Vale a Pena Planejar Uma Viagem Agora?

Se tem uma coisa que inúmeras pessoas estão sentindo falta atualmente é pegar as malas e fazer uma bela viagem, afinal, por conta da pandemia de Covid-19, viajar foi e ainda está sendo uma atividade bastante afetada em todo o mundo.

Sendo assim, levando em conta este contexto, será que dá para planejar uma viagem agora? Ou é melhor esperar um pouco mais? É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje! 

Portanto, continue acompanhando a leitura com atenção para ficar por dentro de tudo que é mais importante sobre este assunto!

Covid-19 e turismo: vale a pena planejar uma viagem agora?

Como sabemos, agora em 2021, um ano após a pandemia ser decretada, finalmente a vacina contra o vírus começou a ser aplicada. Com isso, surge a esperança de dias melhores e da volta, gradativa, da vida “normal”. 

E nesse normal, claro, incluem-se as viagens, afinal, milhões de pessoas viajam todos os anos, seja para destinos nacionais ou internacionais.

Portanto, levando em conta o cenário atual de vacinação, dá sim para já começar a planejar uma viagem!

Inclusive, este pode ser um ótimo momento para quem quer economizar, pois diversas empresas estão oferecendo condições especiais, ofertas, promoções e vouchers para quem pretende viajar daqui algum tempo.

Além disso, vale ressaltar que, como as pessoas começarão a se sentir mais confortáveis nos próximos meses e as perspectivas tendem a ser melhores, é bem provável que os preços aumentem com a demanda. 

Então, se você pretende viajar, fique atento em relação aos valores que as empresas estão oferecendo e comece já a se planejar!

E para te ajudar nisso, nós separamos a seguir algumas informações e dicas valiosas sobre planejamento. Veja!

O que levar em conta ao planejar uma viagem para o pós-pandemia

Para planejar uma viagem pós-pandemia, é de suma importância que você se atente aos cinco aspectos abaixo:

1. Pacotes com opção de cancelamento grátis, reembolso ou remarcação

Muitos pacotes de viagem disponíveis atualmente estão com preços bem competitivos. 

Porém, além de olhar os valores, é fundamental que em seu planejamento você veja com a empresa se há a opção de cancelamento grátis, reembolso ou remarcação.

Isso porque, a situação da pandemia ainda não está totalmente resolvida. Então, se houver algum imprevisto, mudança, restrição, etc., você não ficará no prejuízo.

E isso vale para a compra das passagens, para a reserva da hospedagem, etc. Procure opções que tenham políticas mais flexíveis! 

Ah! E uma outra dica importante: desconfie de preços, promoções e condições que parecem “boas demais para ser verdade”. Tenha esse cuidado para não cair em nenhuma furada, ok? 

Compre e feche pacotes apenas com empresas de confiança, que já possuem anos de mercado, boas avaliações e clientes satisfeitos com os serviços oferecidos.

2. Situação do destino em relação ao vírus

Com a pandemia, nós estamos passando mais tempo em casa – o que é ótimo para fazer um planejamento bem detalhado para a sua viagem!

E neste planejamento, é importante que você vá acompanhando como está a situação do destino que você pretende ir em relação ao vírus.

Por exemplo, a população já foi vacinada? Os casos estão controlados? Quais as medidas e ações que estão colocando em vigor para turistas?

Saber sobre essas e outras informações é essencial para você viajar para um destino seguro e que esteja indo bem no combate ao coronavírus.

Além disso, antes de fazer qualquer compra ou reserva, consulte sites locais oficiais para confirmar se o destino em questão está recebendo turistas ou não.

3. Opção por destinos nacionais e isolados

Recentemente, diversas pesquisas mostraram que muitos brasileiros pretendem fazer viagens para destinos nacionais nos próximos meses – principalmente por conta da questão econômica e também por causa da não necessidade de fazer grandes deslocamentos.

Além disso, outra característica marcante para as próximas viagens será a busca por destinos mais isolados, ao ar livre e longe de aglomerações, como cachoeiras, parques, campos, montanhas, entre outros.

Portanto, ao fazer o planejamento da sua viagem agora, não deixe de considerar os destinos disponíveis aqui no Brasil e também as opções mais isoladas, ao ar livre. Há muitas belezas naturais e regiões incríveis para conhecer por aqui.

4. Vacinação

Para muitos destinos no exterior, é necessário que viajantes tomem algum tipo de vacina para poder entrar no país, sendo a contra febre amarela uma das mais comuns.

Porém, agora por causa da Covid-19, é bem provável que os destinos comecem a exigir a vacina contra o vírus para você ser autorizado a entrar no país.

Portanto, acompanhe as notícias sobre o destino que pretende ir e veja se haverá essa necessidade. 

Mas claro, havendo ou não a necessidade, não deixe de tomar a vacina contra a Covid-19. A imunização é importante não só para viagens, mas para você continuar vivendo bem e com menos riscos.

5. Seguro viagem

O seguro viagem é um item indispensável para a sua viagem, principalmente se ela for para fora do país.

Portanto, em seu planejamento, não deixe de fazer a contratação de um bom seguro e de verificar se há coberturas em relação ao novo coronavírus. Analise com cuidado todos os detalhes referentes aos termos e condições.

Agora, além desses cinco pontos específicos baseados no contexto da Covid-19, existem alguns outros que também são relevantes e que devem estar no planejamento de qualquer viagem. Veja!

Pontos importantes ao planejar uma viagem

Orçamento

Como sabemos, viajar envolve uma série de gastos. Por isso, uma das principais dicas que deve estar em seu planejamento refere-se ao orçamento.

Isso porque, você precisa ter o dinheiro necessário para poder viajar. Nada de ficar com dívidas, hein.

Inclusive, você pode aproveitar esse momento justamente para ir economizando e juntando dinheiro, de modo a ter a quantia necessária para a sua viagem daqui algum tempo.

Duração da viagem e roteiro

Quantos dias você pretende ficar no destino? Uma semana? Quinze dias? Ou mais? Pense nisso ao planejar a sua viagem, pois, além de ter total relação com o item anterior – o orçamento – também permitirá que você crie um roteiro adequado e que você consiga seguir.

Clima do destino e bagagem

Você é do time que prefere frio? Ou do que prefere calor? 

Pensar no clima do destino é outro ponto relevante ao planejar a sua viagem e, inclusive, isso lhe ajudará na hora de fazer a sua bagagem, pois você poderá montá-la de maneira mais objetiva e assertiva.

Reserva de estacionamento

Para finalizar, uma outra dica importante – no caso, para quem pretende fazer uma viagem internacional – que se refere a escolha de um estacionamento para deixar o veículo enquanto viaja.

Isso porque, diversas pessoas preferem ir com o próprio carro no dia da viagem, porém os estacionamentos internos dos aeroportos possuem uma diária bem mais cara do que outras opções que ficam próximas.

Então, por exemplo, se você é de São Paulo, vale a pena pesquisar em seu planejamento por um estacionamento aeroporto de Guarulhos.

Dessa forma, você conseguirá encontrar um local seguro e com um preço mais atrativo do que o do estacionamento do aeroporto!

Portanto, aproveite este momento que estamos passando para pesquisar bastante, se atualizar e se informar sobre viagens e sobre o destino que quer ir.

Assim, quando finalmente chegar o dia de viajar, você estará mais do que pronto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *