O que fazer em Caxias do Sul na serra gaúcha

O que fazer em Caxias do Sul

A cidade de Caxias do Sul é conhecida pelo clima frio e por fazer parte da tradicional serra gaúcha. A tradição italiana e gaúcha é bastante forte na cidade, com uma ótima culinária e bons lugares para conhecer. Há muito o que fazer em Caxias do Sul, nessa publicação iremos te ajudar.

Bairro Ana Rech

Um dos bairros mais bonitos e charmosos da cidade, Ana Rech contém pinheiros centenários e lindas casas. É bastante conhecido na época natalina, onde é montado a tradicional Vila dos Presépios, com muitos enfeites e luzes no local.

Vale Trentino

Um dos roteiros mais importantes quando se pensa em o que fazer em Caxias do Sul, o vale é um lugar repleto de tradições italianas, com diversas vinícolas, cantinas e muita natureza. Para quem gosta de degustar vinhos, saber sobre sua fabricação e ver as lindas parreiras, é uma ótima dica.

Criúva

A região de Criúva é bastante conhecida pelo grande contato com a natureza, muita mata nativa, cachoeiras e muita comida típica. Cerca de 60 km longe do centro da cidade, ainda oferece atrações como esportes radicais e muitas trilhas.

Estrada do Imigrante

Um dos primeiros pontos de passagens dos italianos no município, a estrada é repleta de lindas vistas, serras e muita questão religiosa envolvida.

Um bom lugar para conhecer é a Gruta da Terceira Légua, no qual funciona uma capela e contém um povoado próximo. Quando pensar o que fazer em Caxias do Sul, não deixe de conhecer.

Festa Nacional da Uva

Realizada de dois em dois anos, a mais importante festa da Uva do Brasil, ocorre num parque de exposição próprio e lá, é exposto de tudo relaciona a uva.

Ela dura 15 dias e ocorrem diversas atrações no parque, desfile de carros e muito vinho. A festa é dedicada para a colonização italiana, muito presente na região.

Vinícola Castelo Medieval Chateau Lacave

Muito importante para o que fazer em Caxias do Sul. Esse castelo medieval foi todo construído de pedra e abrigava uma vinícola. Atualmente, funcionam nele algumas lojas e passeios para a visitação.

O local onde ele está é muito bonito, com muitas árvores, lago e muita natureza.

Parque Cinquentenário – O que fazer em Caxias do Sul

Um grande parque com belas araucárias (típicas da região), pinheiros e muita natureza. Com entrada franca, conta com grande espaço para caminhadas, relaxamento e diversão para as crianças.

Catedral Diocesana em Caxias do Sul

No coração da cidade, essa catedral foi inaugurada em 1899 e dedicada a Santa Teresa. O prédio impressiona pela beleza da arquitetura e da história que o cerca, representando a grande influência italiana.

Praça Dante Aliguiere

Localizada bem no centro da cidade, o local é repleto de árvores e muito charmoso. Muito antigo, atraí turistas e moradores para passar alguns minutos do dia com muita calmaria. Ao seu redor, encontra-se diversos edifícios antigos e históricos.

Museu da Casa de Pedra

Construída próximo do início do século XX, essa casa foi feita totalmente de pedra basáltica e rejuntada com barro. Contém dois pisos e um forno para pão na parte debaixo.

Por ser muito simples, chama bastante atenção. Em 1975 ela foi transformada em museu, com diversos objetos deixados em seu interior, que retratam o cotidiano do povo de Caxias do Sul.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *