Praia do Forte na Bahia: guia completo

Sem dúvidas, uma das praias mais visitadas da Bahia, a Praia do Forte vem ganhando fama a cada ano que passa, não apenas por conta de sua linda praia, mas também pelas ótimas atividades que ficam bem próximas dela.

Por estar localizada bem próximo de Salvador, o local recebe turistas o ano todo e consegue apresentar um lugar calmo e muito acolhedor. Sem dúvidas, ao visitar a Praia do Forte na Bahia você guardará na lembrança apenas coisas boas.

Nessa publicação, contaremos um pouco sobre o local e suas principais atrações, deixando um guia completo para o turista que tem curiosidade ou deseja visitar o local.

Praia do Forte

O que fazer na Praia do Forte?

Uma região bastante acolhedora, cercada de bastante natureza e simplicidade, a Praia do Forte é um dos pontos turísticos mais procurados na Bahia. Sobretudo, saber o que fazer no local de maneira detalhada, melhora o seu passeio e otimiza o seu tempo.

A seguir, iremos citar algumas das atrações que você pode realizar ao visitar a Praia do Forte na Bahia.

Vila da Praia do Forte

Com uma vila bastante tranquila, o local é muito visitado pelos turistas para a compra de lembranças e para observar as lindas lojas. Durante o dia o local é bem calmo e oferece diversas opções de compra e alimentação. Já pela noite, o local fica mais badalado, até mesmo pelos moradores, com ótimas opções de bares.

Vale a pena reservar uma tarde para caminhar no local, um dos locais mais calmos da Praia do Forte.

Projeto Tamar

Bem próximo da Praia do Forte, o Projeto Tamar acompanha todo o ciclo de vida de diversas espécies de tartarugas marinhas, inclusive algumas ameaçadas de extinção. Nas praias da região, as mesmas vão para colocar seus ovos.

Para o turista, existe um complexo de tanques com tartarugas, podendo acompanhar seu processo de vida e aprender bastante sobre a importância da conservação do animal. É um passeio muito recomendado para as crianças.

Projeto TAMAR na Praia do Forte

Avistar baleias

Uma atração bastante procurada entre os meses de julho a novembro é a observação das baleias jubartes que migram para o litoral Norte da Bahia nessa época do ano. Com as águas mais quentes na região, é lá que elas acasalam e dão a luz.

Há diversos passeios realizados com o Instituto Baleia Jubarte que proporciona o turista lindas imagens, dependendo bastante da sorte. É comum avistar as baleias dando lindos saltos para fora da água, borrifando água, entre outras coisas.

Isso tudo ocorre não muito longe da costa.

Reserva Ecológica da Sapiranga

Para quem procura o que fazer na Praia do Forte, realizar trilhas dentro da Mata Atlântica pode ser uma aventura e tanto. A reserva é bastante conservada e os passeios podem ser feito a pé, de bicicleta, a cavalo ou até mesmo de quadriciclo.

Piscinas naturais na Praia do Forte

A região contém diversas piscinas naturais que se formam com a maré baixa. Uma praia logo ao lado, a Praia do Papa Gente, contém ótimos locais para mergulho. Vale ressaltar que, existem diversos guias locais que oferecem esse tipo de passeio, tudo de maneira segura e tranquila.

Para saber mais sobre a maré do dia, consulte sempre a tábua das marés.

Capela de São Francisco de Assis

Um dos cartões postais mais incríveis da cidade, a Capela de São Francisco de Assis fica de frente para o mar e é um ótimo local para fotos.

Construída no início do século 20, suas paredes internas contêm telas do pintor Carlos Bastos, representando a via sacra. Após sua reforma, o local ficou todo iluminado e chama muito a atenção dos turistas.

Capela de São Francisco de Assis na Praia do Forte

Castelo Garcia D’Ávila

Uma das construções mais antigas do Brasil, o Castelo Garcia’Ávila ou a Casa da Torre foi construído a partir de 1551 e servia de posto de observação para possíveis embarcações inimigas.

Fica localizado no ponto mais alto do litoral da Bahia e guarda até hoje muito de sua história. Contém características medievais e foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio e Artístico do Brasil).

O local é bastante visitado e impressiona os turistas. Não deixe de visitar quando for até a Praia do Forte na Bahia.

Castelo Garcia D’Ávila na Praia do Forte

Praia do Papa Gente

Uma praia bastante deserta e com uma atração muito desejada por todos. Os mergulhos nas piscinas naturais chamam a atenção dos turistas e são maravilhosos.

As piscinas contêm profundidade média e podem ser encontradas quando a maré está baixa. Nessas piscinas, você pode encontrar muita biodiversidade marinha, incluindo corais e diversos cardumes de peixes.

Conheça também a Praia de Taipu de Fora na Bahia.

Onde fica a Praia do Forte?

Localizada no município de Mata de São João, a Praia do Forte é de fácil acesso para muitas regiões, estando localizada no Norte da Bahia. Para quem vem de Salvador, a cidade fica a 80 quilômetros de distância.

Existe em Salvador um aeroporto que consegue atender bem a demanda da Bahia, podendo posteriormente, o turista alugar um carro até a Praia do Forte ou optar por ônibus que parte todos os dias. A cidade de Mata de São João tem cerca de 46 mil habitantes e é bastante acolhedora.

Como chegar na Praia do Forte

Para quem está procurando opções de chegar até a Praia do Forte, sem dúvidas, a melhor delas é o aluguel de carro no próprio aeroporto do estado. Com isso, você consegue ter maior flexibilidade nos passeios e tem a opção de conhecer diversas praias ao redor da Praia do Forte.

Entretanto, também existem opções mais baratas, como os diversos ônibus que levam até o local, custando um preço bem inferior ao aluguel de carros, porém, limitando você a passeios mais curtos e pertos.

Portanto, a melhor escolha é pensar bem antes de decidir como você gostaria de chegar e também aproveitar a Praia do Forte e região. Sempre prezamos pelo melhor custo-benefício do turista.

Quando ir para Praia do Forte

Como sabemos, a região Nordeste do Brasil costuma enfrentar calor em quase todas as estações do ano. O único fator limitante para a sua viagem pode ser a chuva.

Portanto, o planejamento para visitar a Praia do Forte em épocas com menos possibilidade de chuvas é o mais interessante. Os meses de setembro, outubro e novembro, são meses excelentes para visitar o local.

Além de tudo, estão na baixa temporada, com melhores preços e menor quantidade de turistas pelo região. Afinal, esse é outro ponto interessante para se levar em conta. Na alta temporada, tudo fica mais caro e bastante cheio, havendo até falta de disponibilidade de quartos em pousadas.

Onde se hospedar na Praia do Forte

A Praia do Forte conta com uma excelente rede de hotéis, hostels e pousadas para agradar os mais diversos públicos. Os preços variam bastante e vale a pena reservar antes durante a alta temporada, para evitar problemas. Sobretudo, como a região tem uma excelente infraestrutura, você deve decidir antes em qual área você quer ficar.

As opções de resorts a beira mar, com tudo incluso, são opções muito procuradas. Entretanto, para quem quer gastar menos, existem muitas opções na pequena vila, com pousadas e hospedagens mais em conta.

  • Praia do Forte Hostel: com café da manhã incluso, o local conta com boa estrutura e preços bem em conta. Vale bastante a pena para jovens que necessitam apenas de um lugar para descansar para curtir a viagem;
  • Pousada Tatuapara: com excelente área de lazer, com piscina, jardins e até mesmo serviços de massagem, essa pousada é uma as mais procuradas na região. Sua localização é bastante privilegiada e conta com um ótimo café da manhã.
  • Tivoli Ecoresort: de frente com a praia, esse é um dos resorts mais luxuosos da região, contendo uma infraestrutura de dar inveja. Excelente opção para quem vai com famílias e quer ficar bastante tranquilo, sem precisar sair do local para nada. As diárias incluem pacotes com alimentação completa.
  • Refúgio da Vila: bastante diferente das outras, essa pousada está rodeada de muita área verde, contendo um espaço muito bom para relaxar e ficar tranquilo durante a viagem. Conta com excelente área de lazer e espaços para alimentação.

Onde comer na Praia do Forte

Além das barracas a beira mar, as opções de alimentação na cidade ficam, na maioria delas, localizadas na pequena vila, em espaços bem charmosos.

Um desses espaços é o Souza Bar, conhecido pelo excelente bolinho de peixe. No período da noite, quase sempre ocorre música ao vivo e muita diversão.

Uma outra boa opção também é o Xicas’s Bistrô Restaurante, num lugar bastante charmoso e de muita qualidade. Em relação aos pratos, são servidos frutos do mar, grelhados e comidas típicas da Bahia.

O restaurante Papa Gente é um dos mais famosos da região, com grandes opções de pratos e bebidas, o local conta com uma excelente infraestrutura e muita organização. Vale a pena almoçar algum dia por aqui.

Informações gerais

Em suma, para quem pretende visitar a Praia do Forte na Bahia, sempre recomendamos ler um pouco sobre as principais atrações e ficar por dentro de boas dicas. Acima de tudo, deixamos claro que a região é bastante tranquila, com boa infraestrutura e com lugares maravilhosos para visitar.

Dicas como, hospedagens e alimentação, são bem particulares e vão depender bastante do estilo de viagem de cada um. Sobretudo, pesquisa bastante e saiba que a região é muito acolhedora, sempre estando de portas abertas para novos visitantes, com muita simplicidade e respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *