Arraial do Cabo Brasil Rio de Janeiro Sudeste

Praia do Forno em Arraial do Cabo: dicas e o que fazer

Um pedacinho de beleza escondido em meio a muita natureza, a Praia do Forno em Arraial do Cabo chama muito a atenção do turista devido as suas belezas naturais e a enorme diversidade tanto de fauna, quanto da flora local. Cercada por muita mata e podendo ser acessada apenas por trilha ou barco, traz um ar de selvagem ao local.

Nessa publicação deixaremos você por dentro das melhores dicas para a Praia do Forno e o que você não deve deixar de fazer. Vale lembrar que, quando estiver presente no local, evite degradar o meio ambiente e recolha todo o seu lixo.

Como chegar na Praia do Forno

O acesso para a Praia do Forno pode ser feito de duas maneiras distintas, dependendo do seu tempo e preparo físico. A trilha para o acesso é bastante tranquila e dura cerca de 15 minutos, saindo da Praia dos Anjos. Acima de tudo, não recomendamos realizar a trilha pessoas que contém uma idade avançada ou problemas nas articulações, pois por ser bastante íngreme e conter diversos degraus, o local pode causar problemas.

No mais, a trilha para a Praia do Forno é bem sinalizada e tranquila de ser feita. Certamente, quando estiver chegando próximo a praia, você terá um visual completo de toda a região.

Trilha para a Praia do Forno

Em relação a outra opção de acesso, os barcos são bastante recomendados para idosos e crianças. Sobretudo, com valores em torno de 10 reais, o transporte é bem rápido e seguro.

A seguir, deixaremos um mapa da localização da Praia do Forno, para facilitar o entendendo do turista em relação a localização e a locomoção até a praia.

Conheça também sobre a Praia de Geribá em Búzios.

Quando ir na Praia do Forno

Tudo depende de como você gosta de fazer sua viagem. Então, se você prefere curtir o passeio com muitas festas, praia cheia e muita diversão, é recomendado frequentar o local na época de férias escolares. Nesse período, conhecido como alta temporada, a praia fica lotada e, chegar tarde pode ser sinal de ficar sem barraca para se acomodar.

Em contrapartida, em outros períodos do ano em que a viagem não é tão comum, você vai encontrar a praia bem mais tranquila e poderá contemplar melhor a natureza, curtir a tranquilidade do local e aproveitar melhor o mar.

Na alta temporada é muito comum o local ficar repleto de turistas, com muitos até desistindo de permanecer na praia. Isso é comum e acontece devido a grande procura por essa beleza natural. Portanto, sempre recomendamos planejar ao máximo sua visita no local.

Onde se hospedar na Praia do Forno

As melhores opções de estadias para frequentar a Praia do Forno, é escolher pousadas e hotéis em Arraial do Cabo. As opções são grandes e tudo vai depender da variação de preço. Na maioria dos casos, as posadas fornecem café da manhã e seus funcionários são bem receptivos.

A faixa de preço varia bastante e também depende da época do ano em que você planeja realizar a viagem. Sempre salientamos que, agendar a acomodação com antecedência é a melhor escolha a ser feita, deixando tudo organizado e preparado para uma boa viagem.

A seguir, deixaremos algumas hospedagens bem avaliadas para você procurar mais tarde.

  • Pousada Estalagem do Porto: excelente opção para estadia, aberta 24 horas e com ótima infraestrutura. Fica bem próxima ao acesso a Praia do Forno e conta com um excelente café da manhã.
  • Hotel da Canoa: cerca de 1,5 quilômetro da Praia do Forno, o Hotel da Canoa conta com uma excelente infraestrutura, contendo café da manhã, área de lazer e excelentes quartos.
  • Pousada Porto Praia: excelente em relação a área externa, contendo piscina e área de descanso, seus quartos são bem organizados e sua localização é excelente. Vale a pena a estadia para famílias e grandes grupos.
  • Pousada Rayer Land: com todos os quartos contendo ar condicionado e boas acomodações para área de lazer, essa pousada fica cerca de 600 metros da Praia do Forno, muito próximo as principais atrações de Arraial do Cabo. Seu preço é bastante acessível.

O que fazer na Praia do Forno

Recheada de belezas naturais e muita tranquilidade, o que fazer na Praia do Forno pode envolver diferentes atividades. Desde um simples banho de mar ou até mesmo excelentes mergulhos para observar a vida marinha.

O local é bastante tranquilo na baixa temporada e é excelente para famílias, contendo uma boa infraestrutura e bastante segurança. A seguir, passaremos uma pequena lista de atividades que recomendamos o turista realizar no local.

Realizar mergulhos na Praia do Forno

Talvez a atração mais procurada da praia, os mergulhos com snorkel acontecem com frequência e as vistas que eles proporcionam são de impressionar. Os guias contêm todos os equipamentos e alugam o material.

Esses mergulhos podem acontecer próximo a orla da praia ou até mesmo mais distantes, indo com a ajuda de pequenas embarcações. É interessante mencionar que, mesmo bem próximo a areia, você vai conseguir avistar pequenos peixes e animais marinhos, devido a excelente qualidade da água.

Passeio de caiaques

Um passeio bastante interessante para fazer na Praia do Forno é o passeio de caiaque pela região. Por conter uma água bastante transparente e constantes aparições de tartarugas e peixes, o lugar é incrível de navegar. Para encontrar esses passeios, existem diversas agências e guias locais que oferecerem.

Os preços variam bastante de acordo com a estação e o tempo de viagem. Recomendamos sempre o uso de coletes salva-vidas e consciência.

Passeios em na Praia do Forno

Desfrutar da natureza

Um dos pontos mais importantes para destacar na Praia do Forno é sua natureza. Sobretudo, contemplada por um mar muito limpo, com águas transparentes, a região é repleta de vida marinha e o turista pode ver isso tudo de perto. Além disso, toda a praia contém proteção de uma enorme floresta, trazendo um ar de muita conservação e biodiversidade para o lugar.

Vale a pena aproveitar com as fotos e saborear o melhor que a tranquilidade desse lugar traz.

Onde comer na Praia do Forno

As opções de quiosques na orla da Praia do Forno variam bastante e atendem bem todo o tipo de turista. Com variedades nos preços, os pratos principais, quase sempre, acompanham peixes e frutos do mar. Opções de porções e bebidas são bastante recomendadas.

Para quem vai em grupo, as mesas dos quiosques servem para o dia todo, tendo uma taxa mínima de consumação. Dois lugares que chamam bastante atenção na praia são, o Quiosque Sol e Mar e o Restaurante Flutuante do lugar.

Para aproveitar Arraial do Cabo, existem bons restaurantes na cidade que não poderíamos deixar de mencionar. A seguir, citaremos alguns deles.

  • Saint Tropez: com preços mais em conta do que os demais restaurantes, o Saint Tropez é o local ideal para um bom almoço, café da tarde e bebidas com amigos. O espaço é bastante confortável e atende muito bem o turista.
  • Bacalhau do Tuga: bastante recomendado na parte de peixes e frutos do mar, o local tem uma característica bastante rústica, oferecendo bons pratos. Ele fica bem próximo da Praia dos Anjos.

Para quem quer economizar, recomendamos levar seus próprios lanches e bebidas para passar o dia na praia, sendo uma recomendação bastante válida.

Temperatura da água na Praia do Forno

Essa é uma pergunta bastante rotineira e que causa muita dúvida no turista que pretende visitar a região. A água realmente é bastante gelada na Praia do Forno, sobretudo, por conta do fenômeno da ressurgência, no qual as águas mais frias e profundas do oceano são levadas para a parte superficial do mar.

Porém, mesmo com a água bastante fria, o calor no lugar acaba compensando bastante e, por muitas vezes, você nem acaba sentindo frio. Além disso, é por conta dessa água bastante gelada que é possível ver tanta diversidade marinha no local, sendo um ponto bastante positivo.

Praia do Forno em Arraial do Cabo

Informações gerais

Em suma, como já mencionamos no decorrer do artigo, ficar ligado com a data de visitação na Praia do Forno é fundamental, muito por conta da grande lotação em feriados e na alta temporada. A região é uma das mais procuradas no Sudeste, por isso, é importante planejar bem e reservar um hotel de maneira antecipada.

Além disso, sempre deixamos claro que o uso de protetor solar na praia é de suma importância, devido ao forte sol que sempre está presente na praia.

Por fim, para quem vai com crianças ou idosos, a dica é ir com tranquilidade e sem preocupações. O local contém boa infraestrutura e, de certo modo, podemos considerar seguro. Acima de tudo, o mar é bastante calmo e favorece um banho de mar durante o dia todo.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.