ com facilidade. Já no inverno, que ocorre de dezembro a março, a média é de 24˚. Devemos ressaltar, no entanto, que é no inverno em que a incidência de chuvas é menor, sendo que esse é considerado o período de alta temporada em Playa del Carmen.
Por mais que você possa visitar a cidade durante todo o ano, nos meses de setembro a outubro, o volume de chuvas é maior, o que pode atrapalhar um pouco a viagem. Da mesma forma, entre o início de junho e o final de novembro, ocorre a temporada oficial de furacões no Caribe, sendo importante considerar essa informação antes de planejar sua viagem.
Sendo assim, podemos dizer que para quem quer viajar com preços mais baixos e ao mesmo tempo aproveitar a pouca incidência de chuvas, os meses entre maio e julho são os melhores.
O que fazer na Playa del Carmen?
Encontrar o que fazer na Playa del Carmen não será um problema, pois mesmo sendo uma cidade menos agitada que Cancún, possui ótima infraestrutura turística. Confira abaixo:
Quinta Avenida
Essa é a via principal da Playa del Carmen, sendo uma avenida fechada e voltada apenas para os pedestres, abrigando uma grande quantidade de lojas, restaurantes, agências de passeio, shoppings, casas de câmbio, farmácias, etc. Ela é bem movimentada, principalmente durante à noite e é o melhor lugar para comer e fazer compras.
Paseo del Carmen
Para quem gosta de fazer compras, um lugar muito bom é o Paseo del Carmen Shopping Mall. Afinal, ele conta com diversas lojas famosas, como Guess, Mormaii e Sunglass Island, assim como bares e restaurantes, sendo ao ar livre e muito aconchegante.
Akumal
Essa é uma das praias mais bonitas da Playa del Carmen, localizada a cerca de 40 km da cidade. O cenário é de tirar o fôlego, com mar de águas cristalinas em tons de azul clarinho, areia branca e muitos coqueiros, que formam uma sombra deliciosa para apreciar a paisagem. Além disso, aqui também é possível nadar com tartarugas marinhas.
Parque dos Fundadores
O Parque dos Fundadores está localizado em uma das extremidades da Avenida Juarez, que abriga uma enorme escultura de duas sereias de mão dadas, além de um playground para crianças. Além disso, de vez em quando conta com apresentações de dança da cultura maia.
Cozumel
Cozumel é outro grande paraíso e uma ótima pedida para fugir do agito, oferecendo ótima infraestrutura, com bares, lojas e restaurantes diversos. Inclusive, é uma região muito procurada por quem quer praticar mergulho, podendo conhecer o recife mesoamericano e as esculturas do Museo Subacuático de Arte.
Cenotes
Os cenotes nada mais são do que poços de água, que podem ser abertos, fechados ou semifechados, além de encontrar aqueles que possuem essas três características. Eles são conhecidos como locais sagrados e eram utilizados para a prática de rituais religiosos.
Parecidos com piscinas naturais, eles possuem os mais diferentes formatos e são diversas opções para conhecer na região, como o Dos Ovos, Las Tortugas, o Ik Kil e o Xenotes.
Parques Xcaret e Xplor
Por fim, os parques aquáticos na região de Cancún e Playa del Carmen são muito visitados pelos turistas. O primeiro e o maior é o Xcaret, que possui diversos atrativos incríveis, oferecendo muito contato com a natureza, além de conhecer mais sobre a história e cultura, com atrações que incluem uma aldeia maia, zona arqueológica, passeio de gôndola e flutuação em um rio subterrâneo. Além disso, à noite acontece um show sobre a cultura mexicana e você ainda pode nadar com golfinhos.
Já o Xplor, é um parque mais recente e menor, com foco em esportes de aventura, como circuito de tirolesas, balsa em um rio subterrâneo e outras atividades radicais. Inclusive, por ter boa parte das atrações localizadas no subsolo, os visitantes podem conhecer cavernas e estalactites.
Onde se hospedar na Playa del Carmen?
As duas melhores regiões para se hospedar em Playa del Carmen são o centro turístico e o Playacar. A área central abriga a maior parte da rede hoteleira, oferecendo diversas opções de hostes, pousadas, hotéis cinco estrelas e até mesmo resorts. Além disso, também é aqui que estão os bares, restaurantes, baladas, bancos, comércio e agencias de passeio mais famosos.
Agora, caso queira ficar em uma área mais sossegada e prefere os famosos resorts, a Playacar é a melhor opção, localizada a apenas 3 km do centrinho. Ela é um grande condomínio frente mar, com acomodações mais requintadas.
Lobo de Mar Hostel
Esse é um dos hostes mais animados, com quartos amplos e bem confortáveis, assim como funcionários atenciosos, terraço e ainda oferece Tours para mergulho. Contudo, ele não fica tão perto da 5ª avenida, a cerca de 20 a 30 minutos a pé.
Hacienda Real
Esse hotel quatro estrelas possui ótima localização, a apenas uma quadra da 5ª avenida e excelente para quem não tem carro. Contudo, justamente por isso, o barulho pode ser um pouco alto. Mas, além dessa inconveniência, os quartos são bem grandes e o hotel ainda conta com uma piscina.
Bric Hotel & Spa
Esse charmoso boutique hotel é bem localizado, com decoração charmosa e uma área externa agradável, com piscina e espreguiçadeiras. Além disso, os funcionários são bem treinados e atenciosos.
Cache Hotel Boutique
A menos de 500 metros do terminal de ônibus, esse hotel possui excelente localização e aceita somente adultos. Além disso, está bem próximo da 5ª avenida, mas ainda assim longe o suficiente para não se incomodar com o barulho.
Onde comer na Playa del Carmen?
Playa del Carmen também conta com ótimas opções de restaurantes e de alimentação para todos os gostos e bolsos. Confira abaixo:
La Cueva del Chango
Esse restaurante é mais voltado para a culinária local, mas com um cardápio bastante variado, além de diversas opções de pratos da cozinha mexicana, em um ambiente arborizado e muito agradável.
La Fishería
Já o La Fishería é especializado em peixes e frutos do mar, sendo que esses alimentos são encontrados em abundância na região.
Porfirios Playa del Carmen
Por fim, esse restaurante é um dos mais animados da região durante à noite, com mariachis tocando, drinks de ótima qualidade e uma decoração, diferenciada.
Dicas extras
Por mais que não seja necessário visto para quem viaja a turismo ao México, o ideal é que seu passaporte tenha, pelo menos, 6 meses de validade. Além disso, se fizer alguma conexão antes de chegar em Cancún, é importante confirmar se no país exige a apresentação do visto. Da mesma forma, não deixe de checar seu comprovante de vacinas, pois todas são obrigatórias.
Outro ponto que merece atenção é que a moeda utilizada no México é o peso mexicano e essa é a melhor forma de pagar seus gastos. Uma boa dica é trocar o real por dólar americano no Brasil e quando chegar no México, trocar pouco a pouco nas casas de câmbio que oferecem a melhor cotação.
Não se esqueça ainda que faz muito calor em Playa del Carmen, sendo primordial levar protetor solar, além de beber bastante água e usar roupas confortáveis. Da mesma forma, escolher um hotel com ar condicionado será um bom investimento.
Então, agora que você conhece mais sobre a Playa del Carmen, é hora de iniciar seu planejamento. Lembre-se que ele será a melhor forma de te ajudar a ter a melhor experiência de viagem.