Um dos lugares mais incríveis do planeta, o Salar de Uyuni impressiona pelas imensas belezas naturais e por sua grandiosa história. É um dos locais mais visitados na América do Sul, agradando turistas do mundo todo. Suas entradas podem ser realizadas através da Bolívia e do Chile.

Com diversos relatos de viajantes para o local, escrever sobre seus passeios e dar algumas dicas é uma coisa bem fácil. Com uma imensidão sem fim e muito sal, o lugar rende ótimas fotos e incríveis experiências para o viajante. Fique conosco e confira um pouco sobre a beleza desse local e as curiosidades do Salar de Uyuni.

Salar de Uyuni na Bolívia

Onde fica o Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni fica localizado na Bolívia, porém por possuir uma extensa área (10.500 m²), pode ser acessado pelo Chile. A altitude na região é de 3600 metros acima do nível do mar, podendo causar alguns incômodos no corpo humano.

Os passeios para a região podem acontecer através de Uyuni, na Bolívia, ou até mesmo de San Pedro de Atacama, no Chile. A região do deserto é bastante plana e impressiona pela imensidão.

Quando ir ao Salar de Uyuni

Para você escolher a melhor época para ir ao Salar de Uyuni, tudo vai depender do estilo de viagem que você quer fazer e o que quer encontrar no local. O período da estação fria é o mais recomendado para quem quer escapar das chuvas e observar um incrível mar branco formado pelo deserto. Essa época rende diversas fotos com efeitos ópticos.

A época da seca (estação fria) fica entre os meses de maio e novembro.

Há também a época chuvosa, que o clima é mais quente, entre os meses de janeiro e fevereiro. Nessa época que ocorre a formação dos espelhos gigantescos característicos dessa região. Vale lembrar que, mesmo na época de chuva, elas não são constantes e vale a pena a visita.

Conheça também Gonçalves em Minas Gerais.

Como chegar no Salar de Uyuni

Para chegar até o Salar de Uyuni, o turista tem algumas opções para pesquisar. O passeio pode ser feito através do Chile e da Bolívia, citaremos a seguir os detalhes.

Vistas do Salar de Uyuni

Através de Uyuni na Bolívia

O passeio através da cidade de Uyuni é considerado mais simples e, quase sempre, mais rápido. Existem diversas agências que fazem esse passeio, sendo recomendado para o turista a consulta e recomendações de colegas. Os passeios variam de 1 a 4 dias, dependendo do seu modo.

Através de San Pedro de Atacama no Chile

Os passeios a partir do Chile são considerados mais sofisticados e possuem uma melhor infraestrutura, de modo geral. Os passeios variam de 2 a 4 dias, e se diferenciam bem dependendo da agência. Há opções de hospedagens melhores e mais caras.

O que fazer no Salar de Uyuni

A partir do momento que você já estiver no Salar de Uyuni, as opções de passeios e atrações são enormes. O local por si só já traz diversas experiências e remete a muitas paisagens impressionantes. A seguir, falaremos um pouco sobre os locais mais visitados da região e sobre a naturalidade do local.

Museu de Sal

Um lugar construído inteiramente com sal no meio do deserto, oferece opção de café da manhã. Dentro do local os móveis são bem interessantes e os guias locais levam os turistas para conhecer um pouco mais por dentro. O local é interessante devido aos diversos grupos de turistas, cada um falando seu idioma.

Próximo do museu, existe a Plaza de las Banderas, local onde existem bandeiras de quase o mundo todo, rendem ótimas fotos.

Cemitério de trens

Com cerca de 20 locomotivas abandonadas, o cemitério de trens é um espaço bem interessante para os turistas. Os turistas escutam diversas histórias sobre o local e tiram fotos por cima dos trens. Infelizmente a região não é bem conservada e contém diversas pichações.

Cemitério de trens

Planícies de sal

Aproveitar as planícies para lindas fotos é uma das opções mais desejadas pelos turistas. A imensidão do local pode causar ilusão de óptica e deixar fotos bem interessantes. Os guias locais sempre dão boas ideias para realizar as imagens.

Planícies de sal

Cristal Samaña

Muito visitado por turistas chineses, o local é todo feito de sal e sua decoração é inspirada por Feng Shui. Contém restaurante e até mesmo um salão de jogos.

Onde se hospedar no Salar de Uyuni

As hospedagens no Salar de Uyuni variam bastante e o conforto é bem diferente. A maioria delas são bem simples e necessitam que o turista leve um saco de dormir para evitar passar frio durante as noites. São hospedagens mais simples e compartilhadas.

Há também a opção de hospedagens mais sofisticadas, como a do Hotel Sal Tambo Loma, que foi construído com blocos de sal. É uma das atrações do local e consegue agradar bastante os turistas que o escolhem para passar a noite.

Melhor agencia para ir ao Salar de Uyuni

Essa é uma pergunta bastante difícil de responder, devido as grandes diferenças de estilos de viagem dos turistas. Existem agências que proporcionam um passeio mais sofisticado e sem muitos perrengues, porém pelo contrário, outras agências fazem o passeio mais no estilo roots, no qual muitos turistas preferem.

Tudo vai variar na questão de preço, incluindo acomodações, transportes, alimentação, entre outras coisas. A seguir, deixaremos algumas agências que fazem esse passeio e são recomendadas.

O que levar comigo no passeio

Para um maior passeio e com maior segurança, antes de iniciar a viagem o turista deve se atentar as diversas recomendações antes de ir ao Salar de Uyuni. Sabendo que é uma viagem bem atípica, o lugar pode trazer diversos incômodos para o corpo e um grande desgaste.

Recomendamos sempre levar água em abundância, protetor solar, óculos de sol e um calçado bem confortável, preferencialmente de trekking. As roupas devem ser bem quentes e, de acordo com o tempo, incrementar ainda mais.

Também é bastante recomendado levar o passaporte consigo e dinheiro em espécie (na moeda local). Isso pode evitar alguns problemas e ajudar você na hora de realizar alguma visita paga no local.

Sendo assim, é fundamental o turista ir com trajes recomendados e priorizar sua saúde, visto que, nunca visitamos um lugar parecido com o mesmo.

Dicas gerais

Para organizar sua viagem de maneira correta, saiba que o passeio para o Salar de Uyuni deve ser organizado com certa antecipação. O contato com a agência de viagem deve ser realizado dias antes, sua documentação deve estar em dia, e principalmente, seu espírito aventureiro.

Uma outra dica bastante valiosa é em relação ao seguro viagem, muito recomendado nessa região. Isso claro, além de seguir as diversas dicas do que levar para o lugar.

Finalizando, para realizar a viagem até o Salar de Uyuni, vale a pena planejar tudo com antecedência e estar bem-disposto para essa aventura.

Belezas do Salar de Uyuni

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *