Brasil Florianópolis Santa Catarina Sul

Praia da Joaquina em Florianópolis: guia completo

Um dos lugares mais queridos de Florianópolis, a Praia da Joaquina atraí turistas de diversas regiões, independente do público. Por conter atrações além da praia, o local começou a ganhar bastante fama ultimamente.

Com ondas agitadas e cerca de 3 quilômetros de extensão de orla, é uma atração bastante interessante para o lado leste da ilha de Florianópolis. Muito fácil de ser acessada, vale a pena conhecer o local. Fique conosco e confira muitas dicas valiosas para viajar para esse paraíso.

Praia da Joaquina em Santa Catarina

Onde fica a Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina fica localizada cerca de 15 quilômetros do centro de Florianópolis, bem próximo a Lagoa da Conceição. Seu acesso deve ser feito pela Avenida Prefeito Acácio Garibaldi, que é a única via de acesso.

Em dias de intenso movimento, tente chegar cedo ao local, pois é bem comum os congestionamentos.

Melhor época para visitar a Praia da Joaquina

A melhor época para visitar a Praia da Joaquina é aquele que visa a baixa temporada e busca por temperaturas altas. Entre os meses de setembro a dezembro, é onde o turista consegue melhor custo benefício no local.

Nessa época você dificilmente pegará chuvas e irá enfrentar muito trânsito por conta de turistas. Além disso, os preços na baixa temporada são menores, facilitando as suas finanças.

Entretanto, é válido conhecer a região em qualquer época do ano, pois o lugar conta com boa infraestrutura e consegue comportar bem todos os turistas. Apenas é bom ficar alerta com grande fluxos de pessoas em épocas de férias, feriados prolongados e afins.

O que fazer na Praia da Joaquina

A Praia de Joaquina é considerada uma das mais bonitas de Florianópolis, atraindo turistas do Brasil todo. Com uma boa infraestrutura, estacionamento perto e com belezas naturais que chamam a atenção, a visitação do local cresce a cada ano.

Para você que quer saber o que fazer na Praia da Joaquina durante sua viagem, confira a seguir boas dicas para aproveitar.

Surf na região

A região da Praia da Joaquina é bastante conhecida pelo surf. As ondas da região já serviram para diversos circuitos de surf, aumentando ainda mais a fama do local. Com um mar bastante agitado, o local concentra amantes do esporte de todas as idades, incluindo pequenas escolas de surf.

Por ter uma água cristalina, tudo fica perfeito para a prática do esporte.

Projeto Tamar

Para quem está de carro na região, vale a pena reservar uma tarde para conhecer o Projeto Tamar da região. Cerca de 7,5 quilômetros de distância da praia, o local contém um museu e diversos espaços destinados as tartarugas marinhas, com guias e profissionais que explicam sobre o local.

O passeio é bastante recomendado para as crianças, pois além de intrigar com as tartarugas, é possível ensina-las sobre a preservação ambiental e o papel do Projeto Tamar.

Caminhar pela areia da Praia da Joaquina

Se você quiser aproveitar a Praia da Joaquina, espere o fim de tarde e caminhe por toda a orla da praia de maneira bem tranquila. A vista do local é bem privilegiada e a combinação das dunas com a mata atlântica é bastante intensa.

Há pontos da praia que sua largura da faixa de areia fica bem pequena, com um menor fluxo de pessoas e mais vegetação em volta.

Conhecer a Avenida das Rendeiras

Uma das avenidas mais movimentadas da região, o local reserva bons restaurantes, lojas e diversos estabelecimentos comerciais. É uma excelente opção para adquirir lembrancinhas e demais itens.

Vá com bastante paciência caso esteja na alta temporada, pois o local pode estar lotado.

Onde comer na Praia da Joaquina

A Praia de Joaquina conta com uma excelente infraestrutura relacionada a restaurantes, com 7 restaurantes credenciados pela Prefeitura. Esses restaurantes contêm variedades nos pratos e também nos preços.

Pode-se encontrar pastel, porções de frutos do mar e até mesmo lanches naturais. Além disso, eles contam com a disponibilidade de cadeiras, guarda-sol e banheiros.

Hospedagens na Praia da Joaquina

É importante para o turista que busca ficar a maior parte do tempo na Praia da Joaquina, buscar hospedagens pela região. Isso vai facilitar no tempo de deslocamento da hospedagem até a praia, maior segurança e conforto na sua viagem.

As opções de hospedagens na região são bem variadas, envolvendo grandes faixas de preço. Recomendamos reservar com antecedência na alta temporada para evitar frustações.

Sobretudo, todas as hospedagens conseguem trazer conforto ao turista e existem poucas reclamações sobre isso no local.

Dunas da Joaquina

Uma das atrações mais procuradas da praia, as dunas desse local apresentam uma diversão a parte. Tanto o público jovem ou o mais velho frequenta o local e não se arrepende.

Subir as dunas para depois escorregar até embaixo é uma ótima sensação. As subidas são cansativas mas valem a pena, inclusive, há empresas que alugam diversas pranchas para o turista poder realizar a descida.

No local, bastante gente pratica o Sandboard e vale a pena praticar um pouco com eles. Não se esqueça que, durante o horário de sol bem quente, as areias das Dunas de Joaquina podem queimar os pés das crianças.

História da Praia de Joaquina

A Praia de Joaquina foi apelidada de praia da “Joca”, desde os anos 70, quando foi descoberta pelos surfistas. A história por trás do seu nome envolve o sumiço de um rapaz que namorava Joaquina, tempos depois, por não aguentar o sofrimento, Joaquina foi encontrada morta nas areias da praia.

Vale ressaltar que existem diversas histórias sobre esse nome e tudo não passam de boas lendas.

Conheça também Lagoinha do Leste em Santa Catarina.

Público frequentador da Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina conta, na sua maior parte do tempo, com um público mais jovem presente, devido a prática de surf. Porém, é bastante comum encontrar famílias na areia da praia, aproveitando o lindo mar da região.

Em relação aos surfistas, muitos vêm de outras localidades para conhecer as ondas da praia.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.