Praia do Patacho: dicas, onde ficar, o que fazer

Uma praia bastante tranquila e muito charmosa, a Praia do Patacho chama a atenção por sua linda natureza, envolvente contato com a paisagem e sua tranquilidade enorme, incluindo um mar bastante calmo.

Os passeios na região são muito bem recomendados e vale a pena a visita. Acima de tudo, com uma faixa de preço bastante abaixo das praias da região, o local recebe milhares de turistas durante o ano todo. Todos buscando contato com a natureza, aproveitar o excelente mar e desfrutar de excelentes passeios históricos, por exemplo.

Nessa publicação falaremos bastante sobre a Praia de Patacho e suas principais atrações, fique conosco!

Praia do Patacho

Como chegar na Praia do Patacho

Localizada no estado de Alagoas, na parte Norte do estado, a Praia do Patacho está localizada na cidade de Porto de Pedras. Para quem vem de longe, por exemplo, o aeroporto mais perto da região fica em Maceió, cerca de 2 horas de distância da praia.

Algumas pousadas disponibilizam transfers do aeroporto até a praia, portanto, ficando bastante simples esse trajeto. Para quem prefere alugar um carro, o caminho é tranquilo, entretanto, recomendamos redobrar os cuidados nas estradas, muitas em condições ruins.

Onde fica a Praia do Patacho

Com cerca de 10 mil habitantes, a Praia do Patacho fica localizada na parte Norte do estado de Alagoas, na cidade de Porto de Pedras.

Cercada por excelentes cidades para visitar, a região da Praia do Patacho é muito visitada durante o ano todo, com bastante calor durante quase toda a época do ano.

Quando ir para a Praia do Patacho

Como a Praia do Patacho faz parte da região Nordeste, localizada no estado de Alagoas, certamente, o calor é bastante comum na região, em quase todas as estações.

No entanto, é importante mencionar que o período de maior possibilidade de chuva é entre maio a julho, mesmo com alguns anos provando o contrário.

No restante do ano o clima é bastante estável, com poucas chuvas e temperaturas bem altas. Vale lembrar que, no período de férias os preços das hospedagens aumentam.

Para você que programa sua viagem no final do ano ou no período de férias escolares, certamente, é importante ficar atento nos preços e disponibilidades.

O local é seguro?

A Praia do Patacho faz parte de uma região bem tranquila, um clima de cidade pequena e do interior, com diversas vilas de pescadores. Suas pousadas para hospedagens são bem atraentes e confortáveis.

Em relação a assaltos na orla da praia, é bastante raro acontecer, porém é sempre importante ficar atento em qualquer parte do país.

O que fazer na Praia do Patacho

Com muitas atrações envolvendo natureza, o que fazer na Praia do Patacho envolve aventura, meio ambiente e muita praia. A seguir, falaremos um pouco sobre as atividades do local e as mais recomendadas. Lembramos que, a região é bastante simples e sua tranquilidade é envolvente.

Visitar as piscinas naturais

Não tão famosas quanto as da região, porém com ótimas maravilhas também, as piscinas naturais do Patacho podem melhorar ainda mais seu passeio pelo local. Basta contratar uma agência de turismo e realizar o passeio, que é feito na maré baixa, aproveitando enormes bancos de areia, com águas bem calmas.

Piscinas naturais na Praia do Patacho

Mirante e Farol de Porto de Pedras

Excelente lugar para conhecer toda a região de um lugar bem alto, o Farol de Porto de Pedras é incrível. Através dele, é possível ver o encontro das águas do mar com as do rio, toda a natureza em volta da cidade, além de ser um ótimo loca para fotografias.

Pedalar à beira mar

Umas das opções mais gostosas para se fazer, pedalar com bicicleta pelas praias da região é incrível. Diversas pousadas disponibilizam essas bicicletas para os turistas, sendo um passeio gratuito e sem horário agendado! Recomendamos sair pedalar no fim da tarde, conferindo também o pôr do sol e as belezas do local.

Vilarejo de Tatuamunha

Localizado na cidade de Porto de Pedras, o local é bastante visitado por contar com muita história, como por exemplo, lindos casarões, igrejas e tudo muito bem preservados. A maioria dos casarões são coloridos e também existem igrejas que podem ser visitadas.

Vilarejo de Tatuamunha

Além das construções, o local reserva muita natureza, oferecendo até mesmo excelentes trilhas.

Curtir a Praia do Patacho

Com muitos coqueiros, rochas e uma natureza incrível, a Praia do Patacho, certamente, encanta os visitantes. Seu mar é bem calmo e, com maré baixa, é possível caminhar muitos metros para dentro do mar.

Além disso, o local é bastante tranquilo e sem muita agitação, sendo muito recomendado para famílias e casais apaixonados.

Passear de Paramotor na Praia do Patacho

Para quem gosta de bastante aventura, uma ótima opção é o passeio de paramotor na Praia do Patacho. Mas, é importante avaliar as disponibilidades dos instrutores e conversar sobre os preços.

O tempo de passeio gira em torno de 20 minutos.

Conhecer as cidades vizinhas

Como a região da Praia do Patacho é bastante bonita e reserva diversas praias, é realmente bastante importante e gratificante conhecer a região. Cidades como São Miguel dos Milagres, Maragogi, entre outras, chamam a atenção.

Portanto, para você que alugou um carro e gosta de passear bastante em sua viagem, vale muito a pena um tour pela região, podendo conhecer excelentes lugares a um custo bem baixo.

Observar o pôr do sol na região

Com excelentes vistas para observar, a Praia do Patacho pode proporcionar um bom pôr do sol para o turista, rendendo excelentes fotos. É bastante comum os visitantes procurarem algum lugar mais alto da região para registrar o momento.

Locais como, por exemplo, o Mirante e o Farol de Porto de Pedras são os mais procurados.

Visitar o Projeto Peixe Boi

Um dos projetos mais legais do Nordeste, acima de tudo, a proteção do peixe boi nessa região é bastante importante. Por ser um dos animais mais ameaçados do Brasil, esse mamífero aquático consegue viver tranquilamente e sob cuidados do projeto.

Projeto Peixe Boi na Praia do Patacho

As visitas de barco até seu habitat natural precisam ser agendadas e ocorrem com total segurança ao animal.

Onde se hospedar na Praia do Patacho

Para uma boa hospedagem, vale a pena caprichar na procura para não haver arrependimentos depois. As pousadas na região são bem charmosas e variam bastante em relação ao preço.

Diversas delas são bem simples e administradas por famílias locais. No entanto, existem locais luxuosos e com grande infraestrutura, dependendo do gosto do turista. A seguir deixaremos uma lista de recomendações de pousadas na região, com boas avaliações, acima de tudo.

Pousadas na Praia do Patacho
  • Hotel Pedras do Patacho

Um dos hotéis mais luxuosos da região, com piscinas privativas e uma vista para o mar maravilhosa. Acima do quarto, é possível desfrutar da piscina e de uma pequena área de lazer muito charmosa.

Na alta temporada, a procura pelo hotel aumentam e é necessário reservar com antecedência, visto que o número de quartos são poucos.

Sua localização, por exemplo, bastante privilegiada.

  • Pousada Patacho

Talvez a pousada mais frequentada da região, com um restaurante incluso, a Pousada do Patacho atrai, por exemplo, tanto casais ou famílias. Sua área externa é bem ampla e contém até um SPA particular, além de piscina, redes, entre outras opções.

Em relação aos quartos, são oferecidos suítes ou quartos mais simples, sendo importante verificar a disponibilidade.

  • Pousada Casa Rota Ecológica

Localizada na Praia de Lages, bem próxima a Praia do Patacho, essa pousada também é uma das mais cobiçadas da região. Portanto, com apenas sete quartos, o local costuma ficar sempre cheio.

Sua localização muito privilegiada, de frente para o mar, conta com uma área de lazer bastante bacana, com piscina e espaço para descanso.

Onde comer na Praia do Patacho

Vale ressaltar que, na própria Praia do Patacho não há restaurantes disponíveis para o turista, sendo necessário levar pequenos lanches para um dia na praia. Entretanto, na região, os restaurantes são gostosos e compensa conhecer.

Na cidade de Porto de Pedras, para esclarecer, podemos encontrar restaurantes com comidas típicas nordestinas, frutos do mar, por exemplo. Além desses restaurantes, as pousadas disponibilizam a parte de almoço e janta para os turistas também, sendo um restaurante a parte nas pousadas.

Vale a pena conhecer esses lugares, então, deixaremos uma pequena lista de recomendações.

Vila Milagres

Um local bastante agradável, muita arejado e extremamente confortável, certamente, o Vila Milagres chama a atenção pelos diferentes pratos e capricho na hora de servir. Com mesas ao ar livre e com excelentes bebidas, vale muito a pena conhecer o local.

Além do restaurante, é possível conhecer uma pequena loja de lembrancinhas, por exemplo, com excelentes artigos. Lembramos que, nos finais de semana é bastante comum o som ao vivo no espaço, agitando bastante a noite.

A arquitetura do local é bem bacana e contém diversos quadros nas paredes, trazendo um ar bastante interessante.

Restaurantes na Praia do Patacho

Restaurante Ninoa

Para quem gosta de algo mais reservado e romântico, por exemplo, o Restaurante Ninoa é uma excelente opção. Com um preço mais elevado, por fazer parte da linda Pousada Ninoa, o espaço é bastante confortável e apresenta excelentes pratos.

O chefe de cozinha é espanhol, de nome David Garcia. Lembramos que, para frequentar o local é necessário reservar mesa.

Cokoloco Restaurante e Day Use

Excelente opção para quem vai passar um dia apenas na Praia do Patacho, esse restaurante contém uma ampla e bonita área de lazer, com piscina, boa vista e espaço para descanso.

Os pratos são variados, com boas opções de peixes e frutos do mar, as especialidades da região. Portanto, desfrutar desse restaurante e, posteriormente, aproveitar a Praia do Patacho, é uma excelente escolha.

Aluguel de Carro

Uma excelente opção para você aproveitar ainda mais sua viagem, é alugar um carro para desfrutar melhor da região. Como a capital Maceió fica distante apenas 2 horas do local, é interessante você alugar o carro por lá.

Como muita gente utiliza o aeroporto para chegar em Alagoas, o aluguel com as empresas acontece por lá mesmo.

Acima de tudo, na região da Praia do Patacho o transporte público é bastante precário, sendo o carro fundamental para um bom deslocamento.

Dicas gerais

Para quem vai conhecer a Praia do Patacho, vale a pena ler sobre algumas valiosas dicas, em relação a vestimentas, acessórios e economias, por exemplo. Por ser um local bem simples, não há muita disponibilidade de máquinas de cartão de crédito e caixas eletrônicos, sendo recomendado, certamente, levar certa quantidade de dinheiro em espécie.

O que fazer na Praia do Patacho

Outro ponto bastante importante é em relação as vestimentas, que devem ser bem frescas e confortáveis pois o sol na região é bastante forte. Além delas, capriche no protetor solar e em um chapéu.

Em suma, a dica final fica por conta da maré. As piscinas naturais no local se formam com a maré baixa, sendo isso influenciado pela lua. Como resultado, deixaremos o site tábua de mares para melhor consulta, dependendo do seu dia de viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *