Praia de Taipu de Fora na Bahia: guia completo

Um dos lugares mais visitados da Bahia e mais bonitos do país, a Praia de Taipu de Fora contém um mar bastante calmo e azul claro, rodeado de lindos coqueiros e uma areia bastante limpa. A região da Praia de Taipu de Fora fica localizada na Península de Maraú, que está localizada no litoral Sul da Bahia.

Para você que pensa em viajar para um lugar tranquilo, com lindas belezas naturais e, acima de tudo, com muita simplicidade, você não pode deixar de conhecer a Praia de Taipu de Fora. Nesse artigo, deixamos um guia completo do local, envolvendo os passeios, hospedagens e afins.

O que fazer na Praia de Taipu de Fora

A seguir, falaremos um pouco sobre o que fazer na Praia de Taipu de Fora e ao seu redor, focando sempre nas belezas naturais e em todas as coisas boas que a região tem a oferecer. Como destaque, não podemos esquecer as lindas piscinas naturais da região, que recebem milhares de turistas durante o ano todo.

Piscinas naturais de Taipu de Fora

A atração principal da Praia de Taipu de Fora, as piscinas naturais do local são muito procuradas e desejadas pelos turistas. É bastante importante mencionar que, as piscinas naturais se formam na maré baixa e por poucas horas no dia (no máximo 2 horas), sendo assim, é importante se programar e contar com a sorte para desfrutar do local.

Quando as piscinas naturais se formam, o espetáculo é lindo e consegue-se observar um enorme espelho de água, com várias tonalidades de cores, uma mistura de verde com azul.

Os corais que conseguem barrar as ondas, na maré baixa, atraem diversos peixes para o ambiente, sendo possível nadar com eles e até mesmo fotografar. As barracas da região alugam kits para snorkel e mergulho, uma atividade que sem dúvidas vale muito a pena.

Para não acontecer de perder o horário e não aproveitar a totalidade da maré baixa, acompanhe sempre que possível antes de ir para o local, tome por referência a maré de Ilheus.

Dica: não é necessário guia ou saber nadar para desfrutar das lindas piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora, basta muita disposição e ousadia!

Conhecer as praias da região

Com diversas opções de praias pela região, a beleza do local impressiona os turisas. Para quem gosta de natureza, tranquilidade e mar tranquilo, está no lugar certo. Quase todas as praias contêm marés bastante tranquilas, areias branquinhas e lindas vistas.

Praias como a Ponta do Mutá, Praia dos Três Coqueiros, Saquaíra e Cassange são excelentes para banho e para uma boa caminhada. Conhecer essa região agrega bastante e faz melhorar nosso dia. A maioria das praias sempre são contempladas por bons coqueiros e casas de veraneio.

Praia da região de Taipu de Fora

Lagoa do Cassange

Localizada próxima a Praia do Cassange, a Lagoa do Cassange fica distante 300 metros do mar e sua água é doce. Muito calma e rasa, é excelente para um bom mergulho e prática de esportes. Ao seu redor existem boas pousadas e restaurantes, tornando o passeio ainda melhor.

Taipu de Dentro

Um pequeno vilarejo, localizado cerca de 4 km da Praia de Taipu de Fora, bastante tranquilo e com grande maioria de pescadores, o espaço é bastante simples e receptivo. Pouco conhecido pelos turistas, existem no local casas para alugar e uma pequena praia, sob a Baía de Camamu, onde é possível fotografar e observar um lindo pôr do sol.

Taipu de Dentro

Como chegar à Praia de Taipu de Fora

Para chegar até a Praia de Taipu de Fora você deve escolher entre duas opções. Existe a opção de quem vai a partir de Camamu e a opção de quem vai a partir de Barra Grande.

A opção mais rápida e prática é através de Camamu. O trajeto é feito por barcos e lanchas, por cerca de meia hora. No geral são bastante seguros e diversas empresas trabalham com isso, com um preço em torno de 30 reais. Vale lembrar que, o porto de Camamu fica localizado a 194 km de Salvador.

A outra opção para quem vai a Praia de Taipu de Fora é através de Barra Grande. Nesse trajeto você pode escolher entre duas opções.

A opção mais tradicional e utilizada pela grande maioria, é através de veículos 4×4 que transportam passageiros, saindo de Barra Grande. O transporte é bastante tranquilo e feito por estrada de terra.

Com esse mesmo pessoal dos veículos, você consegue agendar demais passeios e translado. O preço varia de 20 a 30 reais até a Praia de Taipu de Fora.

Outra opção é ir com o carro particular para a praia, porém é importante lembrar que, a estrada é toda de terra e bastante precária, sendo bem provável encontrar problemas pelo caminho. Caso for realizar o trajeto com carro particular, faça com um 4×4 para melhor segurança e rapidez.

Onde comer em Taipu de Fora

A praia de Taipu de Fora não conta com grandes infraestruturas de restaurantes e opções de alimentação, porém há lugares que servem boas comidas e petiscos. Além de algumas barracas maiores que servem opções como peixes e camarões, existem também os ambulantes que vendem sorvetes, bebidas e os famosos acarajés.

Em relação aos preços, eles costumam serem salgados e aumentam na alta temporada. Uma boa opção é levar uma pequena bolsa com lanches naturais e consumir apenas o necessário no local.

Os melhores e maiores restaurantes ficam localizados em Barra Grande.

Onde se hospedar na Praia de Taipu de Fora

Para quem deseja se hospedar próximo da Praia de Taipu de Fora ou nas praias vizinhas, as opções são bem escassas e não tão luxuosas. Tudo é bastante simples e deve ser reservado com antecedência, pois são poucas as vagas e costumam encher na alta temporada. Uma excelente local de hospedagem a Pousada Taipú de Fora.

Uma dica bastante válida para quem vai viajar para a região é se hospedar em Barra Grande, um local com mais infraestrutura, bons restaurantes e uma maior facilidade na locomoção. Outro ponto bastante interessante de ficar em Barra Grande é que você pode ficar próximo ao trapiche, que é de onde partem as embarcações para Camamu.

Quando ir para a Praia de Taipu de Fora

Como sabemos, a Bahia é um estado em que o calor predomina em quase todo o ano. Entretanto, sabemos que na alta temporada quase tudo fica bem cheio e pode acontecer pequenos transtornos para o turista.

Portanto, tente se programar ao máximo para a sua viagem, incluindo hospedagem e passeios. Já em relação ao tempo, é necessário observar algum site de previsão do tempo, porém, é quase certeza de encontrar um dia de sol aberto e muito calor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *