O Monte Roraima fica localizado entre as fronteiras da Guiana, Venezuela e Brasil. Sua localização é composta por uma formação rochosa bastante antiga, em formato de mesas com cerca de 1000 metros de altura.

A região é composta por diversas nascentes, florestas, campos abertos e pouca civilização. O Monte Roraima e a região é protegido pelo Parque Nacional Canaima (Venezuela) e pelo Parque Nacional do Monte Roraima (Brasil). No Brasil, é o sétimo lugar mais alto do pais, com uma vista sensacional.

Monte Roraima

Com uma procura bem alta para a subida ao Monte, diversas empresas se especializaram e buscam melhorar a cada dia para trazer uma aventura bem legal ao turista. Amantes de caminhadas, trekkers e escalada do mundo todo buscam o local pela diferença de seu cume ter mais de 100km², muito diferente do habitual.

Mesmo ele estando no meio da Amazônia, a região é composta por uma vegetação característica da Venezuela, podendo ser chamado de cerrado venezuelano ou “Gran Sabana”.

Trilha para o Monte Roraima

Para realizar a trilha até o Monte Roraima, é necessário primeiramente de um guia capacitado e experiente, pois a região é bastante isolada, apenas pequenos vilarejos existem por lá. Para a ascensão ao Monte, é necessário ir até a Venezuela para a cidade de Santa Elena de Uairén, de van.

Após a chegada na cidade, é necessário ir até a aldeia de Paraitepuy, com um veículo de preferência alto e potente. Após chegar na aldeia, começa a caminhada longe e cansativa. É necessário acampar durante o trajeto, pois para chegar até o cume do Monte Roraima a caminhada de ida e volta é longa.

Vista do Monte Roraima

A vista e a natureza no local é impressionante, com cachoeiras, riachos e lindas flores, o local possui uma espiritualidade fora do normal. O amanhecer e o por do sol no local são de tirar o ar.

Pacotes para o Monte Roraima

Existem diversas empresas que fazem a expedição ao Monte Roraima, os pacotes variam em quantidades de dias, chegando até 7 dias totais, ou então menos, conhecendo menos locais e com acessos mais tranquilos.

Algumas empresas realizam essa expedição, como a Pisa Trekking e a Nattrip.

Ponto Triplo

O Ponto Triplo no monte, demarca a fronteira entre Guiana, Venezuela e Brasil, um local bastante conhecido por fotos e pela beleza. É possível encontrar após subir o cume.

Vale lembrar que se o dia estiver chuvoso ou nublado, a região infelizmente fica toda com névoa e dificulta a visão do local, atrapalhando um pouco a admiração do ambiente.

Quando ir ao Monte Roraima

Para uma boa trilha ao Monte, é bastante recomendado ir durante uma época de chuvas amenas e bastante sol. Com isso, a vegetação fica maravilhosa e os rios repletos de água. Existem no local diversas possibilidades de um banho em águas correntes.

Vale lembrar que o frio no local é bastante, sendo recomendado levar os equipamentos necessários para a segurança pessoal.

Lendas e mistérios locais

A região é cercada de muito mistério e uma cultura indígena muito forte. Diversas tribos contam histórias sobre o local, pelo seu tamanho bem grande e pela diversidade local. Algumas tribos dizem que o local é morada do Deus Macunaíma.

Há relatos também que, o local se formou através de uma revolta da natureza pelo corte de uma bananeira, sendo assim formando aquela enorme montanha, onde antes era tudo plaino.

O que levar para o Monte Roraima

Quando for fazer a trilha até o Monte Roraima, é necessário diversos equipamentos:

– bota/tênis de trekking
– calça confortável
– blusa de manga comprida
– casaco corta vento
– gorro
– luvas
– mochila de ataque
– água

Tudo isso deve ser conferido antes do início do trekking, juntamente com o guia. Além dos equipamentos, vale lembrar que se trata de uma trilha bastante longa, com dias dormindo em barracas, certos imprevistos que podem surgir ao caminho e que requererem muita dedicação e preparo físico.

Como o lugar é bem afastado, não é tão fácil um resgate para o caso de alguma pessoa desistir ou não querer ir mais, por isso é importante o preparo físico e psicológico para enfrentar essa longa e cansativa jornada.

ADM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *