Ilha das Couves: como ir, dicas e passeios

Com uma beleza incrível, a Ilha das Couves é um paraíso para quem vai em Ubatuba. Repleta de tranquilidade, muita natureza e atrações, o local ficou bastante conhecido pelos turistas.

Nesse artigo, preparamos um guia completo da ilha, com muitas dicas e passeios que você pode realizar enquanto estiver visitando a mesma. Acima de tudo, lembramos que a preservação do local é um ponto bastante importante para a manutenção do turismo e da biodiversidade presente.

Ilha das Couves em Ubatuba

Onde fica a Ilha das Couves

A Ilha das Couves fica localizada em Ubatuba, cerca de 2,5 quilômetros do continente. Localizada mais na parte Norte da cidade, o espaço ganhou fama a pouco tempo e começou a ser muito procurado por diversos turistas.

Seu espaço é basicamente coberto por uma grande vegetação de árvores nativas, contendo apenas duas praias. A seguir, deixaremos um mapa do local para melhor visualização.

Como chegar até a Ilha das Couves

Para chegar até a Ilha das Couves, não faltam opções. Você pode realizar a travessia em barcos, lanchas e escunas. Existem diversas praias que oferecem o passeio, ficando por conta do turista a opção mais desejada e de melhor custo benefício.

Acima de tudo, lembramos que, o único modo do turista chegar até o local é através do mar, não existe caminho terrestre ou algo do tipo. Portanto, para quem vê algum empecilho nesses meios de locomoção, recomendamos ficar atento a postagem.

Falaremos a respeito das duas travessias mais conhecidas, através da Praia de Picinguaba e através da Praia da Almada.

Travessia através da Praia de Picinguaba

Sem dúvidas é a travessia mais utilizada pelos turistas, tanto pelo preço mais em conta e também por conta de a distância ser mais curta.

A travessia leva cerca de 15 minutos e é realizada pelos barqueiros da Vila de Picinguaba. O valor varia de acordo com a época do ano, mas fica em torno de 40 reais.

Portanto, para quem deseja realizar o passeio até a ilha, essa é uma excelente opção. Também existe a opção de você já agendar o passeio com antecedência, precisando chegar apenas no horário marcado.

Como a Praia de Picinguaba fica na parte Norte de Ubatuba, bem próximo a Paraty, deve-se levar em conta sua localização e o tempo de estrada. Sobretudo, também não esqueça de combinar com o barqueiro o horário de retorno para Ubatuba, assim, você já se programa e evita confusões.

Travessia através da Praia da Almada

Ir para a Ilha das Couves através da Praia da Almada também é uma boa escolha. O trajeto dura cerca de 25 minutos e é feito de lancha.

É uma opção mais confortável para quem vai com a família toda. O preço é maior que a travessia pela Praia de Picinguaba, fica em torno de 60 reais.

Nessa travessia, como a distância é maior, você consegue aproveitar melhor a vista do mar e, em alguns casos, consegue até observar golfinhos e tartarugas, que aparecem em algumas épocas do ano na região.

Infraestrutura da ilha

Por ser uma ilha pequena e bastante conservada com natureza em todo seu entorno, a infraestrutura do local é pequena, o que não quer dizer ruim.

Contanto apenas com um quiosque, que fica localizado na Praia da Terra, recomendamos que o turista leve seu próprio alimento durante o passeio.

Esse quiosque é mantido por uma família que habita o local há mais de 35 anos. Os preços não são dos melhores, e na maioria das vezes, os pratos são comtemplados com frutos do mar e peixes.

Existem dias de pouco movimento que o quiosque permanece fechado, portanto, fique atento em relação a alimentação, uso de banheiro e afins.

Vale lembrar que, não há coleta de lixo na ilha, sendo assim, é importante o turista carregar seu próprio lixo para destinar no local correto, ajudando na preservação da ilha e da natureza ao redor.

Não existe na ilha lugares para hospedagem, seja campings ou hotéis. O passeio ocorre em um dia e é, na maioria das vezes, combinado com a agência.

O que fazer na Ilha das Couves

Para quem vai conhecer a Ilha das Couves, atrações não vão faltar. Desde a beleza de águas limpas e muita natureza, o local contém trilhas, duas principais praias e um excelente quiosque.

Praia Menor

O ponto de chegada dos turistas é feito por essa praia. Conhecida também como Praia das Couves, o local é pequeno e com o passar do dia fica bastante movimentado. Nessa região realizam-se diversos mergulhos, lanchas fazem pequenas festas, entre outras coisas.

Praia Maior

Sendo a praia mais conhecida e o ponto mais disputado para passar o dia com um belo banho de mar e muito sol, a Praia Maior (conhecida também como Praia de Fora) contém uma grande faixa de areia e cerca de 200 metros de comprimento.

Para chegar nela, é necessário realizar uma pequena trilha de 5 minutos da Praia Menor. Com um acesso bastante tranquilo, é a opção mais desejada pelos turistas.

Trilha do Topo

Para quem gosta de aventura, lindas paisagens e trilhas em meio a natureza, conhecer a Trilha do Topo é uma ótima opção. Com guias credenciados de Ubatuba, o trajeto tem dificuldade média e leva até o lugar mais alto da ilha.

No final da Trilha do Topo, você irá ter uma vista privilegiada de toda a região da Ilha das Couves, muita natureza e muito mar.

Mergulhar de Snorkel

Com a opção de aluguel dos equipamentos na própria lancha de passeio, a prática de snorkel é muito recorrente na região, principalmente por conta da grande variedade de vida marina que você consegue observar no mar.

É uma atividade muito prazerosa e requer pouca técnica. Para quem tem câmera a prova d’água, é muito interessante levar para fotografar lindos peixes.

O que levar no passeio até a Ilha das Couves?

Para você que está preocupado com o que levar na sua visita, fique atento nessas dicas.

Para um passeio tranquilo, leve todos os trajes de banho, protetor solar, toalhas e muita água.

Recomenda-se também levar algum repelente, pois em determinadas épocas do ano os mosquitos atacam na ilha. Vale lembrar que, existe um quiosque no local, mas para você que quer economizar é bacana levar algum lanche dentro da bolsa para consumir.

O mais importante de tudo é recolher seu lixo no final do dia e descartar em local correto, ajudando a preservação do local.

Ilha das Couves no Litoral Norte

Quando visitar a Ilha das Couves

Para você aproveitar bastante a Ilha das Couves, recomendamos ir durante os dias de semana. Sobretudo, durante os fins de semana e feriados, o local fica repleto de turistas.

A alta temporada, que vai de dezembro até fevereiro, chega a receber até mil turistas na ilha, causando muita aglomeração e impossibilitando uma diversão por completa, principalmente se você for com criança.

Conheça também a Praia do Tenório em Ubatuba.

Para aproveitar bastante, vá logo pela manhã para a ilha, por volta das 9 horas. Nesse horário as embarcações estão chegando e você poderá aproveitar bastante.

Caso sua viagem for curta por Ubatuba e não restar alternativas, você pode ir em finais de semana e ser mais precavido com a lotação, sabendo aproveitar e programando bem seu passeio.

Paisagens na Ilha das Couves

Informações da Ilha das Couves

A Ilha das Couves é um território que pertence a Marinha e é envolvida por uma natureza enorme, com muita Mata Atlântica. O número de visitantes no local é limitado, com máximo de 531 visitantes por dia. Portanto, na alta temporada, fique esperto e não dê bobeira de perder o passeio.

Com 60 hectares, o local é repleto de beleza e muita simpatia. Existe no local, uma família que zela pela ilha, que inclusive contêm o único quiosque no local.

O local é muito bem conservado e é necessário muita conscientização para visitar. São proibidos o uso de coolers, caixas de isopor, pesca, entre outras coisas no espaço.

Já em relação ao mar, ele é bastante calmo e excelente para banho, principalmente para quem está acompanhado de crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *