Se você quiser conhecer um dos desertos mais interessantes do mundo, o Deserto do Atacama é o melhor passeio para se fazer em suas férias. Com paisagens impressionantes e muita história, o local recebe milhares de turistas o ano todo.

Com a possibilidade de tirar ótimas fotos e conhecer uma cultura totalmente diferente, nessa publicação traremos diversas dicas de o que fazer no Deserto do Atacama durante sua estadia, explicar um pouco dos passeios e dar algumas recomendações. Fique conosco e conheça bastante desse incrível lugar!

Deserto do Atacama

Onde fica o Deserto do Atacama

Um dos desertos mais famosos do mundo, ele faz fronteira com diversos países, são eles a Argentina, Bolívia e o Peru. Sua localização fica na região norte do Chile e a cidade mais perto para se hospedar é San Pedro de Atacama.

Devido as condições climáticas do local, poucas cidades se formaram na região, trazendo realmente um ar desértico por lá.

Como chegar no Deserto do Atacama

O trajeto para chegar até o Deserto do Atacama a partir do Brasil pode incluir dois voos. O primeiro, você irá até a capital chilena, Santiago. Após isso, você tem a opção de escolher o trajeto a partir de ônibus para San Pedro do Atacama, algo mais cansativo e demorado, ou então, outro voo para Calama, uma cidade perto do deserto.

A partir de Calama, você pegará um transfer para San Pedro do Atacama. Fazer a opção dos dois voos pode ser melhor e bem mais rápida.

Conheça também sobre o Salar de Uyuni.

Onde se hospedar no Deserto do Atacama

A cidade de San Pedro do Atacama é a base de hospedagem no deserto. Com hotéis e hostels variando muito no preço, tudo vai depender do estilo de viagem do turista.

Muitos hotéis incluem alimentação, transfers e passeios em suas diárias, tornando elas bem altas. Outras opções são hostels bem mais simples, com quartos compartilhados e menor conforto. A pesquisa antes de viajar é aconselhável, visto que, o descanso a noite é fundamental para aguentar um dia de caminhada na sequência. Deixaremos uma pequena lista de hostels e hotéis para o turista se basear.

Quando ir para o Deserto do Atacama

A pergunta de quando ir ao Deserto do Atacama é bastante comum e envolve muitas dúvidas. A região é conhecida pela alta amplitude térmica, variando muito entre o dia e a noite.

Há passeios no deserto que você irá encontrar temperaturas negativas, devido à grande altitude. Na cidade de San Pedro do Atacama, o clima é mais ameno e mais fácil de lidar. Para quem irá no verão, encontrará um calor muito alto, ao contrário do inverno, onde o frio irá apertar bastante.

As estações da primavera e do outono são bem recomendadas por conta disso, conseguem acomodar temperaturas mais amenas ao turista que não está adaptado ao local.

Quantos dias ficar no Deserto do Atacama?

Como o Deserto do Atacama é bastante extenso e os passeios são bem variados e demorados, recomendamos ao turista a permanência de ao menos 5 dias inteiros no local. Caso precise fazer um passeio mais rápido, recomendamos escolher lugares próximos para conhecer.

O tempo considerado ideal para conhecer as principais atrações do Deserto do Atacama é de 7 dias, podendo realizar os passeios com calma e segurança. Vale a pena organizar com certa antecipação sua viagem e escolher suas prioridades.

Agências de turismo

Um assunto bastante importante para ser levado em conta é em relação as agências de turismo. Para escolher uma agência que não irá te decepcionar, a procura deve ser intensa e você deve ouvir recomendações. Como achar uma agência de turismo confiável e que respeite os limites do turista, vai depender bastante dos históricos de passeios e comentários em próprios aplicativos, sites e grupos de viagens.

Há diversos casos em que o turista se decepcionou com os trabalhos de agências, tornando o passeio cansativo e chato. É um ponto bem importante para estudar!

O que fazer no Deserto do Atacama

Um dos locais mais visitados do mundo e com uma enorme beleza natural, saber o que fazer no Deserto do Atacama requer um pouco de pesquisa e informações. O local é repleto de atrações e intriga o turista a querer conhecer tudo, com lindas paisagens e uma ótima hospitalidade.

Os passeios variam bastante em relação ao tempo e preço, sendo sempre recomendado a procura de agências credenciadas pela região.

Lindas paisagens no Deserto do Atacama

San Pedro de Atacama

Uma cidade muito charmosa e bem pequena, San Pedro de Atacama contém apenas 2 mil habitantes. O clima no local é bastante variado, devido a sua alta altitude, cerca de 2400 metros.

San Pedro de Atacama

Por ficar bem próximo do Deserto do Atacama, a cidade é o ponto de partida da maioria dos passeios da região, contando com diversos guias, hotéis e muitas histórias. Vale a pena caminhar um dia pelas ruas da cidade e observar como a vida caminha lentamente por lá.

Piedras Rojas

Com paisagens maravilhosas, as Piedras Rojas atraem muitos turistas. Com uma coloração bem típica da região, a paisagem é bem interessante e conta com uma vista muito bonita. O turista pode caminhar pelo local e tirar lindas fotos que mais parecem belos quadros.

Lagunas Altiplânicas

Um local repleto de lagos e seus lindos reflexos formados, as Lagunas Altiplânicas combinam natureza e belas visões. O local é bastante deserto e muito belo, um passeio muito interessante para se fazer. Muitas fotos do Deserto do Atacama são realizadas nesse local.

Lagunas Altiplânicas no Deserto do Atacama

Recomendamos ir bem agasalhado, pois o vento na região é bastante intenso.

Passeio durante a noite no Deserto do Atacama

Recomendamos consultar uma agência para um tour noturno no Deserto do Atacama. O céu do local durante a noite é espetacular e permite visões espetaculares. Com a possibilidade de ver diversas estrelas, existem duas opções de passeio.

Tour noturno no Deserto do Atacama

Um passeio é mais científico e com diversas explicações, já o outro, fala mais da parte mística do local. Ambos valem muito a pena e rendem ótimas fotos.

Salar de Atacama

Um local que fica sempre lotado de flamingos, o Salar de Atacama é um dos cartões postais do deserto. O tamanho do local impressiona e suas montanhas de neve ao fundo remetem a uma linda paisagem.

Valle de La Luna e Valle de La Muerte

Uma das atrações mais procuradas pelos turistas, esses passeios podem proporcionar lindas vistas de todo o Deserto do Atacama. Com muitas rochas e diferentes formatos de relevo, o local é único.

Fica bem próximo da cidade de San Pedro do Atacama e pode ser realizado com certa facilidade. A vista do local lembra o relevo da lua, um fato bastante interessante.

Termas de Puritana

Com ótima piscinas termais e muito relaxamento, o local é um dos passeios prediletos dos turistas. Localizado a 3500 metros de altitude, esse complexo de piscinas fica ao meio da natureza e com uma linda paisagem em sua volta.

As águas são bem quentes e pode trazer uma ótima sensação de relaxamento e prazer, depois de dias de caminhadas durante o deserto.

Geiser del Tatio

Um local muito interessante e localizado a 4500 metros de altitude, o Geiser del Tatio é uma ótima experiência para quem gosta de conhecer coisas novas. As erupções acontecem sempre e podem render ótimas fotos.

Geiser del Tatio

O passeio é realizado logo pela manhã e o local é bastante frio. Recomendamos sempre ficar atento as orientações dos guias, pois o local pode ser perigoso.

Onde comer no Deserto do Atacama

A maioria dos restaurantes no Deserto do Atacama ficam localizados na cidade de San Pedro. Por ser a cidade mais perto do local, os restaurantes procuram se hospedar por ali para atender os turistas. Os restaurantes da região quase sempre servem comidas típicas do Chile, ótimos vinhos, frutos do mar e contém uma decoração bem receptiva.

Onde comer no Deserto do Atacama

Por ser uma cidade bem pequena e muito tranquila, os restaurantes sempre deixam suas mesas na calçada, ambientes bem abertos e um bom atendimento. A seguir, deixaremos uma lista de restaurantes recomendados

  • Al tiro
  • Inca’s Restaurant
  • Baltinache

Dicas úteis

Viajar para o Deserto do Atacama requer um planejamento e um preparo físico. O local é bastante seco e pode apresentar diversos desafios ao turista. Planejar sua viagem e realizar um seguro viagem é de suma importância.

Além disso, recomendamos utilizar roupas confortáveis e de acordo com o clima local. Sabemos que o frio e o vento são constantes, recomendamos sempre andar da melhor maneira para evitar problemas. Em relação as agências, pesquise bastante para evitar possíveis decepções.

Em relação ao dinheiro no local, recomendamos andar com pesos chilenos, por serem mais fáceis de negociar e por ser a moeda local também.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *