São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso: guia completo

Um destino não muito conhecido no Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso é um lugar muito tranquilo, com cerca de 10 mil habitantes e que reserva lindas paisagens para o turista.

Com uma enorme simplicidade, praticamente uma vila de pescadores, o lugar fica no litoral do Rio Grande do Norte e quase não é muito conhecido pelos turistas, que preferem outras opções pela região.

Entretanto, para você que planeja visitar São Miguel do Gostoso, não perca tempo e desfrute deste excelente lugar, repleto de paz e muita tranquilidade. A seguir, passaremos um guia completo do local, ajudando bastante o turista de primeira viagem.

Onde fica São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso é um município localizado no Rio Grande do Norte, no Polo Costa das Dunas. Fica em uma região bem afastada dos grandes centros, exalando sossego.

Para ser mais preciso, está a 110 quilômetros da capital Natal, podendo ser acessado facilmente de carro. Em relação aos ônibus, iremos discutir mais a frente.

Para deixar mais fácil sua localização, deixaremos um mapa explicativo a seguir.

Como ir para São Miguel do Gostoso

Para quem está planejando visitar São Miguel do Gostoso, ficar atento com as opções de transporte até a cidade é fundamental. Em suma, para quem vem de longe, você fará o uso do Aeroporto de Natal, o mais próximo na região.

Ele fica localizado a cerca de 110 quilômetros da cidade. Através dele, você consegue realizar muitos passeios pela região. Dentro do aeroporto, são inúmeras as opções de saída e disponibilidade de passeios, quase que para o Nordeste todo.

A seguir, passaremos algumas opções para você desenvolver seu trajeto e fazer a melhor escolha em relação ao veículo.

Belezas de São Miguel do Gostoso

Ir para São Miguel do Gostoso de carro

Em suma, a melhor opção para você que planeja visitar a cidade, é alugar um carro no próprio Aeroporto de Natal. Isso facilita bastante sua viagem, traz comodidade e muita flexibilidade em relação a passeios e horários.

A estrada até São Miguel do Gostoso é, em sua maioria, com pistas simples e requer bastante atenção do motorista. O percurso dura em torno de 1 hora e 30 minutos.

As empresas de aluguel de carro são bem variadas, com preços bem em conta e que acabam compensando bastante, principalmente se você estiver em grupo.

De ônibus

A opção de ir de ônibus para São Miguel do Gostoso também é válida, levando um tempo maior de viagem, entretanto, com um preço mais em conta em relação aos táxis.

A empresa responsável pelo trajeto é a Expresso Cabral, com preços em torno de 25 reais. Entretanto, é interessante ficar atento com os horários de saída e chegada, principalmente em relação a atrasos.

De táxi

Para você que chegou no Aeroporto de Natal e não quer ter dor de cabeça, uma boa opção é fazer o uso de táxi. Existem diversos táxis no local que fazem esse trajeto, a um custo a combinar com o motorista.

Essa opção é muito interessante para quem está em grupo, conseguindo um valor bem razoável para cada um.

O que fazer em São Miguel do Gostoso

O que fazer na região e na cidade de São Miguel do Gostoso pode ser bastante fácil, pois as opções são diversas. Talvez, o que irá faltar para você conhecer tudo é o tempo. A seguir, passaremos as principais atrações da região.

Praia do Marco

Uma praia muito histórica, no qual no dia 7 de agosto de 1501 três embarcações chegaram na região, todas vindo de Portugal. Foi por ali que iniciou a colonização portuguesa no Brasil.

A praia é bastante tranquila e vale a pena visitar pelo fator histórico.

Praias do Centro

Para quem não quer pegar carro e aproveitar as praias mesmo assim, você pode conhecer as praias do centro de São Miguel do Gostoso, praias que estão bem próximas e ligadas uma das outras. 

Os exemplos são a Praia do Cardeiro, Ponta de Santo Cristo, Praia da Xêpa e a Praia do Maceió.

Praia de Galinhos

Um passeio muito procurado, é o passeio de buggy até a Praia de Galinhos. O passeio em si já vale muito a pena, passando por praias incríveis e regiões lindíssimas.

A praia é bastante tranquila, com uma região muito bonita e diversas belezas naturais. O passeio acaba compensando bastante.

Praia de Tourinhos

Com uma mar muito calmo, distante cerca de 6 quilômetros do centro de São Miguel do Gostoso, a praia é uma das queridinhas da região.

A faixa de areia é bem grande e o mar muito calmo, formando até algumas piscinas naturais. Na região também há dunas e um pôr do sol incrível. Você também irá encontrar barracas para comer na praia.

Praia do Cardeiro

Uma praia bastante gostosa e sem muito movimento, a Praia do Cardeiro contém dois principais bares que você pode aproveitar para relaxar.

A faixa de areia é bastante larga e o lugar é muito calmo. Excelente para passar uma tarde.

Praia da Xepa

A Praia da Xepa é bastante tranquila e tem algumas opções válidas para o turista. Uma delas, é o day use no Spaço Mix. O espaço é bastante agradável e tem acesso a praia.

Ela fica numa região bastante central e perto de tudo.

Passeio do Descobrimento

O passeio do Descobrimento em Gostoso dura aproximadamente 5 horas e é feito em jardineiras, que são um tipo de jipe comum dos passeios na região. Ele passa por diversas praias da cidade, indo para Tourinhos, Praia do Varame (onde é possível aproveitar as piscinas naturais) e a Praia do Marco. Inclusive, esse ponto disputa com Porto Seguro, na Bahia, como o primeiro lugar de parada dos navegadores portugueses. Por isso o passeio tem esse nome. 

Conheça também a Praia de Genipabu no Rio Grande do Norte.

Parrachos de Perobas

Os Parrachos de Perobas são incríveis e com certeza merecem sua visita. Se você não sabe, os parrachos são piscinas naturais, sendo possível mergulhar em alto mar e observar a rica vida marinha da região, com peixinhos e corais. Contudo, ao contrário do que se pensa, as piscinas são rasas, mesmo estando longe da areia, promovendo um visual de tirar o fôlego e experiência única. 

Algumas agências vendem o tour com transfer de Gostoso até Perobas e depois a lancha. Mas, se quiser ir por conta própria, também é possível. Lembre-se apenas de observar a maré, pois precisa estar baixa para aproveitar as piscinas. 

Parrachos de Maracajaú

Ainda que não seja tão perto de São Miguel do Gostoso, localizado a cerca de 63 km de distância, esse é um lugar bastante procurado e famoso. Afinal, nos parrachos de Maracajaú é possível fazer snorkel e observar os vários peixes e corais. Para chegar até a cidade, é necessário pegar a estrada, que demora cerca de uma hora e depois pegar uma lancha ou catamarã até as piscinas naturais. Uma boa alternativa para quem quer aproveitar ao máximo é o Parrachos Praia Clube, que possui uma plataforma para 180 pessoas nas piscinas naturais. 

Marco Zero da BR 101

Muitas pessoas não sabem, mas a BR 101, responsável por ligar o Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte tem início em Touros, uma cidadezinha bem próxima de São Miguel do Gostoso. São 4765 km de rodovia que liga o Brasil de Norte a Sul. Portanto, para quem quer turistar e conhecer um pouco melhor a região, existe o Marco Zero. Aqui você pode tirar uma foto e guardar de recordação. Com certeza o lugar ficará marcado, sendo bastante interessante para uma paradinha na estrada. 

Praias próximas a São Miguel do Gostoso

Por mais que São Miguel do Gostoso seja um lugar incrível, não tem porquê não conhecer as outras excelentes praias próximas a ele. São diversas opções para aproveitar, sendo incrivelmente belas e paradisíacas. Inclusive, podem até mesmo ser mais indicadas, dependendo da época do ano, pois costumam ser mais vazias e perfeitas para quem quer relaxar. Confira abaixo algumas delas:

Praia de Monte Alegre

Por mais que já faça parte da cidade de Touros, com certeza vale a pena passar um dia na Praia de Monte Alegre. É aqui que está o Kauli Kite Center, um beach club muito interessante, que cobra um valor para entrar e é revertido em consumação. Além disso, o beach club Idílico é um dos favoritos dos visitantes, com mar bem próximo e paisagem impressionante, visto que está localizado na parte de cima da areia. Com decoração rústica, o local ainda conta com espreguiçadeiras e mesas pé na areia, assim como uma parte interna para quem prefere. Nos finais de semana um DJ anima o fim de tarde, que ainda oferece um pôr do sol espetacular. 

Praia de Perobas

A aproximadamente uma hora de São Miguel do Gostoso, a Praia de Perobas com certeza é uma das melhores da região de Touros, cidade vizinha. Inclusive, para quem está de carro por conta própria, vale muito a pena passar um dia aqui e conhecer as outras praias próximas. Contudo, saiba que mesmo se não tiver carro, muitas agências oferecem passeios de buggy ou quadriciclos que vão até a região, assim como os tours de jardineira. 

Envolta por coqueiros, a praia possui uma faixa de areia excelente, mas diferente da enorme largura da orla de Gostoso. A barraca Miramar possui a melhor infraestrutura, muito parecida com um beach club. Mas, se preferir, existem outros restaurantes mais simples próximos dali. 

Praia de Zumbi

Próxima de Perobas, as atrações de Rio do Fogo, cidade vizinha, também são extremamente interessantes. É importante deixar claro que a praia central não é tão boa, mas serve como ponto de partida dos passeios para os parrachos, nome dado às piscinas naturais da região. 

A Praia de Zumbi está a cerca de 8 km do centro do município e a 50 km de Gostoso. Ela é bastante tranquila e conta com infraestrutura razoável. A mais famosa é a Barraca Dois Irmãos, mas existem outras opções ao lado. Além disso, o day use do Punaú Praia Hotel é uma excelente opção, com restaurante e atividades aquáticas. Inclusive, muitas agências de passeios costumam levar os turistas para conhecer ou almoçar no local. 

Onde se hospedar em São Miguel do Gostoso

A boa notícia é que existem diversos tipos para quem quer se hospedar em São Miguel do Gostoso, com opções para todos os gostos. Sendo assim, independente se você prefere ficar perto da praia e do agito da noite, se deseja economizar ou se não liga para quanto vai gastar, saiba que lugares não vão faltar. Confira abaixo algumas:

Onde se hospedar em São Miguel do Gostoso

Pousada Rebote 

Uma alternativa mais acessível, a Pousada Rebote está localizada a cerca de 8 minutos a pé da praia, oferecendo wi-fi em toda a propriedade e estacionamento gratuito. Além disso, conta com piscina ao ar livre, jardim e quartos com vista, que possuem TV, ar-condicionado e guarda-roupa. Para quem quiser, todos os dias um buffet de café da manhã é servido aos hóspedes. 

Hara Chalés e SPA

A apenas 10 minutos de caminhada do centrinho de Gostoso, o Hara Chalés Spa fica bem perto do mar, com quartos que oferecem vista para a praia. A acomodação é bastante espaçosa e a cama ampla, sendo ideais para descansar e relaxar, recuperando toda a energia. Com uma proposta diferente, realmente voltada para o relaxamento, não há TV no quarto, mas conta com piscina na área comum e um excelente SPA. Considerada uma das melhores pousadas da região, com certeza você vai se apaixonar pelo atendimento e conforto do local. 

Pousada Boutique Vila Boa Vista

Com acomodações extremamente confortáveis e charmosas, a Pousada Boutique Vila Boa Vista possui quartos amplos e muito bem equipados. A área comum é toda arborizada, contando com um jardim bem cuidado e ótima piscina para quem não quer ir até à praia. Localizada a apenas 300 metros da Praia de Santo Cristo, ela ainda serve café da manhã farto e muito elogiado pelos hóspedes. Alguns quartos possuem varanda com rede e cadeiras, permitindo total relaxamento durante a estadia. 

Enseada do Gostoso

Com uma decoração bastante colorida, a Enseada do Gostoso está a poucos metros da Praia de Maceió, com excelente atendimento e uma das melhores avaliações da região. Seus quartos são muito confortáveis e aconchegantes, sendo que alguns oferecem vista para o mar e rede na sacada. O café da manhã é servido todos os dias e conquista os visitantes. 

Bangalô Kauli Seadi Eco-Resort

Por fim, o Bangalô Kauli Seadi Eco-Resort está localizado bem em frente à Praia do Cardeiro, oferecendo paisagem única e recheada de palmeiras. Os quartos são bem arejados e equipados com móveis de alta qualidade, oferecendo uma experiência única de hospedagem. Além disso, contam com rede de descanso na varanda privativa, quadra de tênis e restaurante muito elogiado. 

Onde comer em São Miguel do Gostoso

Quando falamos em gastronomia, São Miguel do Gostoso realmente surpreende, com ótima infraestrutura de bares e restaurantes. Inclusive, algumas pessoas acham que a oferta é maior que o necessário devido ao tamanho da cidade. Mas, isso com certeza é um ponto positivo para os visitantes, que garantem um cardápio bastante completo e variado na região, atendendo aos mais diferentes públicos e gostos, até mesmo os mais exigentes. Sendo assim, confira abaixo alguns dos melhores lugares para comer em São Miguel do Gostoso:

Cachaçaria Urca do Tubarão

Para quem quer aproveitar para conversar ao mesmo tempo que saboreia a culinária local, a Cachaçaria Urca do Tubarão é o lugar ideal, localizada em Touros, bem próxima de São Miguel do Gostoso. Com ambiente rústico, o espaço é ideal para quem quer fugir de bares e restaurantes tradicionais, com um museu, pousada e, claro, a iguaria que dá nome ao local: uma cachaçaria totalmente artesanal. 

