Trindade, Rj: o que fazer, natureza e praias

Para quem gosta de relaxar, não liga para badalação e se amarra em lugares simples, deve conhecer o que fazer em Trindade, RJ, pois essa pequena vila é repleta de energias positivas e muitos locais lindos para visitar. Por volta dos anos de 1970, a vila começou a receber diversos amantes do surf e muitos hippies, que ficaram impressionados pela grande beleza da região, com praias limpas, cachoeiras, e muita natureza.

Fui para Trindade no ano de 2018 e o local ainda conserva o seu ambiente simples, pacato e com muitos restaurantes rústicos, guardando toda sua cultura caiçara e muita beleza natural conservada.

O local é repleto de campings, pousadas e muitos turistas do Brasil e do Mundo todo, principalmente argentinos!

Aceita ler um pouco sobre esse paraíso localizado na parte sul do Rio de Janeiro? Se você tem um espírito aventureiro e ama praias, venha comigo!

O que fazer em Trindade Rj

Trindade é o local ideal para quem ama a natureza e é bem calmo. No local, durante o dia, você deve aproveitar as cachoeiras, as praias, a natureza.

Pela noite, aproveite o centro de Trindade e as diversas festinhas que rolam pelas praias. Geralmente acontecem shows, festas reggaes, porém nada marcado com antecedência.

Cachoeira Trindade

Como chegar em Trindade

Para quem está hospedado em Paraty, Trindade fica a 24 km, todos eles percorridos na BR-101. Após isso, deve-se entrar na Estrada de Trindade.

Quem vem de carro de São Paulo, deve seguir pela Rodovia Ayrton Senna, entrar na BR 383 e continuar na BR-101, até a Estrada de Trindade.

Já para quem vem do Rio de Janeiro, a viagem tem duração de 5 horas, podendo ser feita pela Rodovia Governador Mário Covas ou pela Presidente Dutra.

Vale lembrar que existem ônibus urbanos que levam e trazem turistas de Paraty para Trindade, assim como vans, a seguir mostraremos uma foto com os horários dos ônibus.

Horários de ônibus em Trindade

Onde ficar em Trindade

Para quem desejar conhecer Trindade, existem duas opções para se fazer: ou você fica hospedado em Paraty e viaja todo dia para Trindade, ou você se hospeda em Trindade mesmo, para aproveitar por completo a viagem.

No local, existem basicamente 3 opções de estadia. Os campings, os hostels e as pousadas. Os preços variam de lugar para lugar, existem lugares opções mais caras que são as pousadas e as mais baratas que são campings bem roots.

Pousadas

Hostels

Campings

Quantos dias ficar em Trindade Rj

Para uma viagem completa por Trindade você deve ficar no mínimo 3 dias. O local contém diversas praias, trilhas e muita natureza, que dividindo entre os dias, você consegue aproveitar um pouco de tudo.

Caso queira conhecer a Praia do Sono, você deve aumentar um dia no seu roteiro, pois o local fica bem mais distante.

As praias começam a ficar sem sol por volta das 17 horas, onde os turistas vão conhecer o pequeno centro de Trindade e comer em seus restaurantes.

Saiba também o que fazer em Águas de Lindóia Sp em nosso site.

Praia do Meio

A Praia do Meio em Trindade, na minha opinião, é a mais charmosa do local. Com ondas bem calmas, faixa de areia pequena e pouco movimento, o local é ótimo para quem tem crianças e para quem quer relaxar.

No local, existem diversas pedras que podem gerar ótimas fotos do local, com um lindo pôr do sol também. Desse local, partem os barcos para a Piscina Natural do Cachadaço, com o preço variando de 15$ a 30$.

No local, também passa um riacho de águas bem geladas.

Praia do Meio Trindade

Praia Brava

Certamente a praia mais isolada de Trindade, a Praia Brava é fascinante e quem vai até ela desfruta de enorme beleza. Para pegar a trilha até a praia, é necessário voltar até a estrada de Trindade e observar a sinalização do início da trilha.

Praia Brava Trindade

Há um espaço no local para no máximo 5 carros, e geralmente, ficam alguns ambulantes na estrada, na entrada da trilha, vendendo bebidas e salgados.

A trilha dura cerca de 30 minutos e é bastante escorregadia. Em alguns lugares, foram colocados apoios para descer, pois o caminho de ida é mais dificultoso devido ao risco de escorregamentos.

Chegando na praia, você irá encontrar certamente um mar de areia sem nenhuma pessoa. A Praia Brava geralmente fica vazia e com areia bem limpa. Na praia, um rio corta a areia e deságua no mar, sendo que existe uma trilha até uma pequena cachoeira dentro da mata.

Ao fundo da praia, existe um lugar não oficial, que é conhecido como a parte de nudismo do local, então não estranhe se ver alguém nu por lá.

Praia Brava Reserva Ecológica

 

O mar do local é bastante agitado e geralmente com bastante algas e espécies de plantas na água.

Praia do Cepilho

A Praia do Cepilho é conhecida pelos surfistas, pois é o local com ondas mais fortes da região. Em sua maioria dos dias, o local é bem pouco movimentado, com poucos bares e quiosques, sendo apenas movimentado por pessoas que gostam de caminhar e passear pela região.

Para quem vai no local, fica o cuidado com o mar que costuma ficar bastante agitado.

Praia de Fora

A Praia de Fora é o último ponto de acesso em que o ônibus local deixa os turistas. Nessa praia, existem diversos campings e pousadas, que ficam literalmente com os pés na areia.

Praia de Fora Trindade

Contém diversos bares e fica bem próximo do centro de Trindade, sendo possível ir e voltar de mercados e do seu local de hospedagem.

Praia dos Ranchos

Com uma vista maravilhosa, certamente essa praia é a mais movimentada do local. Com diversos quiosques e bares, o local fica repleto de guardas sol, com muitos turistas e ambulantes.

No local, é normal acontecer música ao vivo, atrações e a noite ocorre alguns eventos.

Em relação a preços, no local as coisas não são baratas. Os bares costumam exagerar nos preços.

Praia dos Ranchos Trindade RJ

O local é ideal para quem gosta de diversão, movimento e uma água tranquila para relaxar.

Praia do Cachadaço

No caminho da Piscina Natural do Cachadaço, a Praia do Cachadaço é bastante grande, porém com pequeno movimento. O local é bastante tranquilo, com apenas um restaurante e ondas de tamanhos médios.

O local é ideal para quem gosta de sossego e tranquilidade, podendo trazer sua cadeira e seus comes e bebes, sempre lembrando de recolher tudo.

Para chegar no local são necessários cerca de 10 minutos de caminhada.

Trilha para Piscina Natural do Cachadaço

Piscina Natural do Cachadaço

Para chegar até o local, é necessário fazer uma trilha de cerca de 25 minutos, de grau moderado de dificuldade, podendo aumentar em dias de chuvas. A trilha é bem sinalizada e contém diversos degraus, corrimãos e apoios durante o percurso.

Para quem quer evitar a trilha, existem os barcos que levam até o local, com o preço em torno de 15$.

Piscina Natural do Cachadaço

No local, você vai encontrar uma área cercada por pedras gigantes, que formam uma piscina natural, transmitindo muita paz. No local, existem diversos peixes, porém não é recomendado alimentá-los.

Vale lembrar que, em dias de grandes movimentos, o local fica lotado e é difícil o banho, mesmo a área sendo tranquila em relação a ondas.

Piscina Natural do Cachadaço

Cachoeira da Pedra Que Engole

Um dos locais mais interessantes de Trindade, a Pedra Que Engole, é encontrada em meio a uma trilha em mata fechada. O local não é de difícil acesso, mas gera muito medo quando chegamos lá.

Pedra que Engole Trindade

A cachoeira é de certa forma tranquila, o local não é fundo e é visitado por diversas pessoas. Muitas preferem não se aventurar, mas recomendo a diversão, pois o perigo é quase inexistente.

O local contém água doce e é repleto de natureza e muita diversão.

Pedra que Engole Trindade

Dicas gerais de Trindade

Aqui está uma pequena lista com dicas sobre sua permanência em Trindade:

  • Sinal de telefone no local ainda é bastante complicado, recomendados que deixe um número de emergência no local em que está hospedado.
  • Os ônibus de Paraty passam de 1 em 1 hora, fique atento para não perder.
  • Em Trindade não existem caixas eletrônicos, apenas em Paraty. Evite levar apenas cartão para o local.
  • Em caso de alta temporada, reserve seu local com antecedência. Geralmente, é comum lotar diversas hospedagem e o turista ficar sem lugar para dormir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *