O Monte Roraima fica localizado entre as fronteiras da Guiana, Venezuela e Brasil. Sua localização é composta por uma formação rochosa bastante antiga, em formato de mesas com cerca de 1000 metros de altura.
A região é composta por diversas nascentes, florestas, campos abertos e pouca civilização. O Monte Roraima e a região é protegido pelo Parque Nacional Canaima (Venezuela) e pelo Parque Nacional do Monte Roraima (Brasil). No Brasil, é o sétimo lugar mais alto do pais, com uma vista sensacional.
Nesse artigo, passaremos um guia completo do local, com dicas pertinentes, precauções que o turista deve ter, itens necessários, entre outras coisas. Fique com a gente!
Monte Roraima: conheça um pouco
Com uma procura bem alta para a subida ao Monte Roraima, diversas empresas se especializaram e buscam melhorar a cada dia para trazer uma aventura bem legal ao turista. Amantes de caminhadas, trekkers e escaladores do mundo todo, buscam o local pela diferença de seu cume, contendo mais de 100 quilômetros quadrados, muito diferente do habitual.
Mesmo ele estando no meio da Amazônia, a região é composta por uma vegetação característica da Venezuela, podendo ser chamado de cerrado venezuelano ou “Gran Sabana”.
Suas paisagens são de tirar o fôlego, com muita diversidade animal e vegetal, um clima bastante particular e uma imensidão ao alcance de nossos olhos. Desde o início da trilha, até a chegada ao cume, os passos são repletos de conhecimentos e excelentes momentos.
Ponto Triplo no Monte Roraima
O Ponto Triplo no monte, demarca a fronteira entre Guiana, Venezuela e Brasil, um local bastante conhecido por fotos e pela beleza. É possível encontrar após subir o cume.
Vale lembrar que se o dia estiver chuvoso ou nublado, a região infelizmente fica toda com névoa e dificulta a visão do local, atrapalhando um pouco a admiração do ambiente.
Esse é um dos marcos mais importantes na expedição, rendendo boas imagens e, sobretudo, mostrando a imensidão que o lugar proporciona ao desbravador.
Trilha para o Monte Roraima
Para realizar a trilha até o Monte Roraima, é necessário primeiramente de um guia capacitado e experiente, pois a região é bastante isolada, apenas pequenos vilarejos existem por lá. Para a ascensão ao Monte Roraima, é necessário ir até a Venezuela, para a cidade de Santa Elena de Uairén, de van.
Após a chegada na cidade, é necessário ir até a aldeia de Paraitepuy, com um veículo 4×4, para que não haja imprevistos na estrada. Após a chegada na aldeia, se dá início a uma longa e cansativa caminhada. É necessário acampar durante o trajeto, pois para chegar até o cume do Monte Roraima a caminhada de ida e volta é longa e técnica.
Com equipamentos adequados e uma boa agência de turismo para auxiliar, o passeio pode descomplicar um pouco, trazendo um pouco mais de tranquilidade e calmaria para o corpo.
Sobretudo, ter muita disciplina e um condicionamento físico antes de iniciar a trilha vale muito a pena, sendo talvez, um pré-requisito para tal.
Pacotes para o Monte Roraima
Existem diversas empresas que fazem a expedição ao Monte Roraima. Os pacotes variam em quantidades de dias, chegando até 7 dias totais, ou então menos, conhecendo menos locais e com acessos mais tranquilos.
Sobretudo, é importante avaliar a reputação da empresa e buscar entender como tudo vai acontecer. Na internet, você consegue encontrar diversos depoimentos de trilheiros que já fizeram esse percurso e conseguem retratar um pouco da experiência para os demais.
Portanto, escolher de maneira adequada a empresa que você realizará a expedição, é sem dúvidas, a parte mais importante para você desempenhar uma boa viagem. Foque em profissionais capacitados e com boa experiência na área. Jamais escolha por preço ou afins, as vezes, isso não vale a pena e você acaba se frustrando.
Quando ir ao Monte Roraima
Para uma boa trilha ao Monte Roraima, recomendamos ir durante uma época de chuvas amenas e bastante sol. Com isso, a vegetação fica maravilhosa e os rios repletos de água. Existem no local diversas possibilidades de um banho em águas correntes.
Sobretudo, vale lembrar que o frio no local é intenso, sendo recomendado levar os equipamentos necessários para a segurança pessoal.
Buscar épocas com poucas chuvas facilitam no trekking e não dificultam as passagens em pontos escorregadios e afins. Acima de tudo, sua equipe deve prezar pela segurança de todos, independente da situação.
Lendas e mistérios locais
A região é cercada de muito mistério e uma cultura indígena muito forte. Diversas tribos contam histórias sobre o local, pelo seu tamanho grande e pela diversidade local. Algumas tribos dizem que o local é morada do Deus Macunaíma.
Há relatos também que, o local se formou através de uma revolta da natureza pelo corte de uma bananeira, sendo assim formando aquela enorme montanha, onde antes era tudo plano.
Portanto, visitar a região é um misto de conhecimento e desafio para o próprio corpo, explorando um local pouco visitado e que guarda muitos aspectos interessantes. Sobretudo, vale muito a pena o passeio e recomendações para ir não faltam.
O que levar para o Monte Roraima
Esse é um tópico de suma importância e, cumpri-lo de maneira completa é de grande relevância para você ter um passeio seguro e prazeroso. A seguir, deixaremos uma pequena lista de equipamentos que você deve levar em conta na hora de iniciar a trilha.
- bota/tênis de trekking;
- calça confortável;
- blusa de manga comprida;
- casaco corta vento;
- gorro;
- luvas;
- mochila de ataque;
- água.
Tudo isso deve ser conferido antes do início do trekking, juntamente com o guia. Além dos equipamentos, vale lembrar que se trata de uma trilha bastante longa, com dias dormindo em barracas, certos imprevistos que podem surgir ao caminho e que requererem muita dedicação e preparo físico.
Por ser um local bem afastado, não é tão fácil um resgate para o caso de alguma pessoa desistir ou não querer ir mais, portanto, é importante o preparo físico e psicológico para enfrentar essa longa e cansativa jornada.
Informações gerais
Realizar uma expedição para o Monte Roraima vale muito a pena para quem gosta de aventura e para os amantes de trekking. A região, sem dúvidas, é uma das mais bonitas da América do Sul, estando em uma localização bastante privilegiada.
Ter a consciência de que o local necessita de um bom condicionamento físico e de superação física e mental, é importante para que o trekking seja realizado da melhor maneira possível. Sempre recomendamos evitar algo do tipo em caso de medo, receio de algo, entre outras coisas.
Sobretudo, ter um bom planejamento e preparo para realizar a expedição, juntamente com uma agência capacitada, torna seu passeio um grande atrativo e uma experiência única em sua vida.