Bahia Brasil Nordeste Praia do Espelho

Praia do Espelho na Bahia: guia completo para aproveitar

Localizada no município de Curuípe, a Praia do Espelho se tornou muito conhecida de uns tempos para cá. Mesmo considerada cara em relação as praias da região, o destino é bastante procurado devido as grandes belezas das piscinas naturais e ao verdadeiro espelho de água formado no mar.

A região conta com ótimas pousadas e uma boa infraestrutura. Passear pela região faz você ficar encantado com as falésias cercando diversas praias e com os lindos coqueiros por todos os lados.

Nesse artigo, passaremos um guia completo para você aproveitar todas as atrações da região, desfrutando de todas as belezas naturais e do forte calor local.

Onde fica a Praia do Espelho?

A Praia do Espelho fica localizada na região Sul da Bahia, entre Trancoso e Caraíva. Para chegar ao local, são oferecidos diversos passeios por empresas de viagens, partindo das cidades mais conhecidas da região.

Uma boa opção é alugar um carro em Porto Seguro e realizar esse passeio mais tranquilo e no seu tempo. A distância de Caraíva até a Praia do Espelho é de aproximadamente 25 km.

A seguir, deixaremos um mapa completa da região, para melhor visualização e entendimento do turista.

O que fazer na Praia do Espelho

A seguir, mostraremos diversas dicas que podem ser seguidas durante um passeio pela Praia do Espelho. O local com bastante natureza e encanto, já foi considerado uma das praias mais bonitas do Brasil.

Os passeios se resumem a bastante praia, boas paisagens e contato frequente com a natureza.

Praia do Espelho no Sul da Bahia

Mirante na Praia do Espelho

Esse mirante não é tão conhecido na região e sua vista fica um pouco prejudicada por conta dos coqueiros. O caminho é feito em uma pequena trilha e então pode-se ter uma vista de toda a região.

Como não é possível ver a faixa de areia, o turista consegue ver os coqueiros e ao fundo o lindo mar azul. Vale a pena tirar bastantes fotos do local.

Observar o espelho de água

Para observar corretamente o efeito de espelho de água na Praia do Espelho, o turista deve torcer para o dia estar com pouco vento e com a combinação da maré baixa, fazendo com que a água fique mais parada que o normal.

Quando isso ocorre, forma-se um espelho bastante bonito. A tábua de marés pode ajudar o turista a encontrar esses momentos, que são mais comuns no início da manhã.

Piscinas naturais na Praia do Espelho

Um dos passeios principais da Praia do Espelho é conhecer as piscinas naturais que se formam no mar. Com a maré baixa, é possível andar sob os corais e observar tamanha natureza.

Nessas piscinas você pode encontrar diversos peixes e também realizar mergulhos com snorkel. Existem ainda empresas que fazem passeios para lugares mais distantes, onda as piscinas naturais são maiores e mais profundas.

Caminhar pelas praias

Uma opção bastante valida e de graça, é caminhar pelas lindas praias da região no período de maré baixa. Com isso, é possível caminhar e observar as piscinas naturais, os lindos coqueiros, falésias, etc.

Essa caminhada pode render ótimas fotos.

Dica em relação a maré

Para a maioria dos passeios na região da Praia do Espelho, é de fundamental importância a observação da maré no dia. A melhor maré para os passeios é a maré baixa, permitindo o turista caminhar pelas piscinas naturais, conhecer os corais, entre outras coisas.

Além disso, na maré alta, há diversos caminhos que ficam intransitáveis devido a chegada da água do mar. Vale a pena se informar através do site.

Maré Praia do Espelho

Onde comer na Praia do Espelho

Um dos assuntos mais questionados em relação a Praia do Espelho é sobre a alimentação à beira mar. Existem diversos quiosques que servem pratos, bebidas, frutos do mar, entre outras coisas.

A maioria desses quiosques cobram uma taxa de consumação mínima para o uso de suas dependências, com cadeira e guarda sol. O valor de consumação mínima fica entre 60 reais.

Os pratos individuais variam de 70 a 80 reais, um pouco acima dos valores de praias da região, deixando a praia com um custo considerável alto.

Do mais, a estruturas dos quiosques e barracas são ótimas, com cadeiras e espreguiçadeiras de boa qualidade.

Praias pela região

A região da Praia do Espelho na Bahia contém diversas praias vizinhas que são tão bonitas quanto essa e bem menos movimentada. Vale a pena visitar e aproveitar as lindas paisagens da região. A seguir, falaremos sobre algumas praias conhecidas.

Praia do Outeiro

Bastante famosa pela quantidade de corais a mostra na maré baixa, conhecer essa praia vale a pena. Quando a maré está baixa, você consegue caminhar um longo trecho e ir observando a vida marinha.

A Praia do Outeiro fica bem em frente ao Condomínio Outeiro e não é tão visitada quanto as outras, porém é muito bonita também.

Praia dos Amores

Uma praia bastante visitada e muito bonita por conta dos corais e das grandes piscinais naturais que se formam com a maré baixa, a Praia dos Amores recebe esse nome por conta dos diversos casais que procuram o lugar para namorar.

Isso ocorre pois na maré alta, a praia fica praticamente ilhada. Vale lembrar do cuidado ao caminhar pois os corais podem machucar os pés.

Praia de Curuípe

Uma praia mais afastada e com aspecto mais selvagem, a Praia de Curuípe pode ser encontrada depois de uma bela caminhada. O local na maré baixa é bastante bonito e impressiona com os números coqueiros e sua geologia local.

Importante lembrar que, na maré alta a praia pode ficar isolada, devido ao avanço das águas.

Onde se hospedar Praia do Espelho?

As opções de hospedagem na Praia do Espelho variam bastante e geralmente são com um preço elevado, em relação ao restante da região. Existem pousadas mais luxuosas e com ótimas infraestruturas e também aquelas com estilo de pé na areia, um pouco mais em conta.

As áreas de lazer e o café da manhã se destacam por conta do ótimo serviço. Como muitas pessoas preferem fazer o famoso bate e volta, as opções pela região ficaram caras e se tornam um pouco complicadas para quem busca uma viagem mais econômica.

A seguir, listaremos algumas pousadas e condomínios disponíveis para os turistas se hospedarem, sempre atentos a taxa de diária e a localização do local. Recomendamos o booking para melhor pesquisa de lugares.

  • Espelho Bahia Blue House;
  • Pousada Enseada do Espelho;
  • Pousada do Outeiro;
  • Pousada Recanto do Espelho.

Quando visitar a Praia do Espelho

A região da Praia do Espelho é conhecida por calor o ano todo, sol forte e muita diversão. Entretanto, existe algumas épocas do ano que recomendamos com mais certeza os passeios.

Conheça também a Praia do Forte na Bahia.

Essas épocas são quando a maré está mais baixa, propiciando encontrar o espelho no mar, e também, a época que menos chove na região. Os meses mais quentes são no verão, entre fevereiro e março, recebendo muitos turistas que buscam diversão e muito sol.

Praia do Espelho na Bahia

Sobretudo, em relação a maré baixa, você deve se atentar com a hora e o dia do passeio, podendo consultar a tábua de marés da região, tendo mais precisão nas suas informações.

Quantos dias ficar na Praia do Espelho

Caso você vá viajar com calma e tem tempo disponível para conhecer todas as atrações da região, recomendamos ao menos 2 dias na Praia do Espelho. Você pode curtir boas pousadas na região, conhecer outras praias, visitar Trancoso e Caraíva, entre outros passeios.

Por isso, se planejar para ficar bons dias na região é fundamental. Além disso, recomendamos o aluguel de um carro para aproveitar as atrações com mais liberdade e flexibilidade nos passeios.

Você também pode gostar...