América do Sul Bolívia Chile Salar de Uyuni

Salar de Uyuni: dicas, passeios e curiosidades

Um dos lugares mais incríveis do planeta, o Salar de Uyuni impressiona pelas imensas belezas naturais e por sua grandiosa história. É um dos locais mais visitados na América do Sul, agradando turistas do mundo todo. Suas entradas podem ser realizadas através da Bolívia e do Chile.

Com diversos relatos de viajantes para o local, escrever sobre seus passeios e dar algumas dicas é uma coisa bem fácil. Com uma imensidão sem fim e muito sal, o lugar rende ótimas fotos e incríveis experiências para o viajante. Fique conosco e confira um pouco sobre a beleza desse local e as atrações do Salar de Uyuni.

Onde fica o Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni fica localizado na Bolívia, porém por possuir uma extensa área (10.500 m²), pode ser acessado pelo Chile. A altitude na região é de 3600 metros acima do nível do mar, podendo causar alguns incômodos no corpo humano.

Os passeios para a região podem acontecer através de Uyuni, na Bolívia, ou até mesmo de San Pedro de Atacama, no Chile. A região do deserto é bastante plana e impressiona pela imensidão.

A seguir, deixaremos um mapa para melhor visualização do local.

Quando ir ao Salar de Uyuni

Para você escolher a melhor época para ir ao Salar de Uyuni, tudo vai depender do estilo de viagem que você quer fazer e o que quer encontrar no local. O período da estação fria é o mais recomendado para quem quer escapar das chuvas e observar um incrível mar branco formado pelo deserto. Essa época rende diversas fotos com efeitos ópticos.

A época da seca (estação fria) fica entre os meses de maio e novembro.

Há também a época chuvosa, que o clima é mais quente, entre os meses de janeiro e fevereiro. É nessa época que ocorre a formação dos espelhos gigantescos característicos dessa região. Vale lembrar que, mesmo na época de chuva, elas não são constantes e você deve ficar atento sobre.

Como chegar no Salar de Uyuni

Para chegar até o Salar de Uyuni, o turista tem algumas opções para pesquisar. O passeio pode ser feito através do Chile e da Bolívia, citaremos a seguir os detalhes.

Através de Uyuni na Bolívia

O passeio através da cidade de Uyuni é considerado mais simples e, quase sempre, mais rápido. Existem diversas agências que fazem esse passeio, sendo recomendado para o turista a consulta e recomendações de colegas. Os passeios variam de 1 a 4 dias, dependendo do seu estilo.

Através de San Pedro de Atacama no Chile

Os passeios a partir do Chile são considerados mais sofisticados e possuem uma melhor infraestrutura, de modo geral. Os passeios variam de 2 a 4 dias, e se diferenciam bem dependendo da agência. Há opções de hospedagens melhores e mais caras.

O que fazer no Salar de Uyuni

A partir do momento que você já estiver no Salar de Uyuni, as opções de passeios e atrações são enormes. O local por si só já traz diversas experiências e remete a muitas paisagens impressionantes. A seguir, falaremos um pouco sobre os locais mais visitados da região e sobre as curiosidades do local.

Museu de Sal

Um lugar construído inteiramente com sal no meio do deserto, oferece opção de café da manhã. Dentro do local, os móveis são bem interessantes e os guias locais explicando melhor de todos os detalhes. O local é interessante devido aos diversos grupos de turistas, cada um falando seu idioma.

Próximo do museu, existe a Plaza de las Banderas, local onde existem bandeiras de quase o mundo todo, rendendo ótimas fotos.

Cemitério de trens

Com cerca de 20 locomotivas abandonadas, o cemitério de trens é um espaço bem interessante para os turistas. Os turistas escutam diversas histórias sobre o local e tiram fotos por cima dos trens. Infelizmente a região não é bem conservada e contém diversas pichações.

Planícies de sal

Aproveitar as planícies para lindas fotos é uma das opções mais desejadas pelos turistas. A imensidão do local pode causar ilusão óptica e deixar fotos bem interessantes. Os guias locais sempre dão boas ideias para realizar as imagens.

Cristal Samaña

Muito visitado por turistas chineses, o local é todo feito de sal e sua decoração é inspirada por Feng Shui. Contém restaurante e até mesmo um salão de jogos.

Laguna Colorada

Com um tom muito avermelhado, repleta de flamingos e outros animais, o local é maravilhoso e perfeito para fotos. É um dos locais mais visitador do Salar de Uyuni.

Árbol de Piedra

Formada pela ação do vento, essa enorme pedra em formato de árvore é um dos símbolos da região. Rende excelentes fotos!

Isla Incahuasi

É uma ilha no meio do deserto de sal da região. O local é perfeito para uma vista de toda a região. Você vai encontrar diversos cactos enormes por lá.

Gêiseres Sol de Mañana

Os famosos campos geotérmicos da região, cerca de 2 km² de crateras, lama e gêiseres liberando vapor durante todo o dia. As atividades se intensificam pela manhã.

Onde se hospedar no Salar de Uyuni

As hospedagens no Salar de Uyuni variam bastante e o conforto é bem diversificado. A maioria delas são bem simples e necessitam que o turista leve um saco de dormir para evitar passar frio durante as noites. São hospedagens mais simples e compartilhadas.

Há também a opção de hospedagens mais sofisticadas, como a do Hotel Sal Tambo Loma, que foi construído com blocos de sal. É uma das atrações do local e consegue agradar bastante os turistas que o escolhem para passar a noite.

Melhor agencia para ir ao Salar de Uyuni

Essa é uma pergunta bastante difícil de responder, devido as grandes diferenças de estilos de viagem dos turistas. Existem agências que proporcionam um passeio mais sofisticado e sem muitos perrengues, porém pelo contrário, outras agências fazem o passeio mais no estilo roots, no qual muitos turistas preferem.

Tudo vai variar na questão de preço, incluindo acomodações, transportes, alimentação, entre outras coisas. A seguir, deixaremos algumas agências que fazem esse passeio e são recomendadas.

  • World White Travel;
  • Thiago Tours;
  • Red Planet;
  • Cordillera.

O que levar comigo no passeio

Para um melhor passeio e com maior segurança, antes de iniciar a viagem o turista deve se atentar as diversas recomendações para ir ao Salar de Uyuni. Sabendo que é uma viagem bem atípica, o lugar pode trazer diversos incômodos para o corpo e um grande desgaste.

Recomendamos sempre levar água em abundância, protetor solar, óculos de sol e um calçado bem confortável, preferencialmente de trekking. As roupas devem ser bem quentes e, de acordo com o tempo, incrementar ainda mais.

Também é bastante recomendado levar o passaporte consigo e dinheiro em espécie (na moeda local). Isso pode evitar alguns problemas e ajudar você na hora de realizar alguma visita paga.

Sendo assim, é fundamental o turista ir com trajes recomendados e priorizar sua saúde, visto que, nunca visitamos um lugar parecido com o mesmo.

Dicas gerais

Para organizar sua viagem de maneira correta, saiba que o passeio para o Salar de Uyuni deve ser organizado com certa antecipação. O contato com a agência de viagem deve ser realizado dias antes, sua documentação deve estar em dia, e principalmente, seu espírito aventureiro.

Uma outra dica bastante valiosa é em relação ao seguro viagem, muito recomendado nessa região. Isso claro, além de seguir as diversas dicas do que levar para o lugar.

Finalizando, para realizar a viagem até o Salar de Uyuni, vale a pena planejar tudo com antecedência e estar bem-disposto para essa aventura.

Você também pode gostar...