Os sobrenomes italianos são extremamente comuns no Brasil, já que o país recebeu um grande número de imigrantes entre o final do século 19 e o início do século 20.

Essa grande imigração deixou inúmeros descendentes de italianos no Brasil que possuem o direito à cidadania italiana, sejam por ser filhos, netos ou bisnetos de italianos.

Nem todos os descendentes, entretanto, possuem o direito à cidadania italiana e uma ótima forma de saber se você tem ou não essa possibilidade é através do seu sobrenome de italiano.

Pensando nisso, esse artigo irá tratar sobre os 50 sobrenomes italianos mais comuns no Brasil e, mais do que isso, irá falar sobre os sobrenomes italianos que podem pedir cidadania.

Quer saber mais sobre o tema? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Sobrenomes italianos: Saiba quais são os mais comuns no Brasil

Os 50 sobrenomes italianos mais comuns no Brasil

Como dito, por conta da grande imigração italiana no Brasil existem muitos descendentes aqui no país, o que faz com que os sobrenomes italianos sejam bastante comuns.

Há aqueles que são mais facilmente encontrados por todo o território, enquanto há outros que são pouco conhecidos e restringem-se a determinados locais.

A seguir vai uma lista de quais são os sobrenomes italianos mais comuns em terras brasileiras:

  1. Rossi
  2. Ferrari
  3. Mello ou Melo
  4. Russo
  5. Casagrande
  6. Basso
  7. Fontana
  8. Martinelli
  9. Bueno
  10. Sartor
  11. Trevisan
  12. Barbieri
  13. De Luca
  14. Bianchi
  15. Mancini
  16. Costa
  17. Moretti
  18. Lombardi
  19. Ferrara
  20. Caruso
  21. Farina
  22. Bernardi
  23. Gonzaga
  24. Esposito
  25. Romano
  26. Ricci
  27. Savoia
  28. Fabbri
  29. Fiore
  30. Colombo
  31. Greco
  32. Bruno
  33. Santoro
  34. Martini
  35. Gentili
  36. Serra
  37. Villa
  38. Pellegrini
  39. Grassi
  40. Barone
  41. Rossetti
  42. Palmieri
  43. Neri
  44. Negri
  45. Milani
  46. Orlando
  47. Sorrentino
  48. Battisti
  49. Testa
  50. Leoni

Agora que você pôde ver os sobrenomes italianos mais comuns, é hora de saber quais são aqueles que podem dar o direito à cidadania italiana.

Isso ocorre porque há muitas pessoas que acreditam ter descendência por possuir um desses sobrenomes italianos, mas que ao refazer a árvore genealógica não é possível encontrar um ascendente italiano.

Sobrenomes italianos que podem pedir cidadania italiana

E quais seriam os sobrenomes italianos que podem pedir cidadania?

Se você possui algum desses sobrenomes, então as chances de que se tenha o direito de requisitar a cidadania italiana são quase certas.

Veja a lista abaixo com esses sobrenomes italianos:

Se seu sobrenome não está na lista acima e você quer saber se possui direito à cidadania italiana, então será preciso pesquisar bastante para descobrir.

Para isso você pode contar com uma empresa que auxilie nessa busca, tornando mais fácil encontrar a resposta e garantir que será possível requisitar a dupla cidadania.

Caso deseje fazer a busca por conta própria, saiba que existem sites apropriados para essa finalidade, como é o caso do Family Search.

Dentro desse site você poderá encontrar as origens dos sobrenomes italianos, o que permitirá saber, de forma clara, se seu sobrenome lhe dá ou não direito a pedir a cidadania italiana.

Conclusão

Como você viu, há no Brasil milhões de pessoas que possuem algum ascendente italiano, devido à grande onda de imigração que ocorreu no país entre os séculos 19 e 20.

Neste texto, mostramos quais são os sobrenomes italianos mais comuns de se encontrar aqui no país, apesar de que não são todos que garantem o direito à dupla cidadania.

Por conta disso você também pôde conhecer mais sobre os sobrenomes italianos que podem pedir cidadania.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *