Praia do Tenório em Ubatuba: guia completo

Uma praia bastante tranquila e de fácil acesso, a Praia do Tenório em Ubatuba é muito visitada por famílias que procuram tranquilidade e diversão. Com um mar bastante calmo, água limpa e boa infraestrutura, o local chama a atenção do turista.

Com aproximadamente 500 metros de extensão de areia, a praia é toda arborizada e fica localizada em uma região bastante tranquila. É comum na alta temporada encontrar a areia repleta de turistas, grupos e famílias aproveitando uma ótima tarde de sol. Para conhecer um pouco mais sobre o lugar e os passeios para realizar na Praia do Tenório, fique com a gente nessa publicação.

Praia do Tenório em Ubatuba

Onde fica a Praia do Tenório?

Localizada em um local bastante privilegiado, a praia fica localizada entre Praia Grande e Praia Vermelhinha. O local não permite a entrada de carros, sendo necessário deixar nas ruas próximas e pagar a taxa da zona azul.

Sobretudo, para quem não sabe, sua localização é na cidade de Ubatuba, no litoral Norte paulista.

Como chegar na Praia do Tenório?

Para chegar até a Praia do Tenório, o acesso é bastante simples e bem sinalizado. Existe três entradas, nas quais todas você deve estacionar seu carro metros antes da praia, em estacionamentos pela região. Para quem está na Rodovia Rio-Santos, o acesso vai ser no KM 53.

Para quem já está em Ubatuba, indo pela Praia Grande, existe um trevo que dá acesso à praia, na Rua Capitão Felipe. Já para quem está na região central da cidade, o acesso mais fácil é através da Praia do Itaguá.

O que fazer na Praia do Tenório

As atrações na Praia do Tenório estão associadas a natureza e ao centro de Ubatuba. Por estar bem localizada e cercada de muita natureza, conhecer praias ao redor e dar uma passada pelo centro de Ubatuba é uma ótima escolha. Acima de tudo, o local contempla atividades de baixo custo e bem acessíveis ao turista. A seguir, falaremos um pouco sobre o que fazer na Praia do Tenório.

1. Conhecer as praias vizinhas

Bem próximo da Praia Grande e da Praia do Cedro, ir a pé para essas praias é uma atividade bem tranquila. Com maior movimento e uma orla mais movimentada, essas praias contam com uma maior infraestrutura.

Recomendamos passar uma tarde em cada praia, para conhecer bem o lugar e desfrutar do seu melhor.

2. Alugar pranchas

A prática de surf na região é bastante conhecida e o aluguel de pranchas para a atividade é bem comum. Além disso, na alta temporada existem agências que dão pequenas aulas aos turistas e proporcionam conhecimento a respeito do surf.

Por conta da maré da região ser bem tranquila, turistas que nunca surfaram tem certa facilidade com a prancha, mesmo assim.

3. Conhecer o Projeto Tamar

Um dos passeios mais recomendados para quem gosta de animais e para as crianças, o Projeto Tamar fica na cidade de Ubatuba e recebe milhares de turistas o ano todo. Nele, é possível conhecer muitas espécies de tartarugas e inclusive alimentar elas. É um passeio muito válido, com muita aprendizagem e conhecimento a respeito da preservação ambiental.

Para quem está com criança, sem dúvidas, vale muito a pena. É pago uma taxa para entrar no local.

4. Visitar o Aquário de Ubatuba

Uma excelente opção para conhecer muita da vida marinha e da vida de água doce do Brasil. Por ser bem conhecido, o lugar recebe turistas o ano todo, sendo muito recomendado para famílias que enfrentam um dia de chuva.

O lugar é todo coberto e dispõe de diversas atividades. A entrada é paga mas vale muito a pena o passeio.

5. Conhecer a Ilha de Anchieta

Essa é uma atração um pouco mais longa, entretanto, que vale cada centavo. Um passeio de barco incrível, para uma ilha que guarda grandes histórias. Suas belezas naturais são bem aparentes e tudo é maravilhoso.

Na ilha, o passeio inclui trilhas em meio a mata, visitação de pequenas praias com água cristalina e vista de alguns mirantes.

6. Fazer passeios de barco

Uma opção bastante válida para quem gosta de aventura e muito contato com a natureza, os passeios de barco no mar de Ubatuba sempre chamam a atenção. Com roteiros bem variados, o turista tem uma vista bastante interessante de toda a região e, muitas vezes, consegue conhecer praias quase desertas.

7. Centro de Ubatuba na Rua Guarani

Uma das atividades preferidas dos turistas, conhecer o centro de Ubatuba, a Rua Guarani e todo seu entorno, é uma excelente escolha. A região conta com excelentes lojas, restaurantes e um clima muito gostoso.

Ideal para jantar, o local é bastante seguro e acolhedor. Além disso, você pode escolher diversas lembranças para levar para os familiares, existem diversas lojas de artesanato pelo local.

Infraestrutura da Praia do Tenório

A infraestrutura na Praia do Tenório é considerada boa, com diversos quiosques que servem porções, bebidas e utensílios como cadeira e guarda sol. Além disso, a maioria dos quiosques contam com banheiro para o turista.

Existe também um grande número de ambulantes na alta temporada, vendendo dos mais variados produtos, desde comes e bebes, até óculos. Em relação ao entorno da praia, existe uma boa área comercial com restaurantes, mercados e farmácias.

Conheça também a Praia do Lázaro em Ubatuba.

Existe no local um estacionamento também, no qual é necessário fazer o pagamento da zona azul. No mais, o lugar é considerável seguro e bastante atrativo, fazendo o turista se sentir confortável e tranquilo.

Onde se hospedar na Praia do Tenório

Por ficar localizada bem próximo ao centro de Ubatuba, a Praia do Tenório conta com excelente rede hoteleira, com várias casas para temporada, hotéis e boas pousadas. Fica ao critério do turista se hospedar na própria praia ou se hospedar em praias vizinhas, como em Itaguá ou na Praia Grande.

Os locais ficam bem próximos e você consegue se locomover de uma maneira bem tranquila. Em relação aos preços, existem preços bem variados que conseguem atender a todos os estilos de turistas, desde pequenos campings e pousadas, até excelentes hotéis. A seguir, deixaremos uma pequena lista de opções para o turista:

  • Pousada do Tenório: muito próximo a Praia do Tenório, cerca de 150 metros, a pousada atende muito bem o turista, com excelentes quartos, área de lazer e café da manhã. Sobretudo, é uma das mais conhecidas na região. Os preços são justos e recomendados principalmente para casais.
  • Hotel Pousada do Sol: praticamente de frente a praia, o espaço é muito confortável e oferece ótima infraestrutura. Com uma boa piscina, excelente vista e saboroso café da manhã, é uma excelente opção para quem planeja visitar a região.
  • Pousada Serrate: uma opção mais em conta, mas que não deixa nada a desejar, a Pousada Serrate contém bons quartos, móveis novos e excelente área externa. Sua localização é bastante privilegiada, bem próxima a vários comércios.

Onde comer na Praia do Tenório

As opções de restaurantes na Praia do Tenório e em seu entorno, envolvem muitas opções e uma faixa bastante grande de preço. Sobretudo, na própria praia você consegue boas barracas, com pratos bem acessíveis e com qualidade. Algumas delas servem porções, bebidas e até mesmo almoço.

Entretanto, para quem prefere algo mais formal e com requinte, ir até o centro de Ubatuba e visitar algum restaurante, vale muito a pena. Com excelentes opções, englobando todos os gostos e estilos, o local é bastante agitado e, sem dúvidas, o turista não vai se arrepender.

Sobretudo, para quem gosta de economizar, a dica é levar seu lanche para a praia de casa, podendo comer a vontade e não gastar tanto assim. Essa opção é uma das mais realizadas pelos jovens.

Dicas gerais

Em suma, a Praia do Tenório é uma excelente opção no litoral paulista para quem gosta de tranquilidade e sossego. A praia em si é bastante preservada, com boa infraestrutura e um mar bem calmo. Em relação a segurança, as queixas de assaltos e roubos na região são bem difíceis, mas sempre é válido ficar atento.

O que fazer na Praia do Tenório

No mais, aproveitar todos os passeios da região, envolvendo muita natureza e excelentes opções, é o mais importante para você voltar para casa satisfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *