Localizado na Ilha do Farol, a Praia do Farol conta com uma beleza natural incrível, excelentes vistas e um mar espetacular. Ótimo passeio para quem visita Arraial do Cabo, a praia só pode ser visitada através de embarcações credenciadas, por isso vale a pena se organizar antes de visitar.
Nessa publicação passaremos um guia completo do local, desde o trajeto de barco, até as atividades que você pode desenvolver na praia. Além de seus fatores naturais, a ilha que contempla a praia, abriga dois faróis, um datado de 1836 e o outro de 1861. Vale a pena o passeio e conhecer a história desse pequeno local muito desejado pelos turistas.
Sobre a Ilha do Farol
Para quem não sabe, a Praia do Farol fica localizada na Ilha do Farol, uma região protegida pela Marinha Brasileira. Seu nome se dá aos dois faróis instalados na ilha, bem visíveis e esbeltos.
O acesso a ilha é restrito, apenas na faixa de areia da praia, sendo bastante controlado. Sobretudo, é importante mencionar que só é possível chegar na Praia do Farol através de embarcações, pois não existe uma rota terrestre no local.
Em suma, a Ilha do Farol contém um leque enorme de biodiversidade, muita vida marinha e uma mata muito preservada. Acima de tudo, retire todo seu lixo gerado no local, ajudando ainda mais a continuar a preservação.
Como chegar a Praia do Farol
Para chegar a Praia do Farol é necessário contratar agências credenciadas para realizar o passeio, pois a região é preservada e não é possível realizar o acesso de maneira individual. Além disso, as opções de agências não são grandes, variando bem pouco em relação a conforto e qualidade.
Quase todas as agências capricham na recepção, sendo marcado um horário bem cedo para iniciar o passeio. É servido um café da manhã e explicado todo o roteiro a ser feito. Sobretudo, é importante mencionar que todos os passeios saem da Marina dos Pescadores, localizado na Praia dos Anjos.
Por isso, leve isso em consideração na hora de escolher sua hospedagem ou no tempo de locomoção até o local.
Como é feita a navegação até a Praia do Farol
Os valores para a navegação até a Praia do Farol variam em torno de 80 reais, incluindo a passagem pelas Prainhas do Pontal. As embarcações são bem confortáveis e o passeio é bastante seguro, sendo respeitado o uso de coletes, lotação máxima, entre outras coisas.
Dentro da embarcação é servido apenas água, de maneira gratuita. Em relação ao percurso, todo ele é feito de maneira bem tranquila e sem maiores anormalidades. Recomendamos o uso de remédio para ânsia, para quem sofre com isso, mesmo o trajeto sendo bem curto.
Tempo de permanência na praia
Vale lembrar que, por ser uma ilha preservada, o tempo de permanência dos grupos de turistas que chegam no local é de 40 minutos. Após isso, ocorre a chamada para o retorno a embarcação. Durante esse tempo, o turista consegue conhecer todo o local, que é bem pequeno.
Conheça um pouco a Praia do Farol
Com uma faixa de areia bem branquinha, com menos de um quilômetro de extensão, a região encanta com as excelentes vistas e um mar de tirar o fôlego. A maré costuma estar bem tranquila, sem muitas ondas e com a água bem gelada. Entretanto, com o comum calor da região, isso não é problema.
Acima de tudo, também é interessante falar que, existe uma trilha no local que leva até um dos faróis da ilha, porém, apenas pessoas credenciadas podem realizar o passeio. Lembramos que, o tempo de permanência no local é de 40-50 minutos, por isso, aproveite ao máximo para relaxar e observar tudo.
O que fazer na Praia do Farol
Sendo uma praia bastante bonita e com um tempo de permanência considerado curto por grande parte dos turistas, aproveitar as melhores atividades do local deve ser sua meta. Mergulhos e caminhadas pela areia devem fazer parte do pacote, observando cada detalhe da praia que já foi considerada uma das mais bonitas do Brasil.
Por isso, fizemos uma pequena lista de o que fazer na Praia do Farol durante sua passagem.
1. Apreciar a natureza da região
Envolvida por grande natureza, um mar lindo e enormes matas, a Ilha do Farol, juntamente com sua praia, impressiona o turista e deixa boas recordações. O local é excelente para fotos e muito recomendado para quem gosta de visitar novos lugares pouco explorados.
O passeio até a Praia do Farol é feito, quase que diariamente na alta temporada, e envolve muita conversa sobre a conservação do local e sua importância para as espécies.
2. Realizar mergulhos
Excelente para realizar mergulhos, a Praia do Farol conta com uma água bastante transparente e muito limpa. Com o seu snorkel, é muito comum você encontrar diversos animais marinhos pelo espaço, sendo uma das atividades mais realizadas durante o tempo de permanência no local.
3. Sítio Arqueológico
Além de toda sua beleza natural, a Praia do Farol também guarda pontos históricos de épocas passadas. Existe uma árvore preservada no local que é considerada o centro da ilha, marcada por Américo Vespúcio, que era um famoso mergulhador da época de Colombo.
A árvore fica cercada e não é possível chegar próximo dela.
4. Conhecer os Faróis do local
Um passeio muito interessante, mas que só pode ser feito com a presença de guias capacitados, é conhecer os faróis do local. Os faróis ficam um pouco distantes da praia e são bem interessantes. É por conta deles que a praia e a ilha levam esse nome.
5. Fenda da Nossa Senhora e Gruta Azul
Muito conhecidas na região, esses pontos turísticos podem ser observados durante a viagem de barco até a ilha ou na volta. O local é muito interessante e surgiu a partir da erosão, na parte oeste da Ilha do Farol.
O nome de Fenda da Nossa Senhora surgiu porque um pescador pescou o retrato de Nossa Senhora e colocou ali no local. A mística da região é incrível, rendendo excelentes fotos e filmagens.
A Gruta Azul também pode ser observada da embarcação, na qual as agências de viagens fazem questão de passar bem perto, não deixando o turista perder um detalhe se quer.
6. Conhecer as Prainhas do Pontal do Atalaia
Excelente oportunidade para conhecer também, as praias do Pontal do Atalaia encantam com a enorme beleza. Com uma água muito clara e uma maré muito tranquila, o local é excelente para relaxar e desfrutar da natureza. Essa praia é bastante famosa por sua enorme escadaria de acesso.
Entretanto, para quem faz o passeio para a Praia do Farol, consegue acessar o local através da embarcação do passeio. O tempo de permanência no local é de 1 hora, sendo perfeito para conhecer todos os detalhes da região.
7. Visitar a Gruta do Amor
Localizada no lado esquerdo da praia do Pontal do Atalaia, a Gruta do Amor é um dos pontos mais procurados para fotos e filmagens. Nossa dica é ter calma no lugar, que, quase sempre, está repleto de turistas a procura da foto perfeita.
Infraestrutura local
Por ser fazer parte de uma ilha, a infraestrutura na Praia do Farol é quase que inexistente. Com uma pequena faixa de areia, sem nenhum quiosque ou restaurante, o local é apenas ponto de visitação pelos turistas.
Conheça também a Praia do Forno, em Arraial do Cabo.
Para quem vai consumir algum alimento no local, recomendamos recolher todo o lixo gerado para a preservação do local continuar impecável. Em relação a areia e a água do mar, ambas são bem limpas e maravilhosas.
Quando visitar a Praia do Farol
Muito desejada por diversos turistas, a Praia do Farol em Arraial do Cabo conta com uma taxa de visitação diária de no máximo 300 pessoas. Sendo assim, é recomendado chegar bem cedo até as agências para realizar o passeio.
Além disso, na alta temporada, se você não agendar seu passeio com antecedência, você corre o risco de ficar sem conhecer o local, devido ao alto número de procura. Fique atento e saiba que na alta temporada o fluxo de pessoas pelo local vai ser bem maior, podendo prejudicar alguns estilos de viagens.