Trindade, Rj: o que fazer, natureza e praias

Trindade, Rj: o que fazer, natureza e praias

Anúncios

Para quem gosta de relaxar, não liga para badalação e se amarra em lugares simples, deve conhecer Trindade no Rio de Janeiro, pois essa pequena vila é repleta de energias positivas e muitos locais lindos para visitar. Por volta dos anos de 1970, a vila começou a receber diversos amantes do surf e muitos hippies, que ficaram impressionados pela grande beleza da região, com praias limpas, cachoeiras, e muita natureza.

O local ainda conserva o seu ambiente simples, pacato e com muitos restaurantes rústicos, guardando toda sua cultura caiçara e muita beleza natural conservada. O local é repleto de campings, pousadas e muitos turistas do Brasil e do mundo todo, principalmente argentinos!

Anúncios

Aceita ler um pouco sobre esse paraíso localizado na parte sul do Rio de Janeiro? Se você tem um espírito aventureiro e ama praias, venha comigo!

Como chegar em Trindade

Para quem está hospedado em Paraty, Trindade fica a 24 quilômetros de distância, todos eles percorridos na BR-101. Após isso, deve-se entrar na Estrada de Trindade.

Anúncios

Quem vem de carro de São Paulo, deve seguir pela Rodovia Ayrton Senna, entrar na BR-383 e continuar na BR-101, até a Estrada de Trindade.

Já para quem vem do Rio de Janeiro, a viagem tem duração de 5 horas, podendo ser feita pela Rodovia Governador Mário Covas ou pela Presidente Dutra.

Vale lembrar que, existem ônibus urbanos que levam e trazem turistas de Paraty para Trindade, assim como vans, durante diversos horários do dia, sendo bem fácil encontrar esse transporte.

Onde se hospedar em Trindade

Para quem desejar conhecer Trindade, existem duas opções para se fazer: ou você fica hospedado em Paraty e viaja todo dia para Trindade, ou você se hospeda em Trindade mesmo, para aproveitar por completo a viagem.

No local, existem basicamente 3 opções de estadia. Os campings, os hostels e as pousadas. Os preços variam de lugar para lugar, existem opções mais caras que são as pousadas e as mais baratas que são campings bem roots.

Em suma, todas as hospedagens conseguem atender muito bem o turista e ficam bem localizadas, visto que, a vila é bem pequena e tudo é perto. Sobretudo, o que realmente muda nas acomodações é o conforto do turista, caso prefira o cama mais confortável, invés de barracas.

Portanto, deixaremos uma pequena lista de hospedagens dos mais variados preços para você a seguir.

  • Pousada Cachadaço: disponibilizando wifi, bons quartos e boa área de lazer, a Pousada Cachadaço talvez seja a mais conhecida da região. Na alta temporada é interessante agendar com antecedência sua estadida.
  • Pousada Cepilho: uma pousada bastante conhecida e com preços bem em conta, a Pousada Cepilho oferece boas opções de quartos e excelente café da manhã. Em suma, o espaço é muito agradável e dificilmente você se aborrecerá.
  • Camping Nascer do Sol: por ser um camping, seu custo-benefício acaba compensando bastante, principalmente para jovens que não ligam muito para conforto. Sua localização é muito interessante e conta com cozinha comunitária.
  • Pousada Aldeia Antiga: localizada bem no meio de muita natureza, cercada por uma mata fechada e em um clima bastante gostoso, a Pousada Aldeia Antiga conta com uma excelente infraestrutura, área de lazer e proximidade das melhores praias e comércios locais.

Quantos dias ficar em Trindade RJ

Para uma viagem completa por Trindade, você deve ficar no mínimo 3 dias. Acima de tudo, o local contém diversas praias, trilhas e muita natureza, que dividindo entre os dias, você consegue aproveitar um pouco de tudo. Sobretudo, para conhecer todas as atividades com calma, é necessário dispor meio dia para cada uma, em média.

Caso queira conhecer a Praia do Sono, você deve aumentar um dia no seu roteiro, pois o local fica bem mais distante.

As praias começam a ficar sem sol por volta das 17 horas, onde os turistas vão conhecer o pequeno centro de Trindade e comer em seus restaurantes.

O que fazer em Trindade Rj

Trindade é o local ideal para quem ama a natureza e precisa de dias de tranquilidade. No local, durante o dia, você deve aproveitar as cachoeiras, as praias, e a natureza.

Pela noite, aproveite o centro de Trindade e as diversas festinhas que rolam pelas praias. Geralmente acontecem shows, festas reggaes, porém nada marcado com antecedência. A seguir, deixaremos uma pequena lista de atividades que você pode desenvolver durante sua permanência no local.

Praia do Meio

A Praia do Meio em Trindade, na minha opinião, é a mais charmosa do local. Com ondas bem calmas, faixa de areia pequena e pouco movimento, o local é ótimo para quem tem crianças e para quem quer relaxar.

No local, existem diversas pedras que podem gerar ótimas fotos do local, com um lindo pôr do sol também. Desse local, partem os barcos para a Piscina Natural do Cachadaço, com o preço variando de 15 a 30 reais.

No local, também passa um riacho de águas bem geladas

Praia Brava

Certamente a praia mais isolada de Trindade, a Praia Brava é fascinante e quem vai até ela desfruta de enorme beleza. Para pegar a trilha até a praia, é necessário voltar até a Estrada de Trindade e observar a sinalização do início da trilha.

Há um espaço no local para no máximo 5 carros, e geralmente, ficam alguns ambulantes na estrada, na entrada da trilha, vendendo bebidas e salgados.

A trilha dura cerca de 30 minutos e é bastante escorregadia. Em alguns lugares, foram colocados apoios para descer, pois o caminho de ida é mais dificultoso devido ao risco de escorregamentos.

Chegando na praia, você irá encontrar certamente um mar de areia sem nenhuma pessoa. A Praia Brava geralmente fica vazia e com areia bem limpa. Na praia, um rio corta a areia e deságua no mar, sendo que existe uma trilha até uma pequena cachoeira dentro da mata.

Ao fundo da praia, existe um lugar não oficial, que é conhecido como a parte de nudismo do local, então não estranhe se ver alguém nu por lá.

O mar do local é bastante agitado e geralmente com bastante algas e espécies de plantas na água.

Praia do Cepilho

A Praia do Cepilho é conhecida pelos surfistas, pois é o local com ondas mais fortes da região. Em sua maioria dos dias, o local é bem pouco movimentado, com poucos bares e quiosques, sendo apenas movimentado por pessoas que gostam de caminhar e passear pela região.

Para quem vai no local, fica o cuidado com o mar que costuma ficar bastante agitado.

Praia de Fora

A Praia de Fora é o último ponto de acesso em que o ônibus local deixa os turistas. Nessa praia, existem diversos campings e pousadas, que ficam literalmente com os pés na areia.

Contém diversos bares e fica bem próximo do centro de Trindade, sendo possível ir e voltar de mercados e do seu local de hospedagem.

Praia dos Ranchos

Com uma vista maravilhosa, certamente essa praia é a mais movimentada do local. Com diversos quiosques e bares, o local fica repleto de guardas sol, com muitos turistas e ambulantes.

No local, é normal acontecer música ao vivo, atrações e a noite ocorre alguns eventos. Sobretudo, em relação a preços, no local as coisas não são baratas. Os bares costumam exagerar nos preços.

O local é ideal para quem gosta de diversão, movimento e uma água tranquila para relaxar.

Praia do Cachadaço

No caminho da Piscina Natural do Cachadaço, a Praia do Cachadaço é bem grande, porém com pequeno movimento. O local é bastante tranquilo, com apenas um restaurante e ondas de tamanhos médios.

O local é ideal para quem gosta de sossego e tranquilidade, podendo trazer sua cadeira e seus comes e bebes, sempre lembrando de recolher tudo.

Para chegar no local são necessários cerca de 10 minutos de caminhada.

Piscina Natural do Cachadaço

Para chegar até o local, é necessário fazer uma trilha de cerca de 25 minutos, de grau moderado de dificuldade, podendo aumentar em dias de chuva. A trilha é bem sinalizada e contém diversos degraus, corrimãos e apoios durante o percurso.

Para quem quer evitar a trilha, existem os barcos que levam até o local, com o preço em torno de 15$.

No local, você vai encontrar uma área cercada por pedras gigantes, que formam uma piscina natural, transmitindo muita paz. No local, existem diversos peixes, porém não é recomendado alimentá-los.

Vale lembrar que, em dias de grandes movimentos, o local fica lotado e é difícil o banho, mesmo a área sendo tranquila em relação a ondas.

Cachoeira da Pedra Que Engole

Um dos locais mais interessantes de Trindade, a Pedra Que Engole, é encontrada em meio a uma trilha em mata fechada. O local não é de difícil acesso, mas gera muito medo quando chegamos lá.

A cachoeira é de certa forma tranquila, o local não é fundo e é visitado por diversas pessoas. Muitas preferem não se aventurar, mas recomendo a diversão, pois o perigo é quase inexistente.

O local contém água doce e é repleto de natureza e muita diversão.

Conhecer Paraty

Para quem está em Trindade e não teve a oportunidade de conhecer Paraty, vale muito a pena. Localizada bem perto, o lugar é verdadeiramente um marco histórico na cultura do Brasil, com muitos prédios importantes e passagens marcantes pelo local.

A cidade é bastante tradicional e reserva excelentes restaurantes e bons passeios.

Dicas gerais de Trindade

Para quem planeja visitar Trindade, é sempre bom ficar atento com alguns conselhos e dicas de turistas mais experientes. A seguir, deixaremos uma pequena listas de pontos a ter atenção para que sua viagem seja perfeita.

  • O Sinal de telefone no local ainda é bastante complicado, recomendados que deixe um número de emergência no local em que está hospedado.
  • Os ônibus de Paraty passam de 1 em 1 hora, fique atento para não perder.
  • Em Trindade não existem caixas eletrônicos, apenas em Paraty. Evite levar apenas cartão para o local.
  • Em caso de alta temporada, reserve seu local com antecedência. Geralmente, é comum lotar diversas hospedagem e o turista ficar sem lugar para dormir.