Brasil Rio de Janeiro Sudeste Trindade

Praia do Sono em Trindade: guia completo

Uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro e localizada bem próximo de Paraty, a Praia do Sono conta com uma enorme biodiversidade, ótimas paisagens e excelentes passeios para realizar quando você estiver conhecendo o lugar. Sobretudo, ainda pouco explorada, o local na baixa temporada é excelente para relaxar e conviver em harmonia com a natureza.

Muito conhecida pela paz, água transparente e simplicidade, o local ganha mais fama a cada ano, sendo uma ótima escolha para passar alguns dias de férias. Acima de tudo, nessa publicação, falaremos um pouco sobre as características do lugar, os passeios e como chegar nesse verdadeiro paraíso!

Como chegar na Praia do Sono

A Praia do Sono fica localizada bem ao lado de Trindade, muito próximo da cidade de Ubatuba e cerca de 260 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro. O local fica bastante isolado e, para chegar até ele, você deve escolher entre fazer uma trilha de cerca de 1 hora ou ir de barco por dentro do Condomínio Laranjeiras, um condomínio muito luxuoso que serve como último ponto antes da praia.

trilha para a Praia do Sono

Por trilha

Para realizar o trajeto por trilha recomendamos levar apenas itens essenciais, para evitar peso e problemas durante o trajeto. O caminho é bem tranquilo e bem sinalizado, porém em dias de chuva pode ficar bastante escorregadio.

Vale lembrar que, existe um estacionamento ao lado do Condomínio Laranjeiras que você pode deixar seu carro com segurança, o valor cobrado da diária varia entre 30 reais.

Por barco

Para o trajeto feito por barco, a comodidade é bem maior. Existe uma van que leva o turista até o píer, localizado ao fundo do condomínio. Através do píer, o turista embarca e segue por poucos minutos até a Praia do Sono.

O mesmo estacionamento pode ser utilizado para quem prefere fazer o trajeto por barco. O valor do transporte custa em torno de 40 reais.

Onde se hospedar na Praia do Sono

Para quem vai se hospedar na Praia do Sono, vale a pena agendar antes sua estadia. Em alta temporada, o lugar fica bastante cheio e é difícil achar camping disponível. Vale lembrar que, por ser uma área de proteção ambiental, o turista não pode acampar onde deseja, e sim em campings credenciados na região.

Além dos campings, existem várias opções de chalés e pequenas casas, lugares com maior conforto, porém com um preço maior. Essas casas geralmente abrigam diversas pessoas e podem ser fechadas por grupos grandes.

hospedagens na praia do sono

No mais, vale lembrar que quem for acampar, é recomendado levar todo seu kit de acampamento, já que não são todos os campings que oferecem isso. A seguir, deixaremos uma lista de hospedagens na Praia do Sono.

  • Camping Caiçara;
  • Camping Canto da Paz;
  • Chalé do Kiko;
  • Chalé da Jéssica.

O que fazer na Praia do Sono

Cercado de muita natureza e diversas trilhas, o local é repleto de passeios e ótimos momentos para curtir sua tranquilidade. A seguir, falaremos um pouco das diversas opções de trilhas, cachoeiras e praias para visitar quando você pensar em o que fazer na Praia do Sono.

Praia de Antigos

Uma das praias mais lindas da região, a Praia de Antigos fica localizada bem próximo da Praia do Sono, podendo ser acessada por uma trilha de cerca de 30 minutos. A água dessa praia é bastante clara que até impressiona.

Vale lembrar que, é proibido acampar no local, mas vale muito a pena curtir algumas horas nele.

Praia de Antiguinhos

A Praia de Antiguinhos é a menos visitada da região. Com ondas mais fortes e pouca faixa de areia, o local é caminho para outras trilhas.

A praia é cercada por enormes rochas e rende excelentes locais para fotos.

Praia da Ponta Negra

A Praia de Ponta Negra fica localizada cerca de 30 minutos da Cachoeira das Galhetas. O local é habitado por pescadores e com poucas aglomerações. Com uma cor diferente de mar, faz com que o passeio se torne ainda mais especial.

Através da Praia de Ponta Negra, o turista pode fazer o contato com barqueiros e retornar de barco até a Praia do Sono.

praia da ponta negra

Cachoeira do Saco Bravo

Uma verdadeira piscina natural, bem próxima ao mar, a Cachoeira do Saco Bravo impressiona por conta de sua beleza. A trilha até lá é um pouco longa e complicada, porém muitas pessoas fazem a opção de acampar na Praia da Ponta Negra, para no dia posterior realizar a trilha.

O local é muito bonito e na maioria das vezes está deserto.

Cachoeira das Galhetas

Uma cachoeira em meio de muita natureza, a Cachoeira das Galhetas impressiona o turista com seu charme e capricho. Sua água bem gelada faz com que o turista acabe com seu calor e aproveite ótimos momentos por ali.

Ela é acessada após a Praia de Antigos, cerca de 30 minutos de trilha.

Vida noturna

Conhecida bastante por sua vida noturna agitada e badalada, os barzinhos do lugar quase sempre fazem shows de reggae e muitos luaus. Além do clima de tranquilidade, as festas e comemorações são bastante interessantes e agitam o público presente, na sua grande maioria, jovens.

Além disso, em épocas como carnaval e fim de ano, o local fica repleto de atividades e programações, vale a pena se agendar para conhecer e participar da vida noturna da Praia do Sono.

Onde comer na Praia do Sono

Para os viajantes que frequentam a Praia do Sono, a opção de levar comida e fazer no local é bastante válida, porém fica o alerta em relação ao lixo gerado e os itens que devem ser lavados posteriormente, causando um pouco de trabalho.

Para quem prefere se alimentar no local, existem alguns pequenos restaurantes, lanchonetes e até mesmo minimercados, que vendem o básico. Entre os restaurantes mais conhecidos, o Restaurante da Lindalva serve pratos feitos com bom preço e diversos frutos do mar.

Além disso, existem opções para lanches e açaí, sendo uma ótima opção para quem prefere algo mais leve. Basicamente, os pratos servidos no lugar são caprichados e conseguem satisfazer.

Melhor época para visitar a Praia do Sono

A questão relacionada a melhor época para ir à Praia do Sono é bastante polêmica e divide opiniões. Em épocas de baixa temporada o local fica bastante calmo, com poucos turistas e um grande ar de tranquilidade no lugar. Portanto, excelente momento para quem procura relaxar, realizar trilhas, aproveitar o mar e curtir as belezas do local quase que sozinho.

Por outro lado, frequentar a Praia do Sono em feriados prolongados ou na virada do ano, pode ser um grande problema. O local fica repleto de turistas, com diversas baratas, restaurantes e banheiros lotados e um fluxo enorme de pessoas nas trilhas.

Por um lado, para quem gosta de festas, vida noturna e muita interação, é o momento ideal para ir à praia. O local conta com uma grande quantidade de jovens que procuram diversão, festas e muita diversão.

Sendo assim, vale a pena pensar bem antes de agendar sua visita a Praia do Sono, pois dependendo da época e data do ano, as condições da praia podem mudar bastante.

Conhecer Paraty e Trindade

Uma excelente opção para fazer no primeiro ou no último dia de viagem, é conhecer a cidade de Paraty, muito famosa por sua história, ruas bem antigas e uma tranquilidade enorme. Existem excelentes restaurantes e passeios que podem ser feitos a partir de lá.

Outra opção bastante interessante é conhecer Trindade, localizada bem próximo à Praia do Sono. O local é uma pequena vila, que conta com excelentes praias, uma rua principal com restaurantes, bares e pequenas lojas. Há ainda, diversas opções de hospedagens bem confortáveis.

Dicas gerais

Para você que vai frequentar a Praia do Sono, seja por um dia só ou em uma estadia maior, existem algumas dicas essenciais para evitar dores de cabeça na viagem. A seguir, fizemos uma lista completa do que levar para sua viagem:

  • Repelente;
  • Protetor solar;
  • Boné/chapéu;
  • Barraca (caso vá acampar);
  • Colchão (para acampar);
  • Sapato para trilhas;
  • Garrafa para armazenar água;
  • Frutas.

Vale lembrar que, como a infraestrutura na praia é bem simples, recomendamos levar dinheiro em espécie, pois alguns lugares não aceitam cartões. Além disso, de acordo com seu estilo de hospedagem e passeios, suas roupas, sapatos e itens para dormir devem ser melhores, incluindo até o uso de lanternas.

O local é bastante isolado e, caso esqueça algo, vai ser bem complicado voltar ao seu carro para buscar o item, confira bem antes de chegar ao local.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.