6 Lugares para conhecer no Tocantins

Um estado repleto de atrações e muitas atividades que envolvem a natureza, chama a atenção pela enorme diversidade de passeios e culturas. Quando você pensa em lugares para conhecer no Tocantins, a lista é extensa. É necessário programação, pois a maioria dos lugares estão distantes.

Nessa publicação, falaremos um pouco de alguns lugares que valem bastante a pena conhecer, com preço bastante acessível e, acima de tudo, muito respeito por parte dos moradores. Vale lembrar que, o estado de Tocantins fica localizado na região Norte do Brasil, tendo Palmas como sua capital.

Ilha do Bananal

A maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal faz divisa com diversos estados. Com uma área de 2 milhões de hectares, abriga muita diversidade tanto na fauna como na flora, além de uma aldeia indígena, das etnias Javaés e Karajá. Certamente um local muito interessante para conhecer.

Ou seja, o local é muito bonito e vale muito a pena a viajar. Para conseguir ingressar ao local, é necessário a autorização do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, ou da Funai. Dentro da ilha, é possível realizar algumas atividades de turismo ecológico e conhecer um pouco sobre a região, rendendo excelentes fotos.

Cantão

Um local muito conhecido para a admiração e conhecimento sobre pássaros, é uma verdadeira beleza natural. O local é a área de transição entre o ecossistema Amazônico e o Cerrado, portanto, contemplado por muita natureza e paisagens maravilhosas.

No local, é possível o turista realizar passeios de barco, trilhas dentro da mata e as famosas observações de pássaros no local. Destacamos que, a região abriga mais de 500 espécies de aves, além da enorme fauna e flora restante.

Palmas

A capital do estado de Tocantins é umas das maiores na região Norte do Brasil. A cidade em si foi feita a partir de um planejamento, com diversas construções com lindas arquiteturas e enormes avenidas. Dentro da cidade é possível realizar diversos passeios, além de conhecer um pouco a cultura local.

Opções de agências de viagens são bastante recomendadas para lugares mais longos, ou então, conhecer um pouco mais do centro da cidade, o mercado municipal, entre outras coisas.

Um ponto bastante visitado pela população e pelos turistas são as praias fluviais, por exemplo, que se formam durante o ano todo, sendo bem frequentada. No geral elas contem boa infraestrutura e opções para estadia.

Vale lembrar que, todo mês de junho acontece uma enorme Festa Junina na cidade, chamada de Arraiá da Capital, movimentando diversas quadrilhas. Certamente, uma excelente opção de lugares para conhecer no Tocantins.

Lagoa do Japonês

Um dos locais mais visitados do estado, a Lagoa do Japonês é conhecida por suas famosas águas limpas e pelo visual magnífico do local. Localizada próximo da cidade de Pindorama, cerca de 250 km de Palmas, para chegar até o local é necessário precaução. Um carro 4×4 é importante pois as estradas costumam ser ruins.

O passeio é bastante agradável e muito barato. Não é necessário um guia para adentrar ao local e, além da opção de aproveitar a lagoa durante o dia, o turista pode acampar no local.

As opções de mergulho no local são enormes, incluindo um passeio de barco até o centro da lagoa, que rende diversas fotos bacanas. Destacamos que, para quem tem preferência em um local com mais infraestrutura e urbanizado, não recomendamos a estadia pela região, no entanto, a simplicidade do lugar é muito prazerosa.

Ilha do Canela

Próximo da capital Palmas, a Ilha do Canela é famosa entre os turistas de toda a região. O local faz parte de uma área particular, com cerca de 45 mil metros quadrados, porém permite visitação.

No local, você pode praticar canoagem, pesca esportiva, andar de jet ski, entre outras coisas. A infraestrutura do local consegue atender bem o turista, proporcionando uma boa tarde de curtição e, além disso, boa segurança.

Em suma, o pôr do sol no local é bastante famoso e rende inúmeras fotos. Vale a pena passar uma tarde na Ilha do Canela.

Jalapão

Sem dúvidas, a região mais visitada de Tocantins, o Jalapão contempla uma variedade de cidades e muitas opções de diversão e passeio. Recebendo turistas durante todas as épocas do ano, é bastante comum turistas de outros países visitarem a região para apreciar tamanha beleza.

A região é bastante movimentada em relação aos esportes de aventura, como trilhas na selva, canoagem, rapel, entre outros. Além dos esportes, as belezas naturais da região, por exemplo, impressionam. Portanto, o Jalapão está entre os lugares para conhecer no Tocantins, sem dúvidas.

As cachoeiras, rios e florestas fazem o turista ficar impressionado com a quantidade de diversidade presente no estado. A cachoeira mais famosa da região é a Cachoeira da Velha, com cerca de 100 metros de largura e 15 metros de altura. Ou seja, além das cachoeiras, podemos destacar as dunas, comunidade de quilombos, e diversas nascentes de rios, por exemplo. Tornando assim, a região, uma verdadeira rainha das águas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *