Brasil São Paulo Sudeste Ubatuba

Praia das Toninhas em Ubatuba: dicas e passeios

Uma das praias mais aconchegantes e tranquilas de Ubatuba, a Praia das Toninhas é bastante visitada e tem uma beleza incrível. Com cerca de 1300 metros de orla, o lugar é frequentado tanto por famílias, quanto por surfistas que amam as ondas do local. Sobretudo, a areia da praia, em sua grande maioria, é mais compacta.

Com ondas de médio porte, surfistas iniciantes amam o local e aproveitam para colocar em prática o esporte que mais movimenta Ubatuba.

Nessa publicação iremos expor diversas dicas, passeios, hospedagens, entre outras coisas, da maravilhosa Praia das Toninhas. Fique com a gente e aproveite!

Como chegar na Praia das Toninhas

O acesso para a Praia das Toninhas é bastante tranquilo, pois a praia fica as margens da Rodovia Rio-Santos. Localizada na parte Sul de Ubatuba, para quem vai de carro até a praia, poderá estacionar nas diversas vagas disponíveis no local, pagando a taxa da zona azul.

Entretanto, também existem os estacionamentos privados, pois na alta temporada, a região fica bastante cheia e encontrar vagas não é fácil.

Ao lado da Praia Grande, no km 56 da Rio-Santos, uma entrada bastante conhecida são as estátuas de Toninhas, que ficam em uma pequena praça. A seguir, colocaremos um mapa para melhor visualização do turista de toda a região e da localidade da praia.

O que fazer na Praia das Toninhas

Por ser uma praia conhecida por um público mais familiar, as atrações são em grande maioria fora da praia. Entretanto, é bastante válido o turista planejar todo os seus dias para que consiga visitar todos os locais desejados.

A Praia das Toninhas é bastante tranquila e contém boas opções para todas as faixas de idade. A seguir, deixaremos boas dicas do que fazer na Praia das Toninhas, independente da época que você visita.

Mirante entre a Praia das Toninhas e a Praia Grande

Um ponto muito visitado em Ubatuba, o Mirante entre a Praia das Toninhas e a Praia Grande é um local que exagera na beleza. Sobretudo, com uma vista privilegiada de toda a região, o turista consegue observar diversas praias da região, assim como, o excelente mar a sua frente.

Do lado esquerdo do mirante, o turista observa a Praia Grande, Praia do Tenório e até mesmo a Praia de Ponta Grossa. Já olhando para o lado direito, você consegue ver a Praia das Toninhas, Ilha das Cabras e demais ilhas.

Então, para chegar até o local, basta observar na Rodovia Governador Mario Covas, um recuo entre as duas praias. Nessa espaço é possível estacionar o carro e caminhar até o mirante. Vale muito a pena e não custa nada.

Mirante na Praia das Toninhas

Visitar o centro de Ubatuba

Para você que vai frequentar a Praia das Toninhas, vale muito a pena dar um pulinho no centro de Ubatuba. O local é bastante movimentado e contém uma excelente infraestrutura, com bons restaurantes, bares, hospedagens, entre outras coisas.

Além disso, há bons lugares para visitar, deixando sua viagem ainda melhor. Sobretudo, para isso, você precisará andar por cerca de 18 quilômetros, que é a distância do centro de Ubatuba até a praia.

Para quem está hospedado por perto das Toninhas, vale a pena curtir uma noite no centro de Ubatuba, com excelentes opções de bares e restaurantes com cardápios bem variados.

Aproveitar a praia

Para você que planeja passar um dia com a família na praia, a Praia das Toninhas é o local perfeito. Repleta de restaurantes, quiosques e com uma excelente infraestrutura, a praia não deixa em nada a desejar. Sua faixa de areia é bastante longa, não gerando aglomerações e conseguindo deixar todo mundo bastante tranquilo.

Independente da faixa etária, ela consegue atender todos os públicos. Na sua parte esquerda, mais procurada por surfistas, as ondas são mais fortes e não recomendamos para as crianças.

Sobretudo, curtir um dia de praia nesse local vale muito a pena, repleto de muita natureza e um mar bastante agradável.

Mirante entre a Praia das Toninhas e a Praia Grande

Visitar a Praia Grande

Talvez a praia mais visitada de Ubatuba, a Praia Grande fica bem ao lado da Praia das Toninhas. Por isso, é muito fácil visitar o local e conhecer um pouco da sua excelente infraestrutura. É uma praia bastante agitada e com um fluxo de turistas bem maior do que a Praia das Toninhas.

Sobretudo, é uma praia bastante bonita também e vai do gosto do turista querer passar uma tarde por ali. Em suma, a segurança no local é considerada boa e as acomodações atendem muito bem todos os públicos.

Praticar surf e outros esportes náuticos

Os esportes náuticos na Praia das Toninhas se concentram, principalmente, na parte esquerda do mar. Lá é onde as ondas são mais fortes e a concentração de surfistas é bem maior.

São variados os esportes praticados na região, como o surf, windsurfe, entre outros. Sobretudo, vale lembrar que há aulas de surf na região, podendo até mesmo alugar uma prancha para utilizar. Portanto, é uma excelente opção para quem gosta ou admira esses esportes.

Visitar a Praia do Godoi

Existe também, ao lado da Praia das Toninhas, uma pequena praia que pode ser acessada por uma trilha de nível fácil, que é conhecida como a Praia do Godoi. O local é bem bonito e contém uma área bem pequena.

Quando visitar a Praia das Toninhas

A Praia das Toninhas recebe um bom número de turistas o ano todo. Entretanto, na alta temporada o local realmente enche bastante, ficando até mesmo difícil encontrar vaga para estacionar o carro.

Porém, para quem não tem opção de datas melhores, até mesmo na alta temporada a cidade consegue comportar todos os turistas da melhor maneira possível. Sobretudo, planejar a viagem antes com calma e reservando a hospedagem, é a melhor escolha.

Em relação ao tempo, a região de Ubatuba é bastante conhecida pelas chuvas inesperadas, portanto, observe bem na previsão do tempo dias antes. Seria fácil citar os meses de menor precipitação na região, porém, quase nunca isso é uma regra.

Praia das Toninhas em Ubatuba

Hospedagem na Praia das Toninhas

Para quem vai se hospedar na região da Praia de Toninhas, não encontrará problemas. Desde chalés luxuosos, até simples pousadas, o local é repleto de infraestrutura para agradar qualquer turista.

As hospedagens ficam bem próximas a praia, com diversas pousadas com piscinas, área de churrasqueira, chalés confortáveis, e muitas casas de aluguel. A seguir, deixaremos uma lista de hospedagens na Praia das Toninhas.

  • Hotel e Pousada Pouso 54: um espaço bastante familiar e que atende muito bem o público, essa hospedagem conta com diversas opções de quartos e planos. Sua área de lazer é bastante ampla e sua localização é privilegiada.
  • Pousada Pôr do Sol Ubatuba: uma das mais conhecidas na região, contém preços justos e excelentes quartos. É importante sempre reservar com antecedência, principalmente na alta temporada. O café da manhã é bastante caprichado e vale a pena.
  • Pousada Canto dos Golfinhos: uma doçura em pousada, o local é um dos prediletos dos turistas. Muito bem localizada e com boa infraestrutura, contém boas avaliações nos principais aplicativos do mercado.

Infraestrutura turística

Com diversos quiosques e bares na orla da Praia das Toninhas, o local é bastante confortável para quem deseja comer uma porção, frutos do mar, beber algum drink, entre outras coisas.

Os restaurantes próximos da praia agradam bastante, com diversas especialidades e estilos. Pizzarias e comidas com frutos do mar são o carro chefe do local. Sobretudo, para quem gosta de ir um pouco mais longe, vale a pena ir até o centro de Ubatuba e encontrar restaurantes luxuosos e bem qualificados.

Para quem fica preocupado com a segurança e com seu veículo, o local conta com estacionamentos particulares e, na medida do possível, a praia não é local com grandes taxas de assalto.

Conheça também a Praia do Lázaro em Ubatuba.

Um dia à beira mar na Praia das Toninhas

Acordando pela manhã, você deve levar sua cadeira de praia e seu guarda sol, muitas vezes fornecido pela hospedagem, ou usar os inúmeros dos quiosques que ficam localizados na orla. Chegando cedo você conseguirá um bom lugar e poderá passar o restante do dia bastante confortável.

A decisão de levar um cooler ou consumir nos quiosques da região é toda do turista, encaixando em todos os gostos. Pela manhã deve-se aproveitar para tomar sol e ir ao mar, aproveitando um belo dia de praia.

As opções de porções e almoços são grandes, fazendo o turista fique bem servido durante o dia todo. Pela tarde, vale a pena uma volta pelo calçadão e pela areia, observando toda a beleza da região.

Onde comer na Praia das Toninhas

Considerações Finais

Em suma, para quem deseja relaxar e aproveitar a praia, a Praia das Toninhas é uma ótima opção, principalmente para as grandes famílias, por ser um ambiente tranquilo e bastante familiar.

Com muitas opções de hospedagem, você decide o que te agrada mais e desfruta da linda beleza do local. Sua infraestrutura é bastante completa e o turista não vai sentir falta de nada.

Concluindo, diversão, tranquilidade e uma linda paisagem, são sinônimos dessa linda praia, valendo muito a pena conhecer e desfrutar desse paraíso.

Você também pode gostar...