Brasil Nordeste Paraíba Praia de Tambaba

Praia de Tambaba: naturalista e cheia de atrações

Uma das praias mais famosas do litoral Sul da Paraíba, a Praia de Tambaba atraí turistas do Brasil todo, em busca de diversão, contato com a natureza e para conhecer todo seu encanto de sua área naturalista.

Com bastante tranquilidade no local e ótimas paisagens, como um coqueiro que nasceu em meio a grandes rochas, o lugar tem um cenário espetacular. Sobretudo, vale lembrar que, a praia é dividida em dois lados, um lado normal com acesso com trajes de banho sendo obrigatório, e o outro lado, naturalista e com obrigatoriedade do nudismo. Nessa publicação falaremos um pouco mais sobre o local e suas belezas.

Praia de Tambaba na Paraíba

Como chegar na Praia de Tambaba

A Praia de Tambaba fica localizada na região Sul do estado da Paraíba, cerca de 35 km de João Pessoa. Para quem vem de João Pessoa, até Conde (cidade da praia) o trajeto é bastante rápido e dura cerca de 50 minutos.

Para quem vem de longe e faz o uso de avião, recomendamos seguir viagem até o Aeroporto Internacional de João Pessoa, e em sequência, seguir viagem até Conde. O caminho é bastante tranquilo e bem sinalizado.

A seguir, deixaremos um mapa para melhor visualização da localização da Praia de Tambaba.

O que fazer na Praia de Tambaba

Uma das praias mais incríveis da Paraíba, a Praia de Tambaba localizada no litoral Sul do estado, é um ponto bastante conhecido dos turistas que costumam frequentar a região Nordeste. Com belezas naturais incríveis, as atrações da praia são bem legais e agradam todos os públicos.

Sobretudo, na parte naturalista da praia, o clima de tranquilidade é maior e as falésias encantam o local. Na outra parte da praia, na qual funciona normalmente com trajes de banho, o cenário é lindo também, com coqueiros, rochas e quiosques de encher os olhos.

praia de tambaba

Então, a seguir, passaremos algumas dicas do que você não pode deixar de fazer na Praia de Tambaba, aproveitando tudo de melhor que o local proporciona.

Surfar

Uma atividade bastante realizada na região, o surf na Praia de Tambaba é bastante praticado e acontece até o único campeonato de surf naturalista do Brasil. Há no local diversos professores e agências, que acabam alugando pranchas e equipamentos.

Sobretudo, com um mar bem agitado em algumas épocas do ano, essa prática fica bem mais fácil na região. Porém, para você que nunca praticou o esporte, há a opção de aulas e brincadeiras mais simples nas ondas.

Passeio de buggy

Um passeio bastante interessante para se realizar no local, é o passeio de buggy sob toda a praia e algumas outras regiões. Com um preço que varia em torno de 60 reais, o turista consegue conhecer por completo todo a região, observar lindas paisagens e aprender um pouco sobre a praia, com histórias e conhecimentos dos guias.

O passeio pode ser marcado na hora e está disponível para qualquer idade. Entretanto, para que não haja nenhum imprevisto, principalmente na alta temporada, recomendamos marcar com antecedência.

Conheça também a Praia de Ponta Negra em Natal.

Curtir o mar e aproveitar os quiosques

Com uma areia bem branquinha e bons quiosques, a região conta com uma excelente infraestrutura. Como o mar é bem calmo, é excelente para levar sua família e curtir um dia todo. Os quiosques servem bebidas e diversos pratos, com especialidades nas comidas nordestinas e frutos do mar.

A parte da praia que funciona normalmente com trajes de banho é bem tranquila e com uma paisagem bastante bonita.

Praia de Marcelia

Localizada bem ao lado da Praia de Tambaba, a Praia de Marcelia é bastante deserta e quase não contém visitantes. O local é ideal para conhecer, em dias que a Praia de Tambaba esteja lotada.

A faixa de areia é pequena, mas vale muito a pena por conta das enormes belezas naturais e boas vistas.

Mirante de Tambaba

Excelente local para fotos, o mirante fica no caminho para a praia, contendo um excelente fundo para o mar. Do mirante, é possível ver toda a orla da praia e sua enorme beleza.

Não deixe de aproveitar e tirar boas fotos no local!

Praia de Tambaba e sua área naturalista

Sem dúvidas a maior atração da Praia de Tambaba, sua área naturalista é muito conhecida na região. Por ser a primeira praia naturalista da região Nordeste, o local atraí turistas das mais diversas regiões.

Para acessar essa área, o turista deve inicialmente passar por uma área de praia normal, com trajes de banho. Porém, após isso, encontrará uma escada e todas as recomendações para ir até a praia naturalista. Não é permitido o uso de câmeras fotográficas no local.

Acima de tudo, com um mar bastante calmo e incríveis falésias, o cenário é de impressionar. Excelente local para quem busca tranquilidade e muito contato com a natureza.

Onde se hospedar na Praia de Tambaba

Com excelentes opções de pousadas e hotéis, a cidade de Conde consegue agradar todos os turistas. Com ótimos cafés da manhã e muita variedade no preço, as pousadas e hotéis contam com excelentes áreas externas e um excelente atendimento.

hospedagens na praia de tambaba

A seguir, deixaremos uma pequena lista de pousadas e hotéis na região, para quem pensa em hospedagem na Praia de Tambada.

  • Pousada Aruanã: com excelentes acomodações, boa infraestrutura e preços justos, essa é uma das pousadas mais conhecidas de Conde, oferecendo tudo de maneira perfeita. Sua área de lazer é enorme e contém piscinas. O espaço é perfeito para quem viaja com criança ou idosos.
  • Tambaba Camping: para quem gosta de algo mais natural, em meio a muita natureza e bem próximo da praia, o Tambaba Camping oferece um camping completo para você, a um preço bem acessível. O local dispõe de muita área verde e donos bem atenciosos.
  • Pousada do Inglês: excelente espaço, a um bom custo-benefício, a Pousada do Inglês inclui tudo o que o turista precisa. Acima de tudo, os preços são justos e a localização é excelente.

Área naturalista e a atenção com o respeito ao próximo

Cercada de muita natureza e um mar incrível, a parte naturalista da Praia de Tambaba recebe milhares de turistas durante o ano todo. Na alta temporada, o fluxo de pessoas aumenta ainda mais, sendo redobrado as regras de convivência na área da praia.

Muitos vão até o lugar para ter um contato maior com a natureza, fazer yoga e aproveitar o máximo da tranquilidade. Sempre recomendamos ter o maior respeito aos demais banhistas da praia.

Quando ir para a Praia do Tambaba

A melhor opção quando pensar em ir para a Praia do Tambaba, é se programar devido a alta temporada. Por ser uma das praias de maior referência da região, o local fica repleto de turistas em feriados prolongados e férias escolares. Portanto, vale a pena planejar uma data um pouco menos cheia para visitar essa maravilha.

Porém, para quem gosta de movimento e de badalação, a alta temporada é realmente a melhor opção, na qual todos os pontos turísticos ficam cheio, além dos bares na cidade.

Dicas gerais

Como dicas gerais para a Praia de Tambaba, recomendamos ao turista, sempre estar com um kit praia completo, incluindo protetor solar, óculos de sol e chapéu. A região é bastante quente e os ventos são constantes, podendo acarretar diversas insolações, caso haja descuido.

Outro ponto a destacar é sobre a conservação ambiental do local, sendo de fundamental importância passar isso aos visitantes. Alertamos que o turista sempre leve consigo uma sacola para recolher o lixo e, modificar o menos possível da natureza.

Em relação a área naturalista da praia, há casos de problemas com fotos e filmagens durante o dia no local, trazendo constrangimentos e denúncias. Sempre relembramos que o respeito ao próximo é fundamental.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.