Jack Sparrow’s Bar

Localizado na Praia da Ponta de Santo Cristo, o local realmente surpreende. Seus aperitivos possuem excelente apresentação e sabor sem igual, oferecendo além das mesas tradicionais, uma decoração diferenciada com espreguiçadeiras e bangalôs. O bar Jack Sparrow’s ainda é considerado ponto turístico, sendo ideal para quem gosta de bons petiscos. Para encontrá-lo, basta procurar por uma bandeira pirata na areia e partir para conhecer os amantes do kitesurf enquanto saboreia bons drinks. 

Tuk Tuk Bistrô

A especialidade do Tuk Tuk Bistrô são os frutos do mar, além de ser famoso pela culinária tailandesa. Antes mesmo de entrar, o espaço já chama atenção, com seu telhado ornamentado com um tuk-tuk original (triciclo utilizado para transportar pessoas) trazido diretamente de Bali por um dos sócios. Com ótima avaliação dos clientes, ele está bem próximo da Rua da Xêpa. Vale lembrar que o local oferece apenas jantar, mas com certeza vale a pena separar um dia para saborear as variadas opções do cardápio. 

Pantai Bar e Restaurante 

Com ambiente bastante sofisticado e ao mesmo tempo acolhedor, o Pantai Bar e Restaurante não poderia ficar de fora da nossa lista. Ele conta com música ambiente e, além das mesas tradicionais, também oferece espaço descontraído, com bancos e sofás. A boa notícia é que o cardápio é muito variado e inspirado nos temperos marroquino, tailandês, mediterrâneo e local. Os drinks também são diferenciados e a experiência realmente vale a pena. 

Restaurante do Vozinho

Além de ser ponto de apoio para quem deseja comprar uma lancha, o Restaurante do Vozinho também oferece ótima comida e excelente pousada aos turistas. O local é bastante agradável e voltado para famílias, com toque acolhedor e localizado na Praia de Perobas. 

Quando ir para São Miguel do Gostoso

Para quem planeja viajar para São Miguel do Gostoso e quer escolher a melhor época, sobretudo, visite a região no verão ou na primavera. Nessas épocas as chuvas são mais raras e é quase certeza de encontrar o tempo aberto.

Além disso, você vai encontrar uma maré mais tranquila e maior facilidade para tomar um banho de mar. Essa época envolve os meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, coincidindo também com a alta temporada.

São Miguel do Gostoso no Rio Grande do Norte

Portanto, se planeje bem para a viagem, reservando a hospedagem com antecedência e evitando ao máximo férias escolares e feriados prolongados. Nessas épocas, a região costuma ficar bastante cheia, não agradando tanto alguns turistas.

Porém, de modo geral, a região é bastante quente e você deve sempre observar a previsão do tempo antes da sua viagem. Acima de tudo, será difícil algo relacionado ao tempo te atrapalhar nos passeios.

Como é a cidade de São Miguel do Gostoso

A cidade de São Miguel do Gostoso é bastante pequena, cerca de 10 mil habitantes, uma típica cidade do interior. Sua noite não é muito agitada e não há uma grande infraestrutura para os turistas.

Sobretudo, as praias urbanas não são tão luxuosas como algumas próximas, porém, você pode aproveitar muito bem elas. Além disso, passear um dia pela cidade, conhecendo pontos históricos e um pouco da cultura local, é bastante válido.

Dica de roteiro de 5 dias em São Miguel do Gostoso

A seguir, passaremos um roteiro de exemplo, para quem quiser seguir, para aproveitar a região de uma maneira bastante acertiva.

  • Dia 1: conhecer a cidade de São Miguel do Gostoso, suas praias urbanas e ver o pôr do sol.
  • Dia 2: visitar as praias da região.
  • Dia 3: ir até um hotel com day-use para aproveitar o dia.
  • Dia 4: ir até a Praia de Perobas e, posteriormente, nos Parrachos.
  • Dia 5: retornar para a capital Natal.

Dicas importantes para São Miguel do Gostoso

Como já mencionamos no artigo, a região de São Miguel do Gostoso tem diversas belezas naturais, lindas praias, excelentes passeios e uma população muito acolhedora. Por isso, é importante ter respeito e compreensão com atividades que você considera mais simples.

A região vive basicamente do turismo, alimentando famílias e pessoas ao redor.

Sobre os itens para você levar até a região, o protetor solar, o kit praia, e o aluguel de carro, talvez sejam peças importantes para uma viagem tranquila e bastante prática.

Você deve conhecer toda a região ao máximo, conhecendo lindas praias e desfrutando de cidades com melhores infraestruturas. Toda a região é cercada por excelentes pontos turísticos.