Ilha dos Frades: guia completo

Ilha dos Frades: guia completo

Anúncios

Com um ambiente muito agradável, tranquilo e de muito contato com a natureza, a Ilha dos Frades na Baía de Todos os Santos é perfeita para quem quer conhecer um pouco mais da cultura baiana.

Vale muito a pena realizar o tour até a ilha, visitar seus pontos turísticos e conhecer suas lindas praias. Então, fique conosco nesse artigo e conheça o guia completo sobre a Ilha dos Frades, com dicas de passeios, como chegar e até mesmo onde comer. Aproveite!

Anúncios

Onde fica a Ilha dos Frades?

A Ilha dos Frades está localizada bem no centro da Baía de Todos os Santos, um local bastante estratégico dentro da navegação marítima. Para quem sai de Salvador, que é a maioria esmagadora dos passeios, o trajeto dura cerca de 2 horas.

A ilha pertence à cidade de Salvador, vale destacar. A seguir, deixaremos um mapa para melhor visualização da região.

Anúncios

Como chegar na Ilha dos Frades?

Para chegar até a Ilha dos Frades, o mais recomendado é ir até o Terminal Turístico Marítimo de Salvador e comprar sua passagem com algum vendedor credenciado. O valor fica em torno de 90 reais, no qual você realiza o passeio de barco, com duração aproximada de 2 horas.

Também existe a opção de realizar o tour através de uma agência, podendo incluir transfer saindo do hotel e tudo mais. Sobretudo, aí o valor sobe um pouco e pode chegar a até 150 reais.

Em suma, a viagem é bastante tranquila mas pode ser cansativa se você realizar na escuna, que é mais demorada. Porém, dentro da escuna existe bar, música ao vivo, entre outros detalhes, além de toda a vista da região.

No catamarã a viagem é mais rápida mas também mais disputada de conseguir, por isso, programa-se ou agende com uma agência de turismo.

Horários e duração dos passeios

Os passeios para a Ilha dos Frades costumam acontecer todos os dias, saindo pela manhã e retornando no final da tarde. Entretanto, é importante ficar atento com as condições climáticas para ter certeza que tudo ocorrerá bem.

Em suma, os passeios costumam sair por volta das 9 horas e retornam próximo das 17h30min. É importante programar-se para um melhor passeio e, de preferência, escolher entre os barcos ou o catamarã para o trajeto.

Lembramos que o catamarã é mais rápido, porém mais difícil de conseguir.

Taxa para acessar a Ilha dos Frades

Para acessar a Ilha dos Frades é necessário realizar o pagamento de uma taxa, que em 2022 está no valor de 25 reais. Portanto, assim que você sair do barco que te levou até a ilha, vá rapidamente até o local de pagamento para evitar filas.

Essa taxa ajuda na preservação ambiental do local, sendo extremamente importante.

Quando ir para a Ilha dos Frades

A boa notícia é que é possível aproveitar a Ilha dos Frades em quase qualquer época do ano, apreciando as belezas incríveis da região, além de se divertir com os passeios pelas praias na maior parte do tempo. Contudo, indicamos evitar visitar a região na época de chuvas, predominantemente entre os meses de abril a julho.

Sendo assim, o período mais indicado para quem quer aproveitar realmente a viagem com total segurança é entre novembro e fevereiro, ou seja, na alta temporada. 

O que fazer na Ilha dos Frades

Com mar cristalino de águas calmas, a Ilha dos Frades é um verdadeiro paraíso, localizada na Baía de Todos os Santos. Indicada para todos os públicos, oferece total liberdade para as crianças, enquanto os adultos podem aproveitar com tranquilidade as barracas na ótima infraestrutura da praia.

No entanto, por mais que apenas dar um passeio superficial já valha a pena, existem algumas atividades que não podem ficar para trás. Portanto, confira abaixo nossas principais dicas do que fazer na Ilha dos Frades: 

Praia da Viração

Essa é a praia ideal para quem gosta de lugares mais desertos e tranquilos. Contudo, como consequência ela não conta com nenhuma infraestrutura. Ou seja, não existem bares, guarda-sóis ou qualquer barraca, sendo necessário levar seu próprio lanche e bastante água, caso queira passar o dia inteiro por lá. Mas, por outro lado, você tem a praia praticamente somente para você, podendo aproveitar para se conectar com a natureza e relaxar por completo. 

O acesso não é difícil e para curtir esse paraíso de águas cristalinas e areia fofa, basta percorrer uma pequena trilha que sai da Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. 

Praia do Loreto

A Praia do Loreto está localizada no extremo sul da ilha e é um dos melhores pontos de banho na região de Salvador, com águas quentinhas, calmas e cristalinas, junto com uma faixa de areia branquinha e fina. Não deixe de visitar a incrível Igreja de Nossa Senhora do Loreto, erguida em meados do século XVII bem de frente para o mar, em meio à Mata Atlântica preservada. 

É importante lembrar ainda que, assim como na Praia de Viração, aqui você também não vai encontrar barracas, somente um píer para desembarque. Portanto, não deixe de levar seus lanches para passar o dia. 

Conheça também a Praia do Espelho na Bahia.

Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe

Com certeza, a praia mais conhecida da Ilha dos Frades. A praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe chama a atenção por diversos fatores, entretanto, o principal deles é em relação a sua Bandeira Azul.

A Bandeira Azul é dada para a praia que segue diversos padrões de conservação da água, costa e infraestrutura para banhistas. No Brasil, são poucas as praias que conseguem atingir essas médias para conseguir a bandeira.

Além desse fator, a praia conta com uma boa infraestrutura, a melhor da ilha, e tem um excelente espaço para caminhada, opções de comidas, serviços e afins. Por ser Bandeira Azul, não é possível levar animais de estimação para a praia e caixas de som com volume alto, além de ser proibido acampar.

Mirante da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe

O Mirante da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe é o mais conhecido da Ilha dos Frades, trazendo uma vista incrível de toda a região e de boa parte da ilha. O mirante fica localizado na igreja mais conhecida do local, construída no século XVII pelos portugueses.

A igreja foi restaurada no ano de 2007 e conta com uma boa infraestrutura interna, em um lugar bastante agradável. Para chegar até o mirante e a igreja é necessário subir uma escada, de acesso bem tranquilo.

A vista lá de cima é incrível e rende excelentes fotos. Sobretudo, salientamos também que na parte de trás da igreja, existe um cemitério que você pode visitar.

Onde comer na Ilha dos Frades

Ainda que tenha somente 8 quilômetros de extensão, a Ilha conta com ótima infraestrutura, com diversas opções de bares, restaurantes, barracas de praia, pousadas e mirantes para apreciar a paisagem, é claro. A Praia de Paramaná é a parte mais habitada da Ilha dos Frades e é aqui que se concentram as opções gastronômicas. Inclusive, essa região é famosa pelos bons restaurantes e quiosques.

Além disso, a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, como falamos, é a mais agitada e também possui excelente infraestrutura de restaurantes e barracas. 

Sendo assim, é importante deixar claro que sua visita não estará completa se você não experimentar a incrível culinária baiana preparada na Ilha dos Frades, riquíssima em sabor e reconhecida internacionalmente. Confira abaixo algumas das principais opções que separamos:

Restaurante Preta

Esse restaurante é puro charme e aconchego, localizado na Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Ele ocupa uma área bem ampla ao ar livre, com chão de areia para  manter o clima praiano mesmo durante as refeições, sendo o mais famoso da ilha. A decoração é bastante colorida e divertida, mas ao mesmo tempo sofisticada. O cardápio do restaurante é bastante variado, com entradas, saladas, pratos principais, sobremesas e drinks diversos. Além disso, é importante lembrar que se você quer visitar o local, é importante fazer sua reserva antecipada.  

Recanto da Lu Pousada e Restaurante

Além de restaurante, o estabelecimento também é pousada, facilitando para quem quer ficar hospedado na região. Em suma, os pratos variam bastante, com opções para todos os gostos e bolsos e é claro que você não pode deixar de experimentar a deliciosa moqueca baiana.

História sobre a Ilha dos Frades

A Ilha dos Frades contém esse nome por conta de dois frades assassinados no território, há muito tempo atrás. Isso aconteceu por conta que os mesmos, queriam catequizar os tupinambás que viviam na região.

Entretanto, nada confirma essa história e isso virou uma espécie de lenda local. Há também outras histórias que você pode escutar dos moradores mais velhos da ilha.

O que sabemos é que, a ilha faz parte de uma reserva ecológica municipal e está dentro da Área de Preservação Ambiental Estadual da Baía de Todos os Santos.