Anúncios
A Praia do Jacaré é um dos melhores destinos para quem quer aproveitar o máximo de contato com a natureza, principalmente quando falamos do pôr do sol e paisagens de tirar o fôlego. Inclusive, a Praia do Jacaré é uma das mais procuradas na região de João Pessoa, oferecendo muitas opções de lazer, passeios e experiências incríveis no Rio Paraíba.
No entanto, esse paraíso ainda não é tão conhecido e, por isso, preparamos o post de hoje para falar tudo o que você precisa saber sobre a Praia do Jacaré.
Anúncios
Sobre a Praia do Jacaré
Localizada no encontro do Rio Paraíba com o mar, a Praia do Jacaré é um dos pontos turísticos mais bem explorados no estado da Paraíba, sendo inicialmente formada por pescadores e famílias de comunidades indígenas. Inclusive, nos dias de hoje é tombada pelo Iphan.
O nome se deve pelo fato de o contorno de suas águas parecer com uma boca aberta de jacaré, sendo que isso foi observado na década de 60, quando ainda desciam aviões no local.
Anúncios
Hoje em dia, ainda que não receba mais aviões, é uma praia muito disputada pelos turistas, principalmente no final da tarde, quando o sol começa a baixar e formar um dos cenários mais bonitos do Brasil.
Onde fica a Praia do Jacaré?
Como falamos, a Praia do Jacaré está localizada na Paraíba, a apenas 10 km de João Pessoa, mais precisamente no município de Cabedelo. Ainda que seja relativamente próxima do Centro Turístico, ela é bastante sossegada e tranquila, além de bastante segura. Portanto, é ideal para quem quer curtir um dia de descanso e relaxamento completo.
Como chegar na Praia do Jacaré?
Existem diferentes maneiras de chegar até a Praia do Jacaré, por ônibus, carro, táxi e passeio.
Para quem quer economizar, o ônibus municipal é a melhor opção, que passa pelas praias de Tambaú, Manaíra ou Bessa. Basta seguir até uma delas, pegar o ônibus 513 e descer no Terminal Integração do Bessa. Em seguida, pegue o ônibus Jacaré-Itamares e peça para descer na BR próximo do centrinho turístico da Praia do Jacaré, localizado a apenas 200 metros do ponto de descida.
Agora se você tem carro, saindo de João Pessoa, Cabo Branco ou Tambaú, a melhor maneira é pegar a BR 230, sentido Cabedelo e seguir as placas por cerca de 15 minutos. Essa é a melhor opção para quem quer curtir o dia com o máximo de liberdade e não ficar preso a horários.
Já para quem não tem carro, mas também não quer pegar o ônibus, o ideal é pegar um táxi, partindo da Praia de Tambaú, considerada a mais turística de João Pessoa até a Praia do Jacaré.
Por fim, algumas empresas em João Pessoa oferecem o passeio de van bate e volta para a praia do Jacaré. Essa é uma opção mais econômica quando comparada com o táxi, além de ser indicada para quem está sozinho.
Quando ir?
A boa notícia é que a Praia do Jacaré é bonita o ano todo, podendo ser aproveitada em qualquer mês. Afinal, a região não sofre com grandes incidências de chuva e permite que você aprecie as belezas naturais em qualquer época.
Contudo, independente do mês que escolher visitar a região, é importante ter um bom planejamento, a fim de garantir a melhor experiência de viagem.
Conheça também a Praia do Amor na Paraíba.
O que fazer na Praia do Jacaré?
Além de aproveitar a praia em si, existem diversas opções de lazer na Praia do Jacaré para aproveitar ao máximo sua viagem. Confira abaixo quais são elas:
- Apreciar o pôr do sol
O pôr do sol na Praia do Jacaré é a principal atração da região e com certeza não pode ficar de fora de sua lista. Se quiser, pode apreciar o espetáculo na própria mureta do calçadão da praia, mas é importante chegar cedo para reservar um bom lugar, visto que esse horário é bastante disputado.
- Passeio de catamarã pelo Rio Paraíba
Em vez de disputar um lugar na mureta do calçadão da Praia do Jacaré, você pode optar pelo passeio de catamarã pelo Rio Paraíba e apreciar o show da natureza de uma forma mais interessante. Além disso, também pode curtir as apresentações de Bolero de Ravel, conhecer mais sobre os costumes e peculiaridades da região, assim como curtir os shows de stand-up e apresentações de quadrilha.
- Apresentações musicais
Ao final da tarde, há uma apresentação do famoso Jurando do Sax, um artista que se apresenta todos os dias ao pôr do sol, em cima de um banco no Rio Paraíba. Inclusive, esse é um dos momentos mais aguardados pelos turistas que visitam a Praia do Jacaré.
- Feirinha de Artesanato
Outra opção é visitar a Feira de Artesanato do Jacaré, que fica ao lado da área de embarque do catamarã. Aqui você irá encontrar diversas peças de couro e algodão colorido para levar embora como lembrança. Além disso, mais do que artesanatos manuais tradicionais, você ainda poderá saborear os docinhos típicos da região, feitos com coco e outros sabores.
- Conhecer a cidade
Por fim, mas não menos importante, Cabedelo é o município que abriga a Praia do Jacaré e possui muitas atrações interessantes, que vale a pena conhecer, como a Praia de Camboinha, a Ponta de Campina e a Intermares. Sendo assim, pode aproveitar o dia para conhecer esses lugares e depois apreciar o pôr do sol na Praia do Jacaré.
Onde se hospedar na Praia do Jacaré?
A boa notícia é que você poderá encontrar boas opções de hospedagem perto da Praia do Jacaré, atendendo a todos os gostos e bolsos. Sendo assim, é importante analisar as alternativas para escolher aquela que mais atende ao seu perfil. Além disso, ter um planejamento e fazer as reservas com antecedência é a melhor opção para quem quer maior tranquilidade durante a viagem. Confira abaixo:
- Pousada Beira Litoral
- Pousada Mar e Sol
- Pousada Sol de Manaíra
- Pousada Camboinha
Onde comer na Praia do Jacaré?
A Praia do Jacaré não deixa a desejar quando falamos de gastronomia, com culinária típica da Paraíba e outras opções mais tradicionais. Além disso, são diversos restaurantes para diferentes públicos e bolsos.
O Noz Cozinha Brasileira é um dos mais famosos, servindo pratos típicos brasileiros, mas também opções japonesas e sul-americana, além de oferecer um ótimo atendimento.
Já o TreeHouse Bar Lounge é ideal para quem quer aproveitar a Praia do Jacaré em um ambiente mais descolado, com drinks deliciosos, comida de boa qualidade e música ao vivo que anima a região.
O Recanto do Picuí oferece pratos bastante variados, mas com comidas mais regionais, promovendo um ambiente bastante agradável e comida de ótima qualidade.
Já para quem quer comer barato, devemos deixar claro que existem muitas lanchonetes espalhadas pela Praia do Jacaré, com preço bem interessante. Além disso, também existem quiosques e trailers que servem tapioca, crepe, churros, lanches, pastéis, etc.
Informações extras
Então, como você viu, há muito o que fazer na Praia do Jacaré, que pode ser visitada em qualquer época do ano. Mas, independente de quando escolher viajar, é muito importante que você tenha um planejamento, analisando com cuidado as opções de hospedagem, transporte e lazer. Dessa forma, você será capaz de se organizar melhor, podendo curtir sem estresse e, portanto, garantir a melhor experiência de viagem.
Além disso, não se esqueça do protetor solar e, se quiser economizar, levar água e seus lanchinhos.