Uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais, a cidade de Tiradentes MG conserva todo seu charme do passado, com lindos casarões, igrejas e pousadas incríveis. Além de tudo isso, a natureza que envolve o lugar é incrível, com opções de trilhas e muita aventura.

É uma das cidades mais históricas do país, pertencente a muita exploração de ouro e da exploração escrava. Lembramos também sobre seus excelentes restaurantes, com pratos de comidas mineiras espetaculares, pequenas lojas de artesanatos e diversas atrações como o famoso carnaval local.

Nessa publicação, citaremos as principais atrações de Tiradentes e um guia completo para você seguir.

Tiradentes MG

Como chegar em Tiradentes MG

Para quem está pensando em visitar Tiradentes, as estradas são consideradas boas e bem sinalizadas, mas vale a pena redobrar a atenção nos trechos de estradas simples. Para quem faz a opção de ir com ônibus, aconselhamos procurar passagem para São João Del Rei, cidade localizada a 20 minutos de Tirantes.

De São João, saem ônibus a cada 20 minutos, facilitando bastante para o turista.

Para quem gosta de comodidade e conforto, ir de carro até Tiradentes MG é a melhor opção. Podendo realizar passeios nas cidades vizinhas, zonas rurais, entre outras coisas, essa opção é a mais comum. A seguir, deixaremos um mapa da cidade para melhor visualização.

Quando ir para Tiradentes MG

Por ser uma cidade do interior de Minas Gerais, Tiradentes MG atraí a maioria do seu público durante os finais de semana, dias em que os restaurantes abrem, as lojas funcionam e a cidade fica cheia. Durante a semana, a cidade fica um pouco mais vazia e diversos restaurantes fecham as portas.

Os feriados prolongados atraem pessoas de longe para a cidade, a maioria delas do estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Outro ponto a destacar é sobre algumas datas comemorativas na cidade, como os festivais de cervejas artesanais, o famoso carnaval na região, entre outras coisas. Nessas datas, recomendamos agendar com antecedência sua hospedagem na cidade.

Conheça também sobre a Praia do Patacho em Alagoas.

Onde se hospedar em Tiradentes MG?

Com inúmeros hotéis e pousadas, a cidade de Tiradentes MG contém uma excelente gama de hospedagem para os turistas. Desde pousadas bem simples até hotéis luxuosos, tudo vai depender do estilo do visitante.

As hospedagens mais recomendadas são próximas ao centro, pois permitem passeios a pé pela região, restaurantes próximos e diversos pontos turísticos. Na zona rural, encontramos pousadas mais voltadas ao ecoturismo e contato com a natureza.

A seguir, deixaremos uma pequena lista de hospedagens na cidade de Tiradentes MG, podendo servir para uma excelente viagem.

Onde comer em Tiradentes MG

Repleto de restaurantes que focam na comida mineira, a cidade de Tiradentes MG guarda bons lugares para o turista aproveitar na hora de comer. Os restaurantes são bem variados, tanto nos pratos, quanto nos preços, sendo acessíveis para todo tipo de público.

Para casais apaixonados, a maioria dos restaurantes oferecem jantar à luz de velas, com bons vinhos e música ao vivo. Opções para família, com preços interessantes e espaços bem amplos, são uma excelente opção também.

A seguir, falaremos um pouco sobre alguns restaurantes da cidade e suas especialidades:

  • Restaurante Tragaluz: localizado em um espaço bem movimentado da cidade, o restaurante contém um espaço bastante charmoso e excelentes pratos. Excelente opções para casais;
  • Restaurante Leitão do Luiz Ney: localizado na Rua Chafariz, o Restaurante Leitão do Luiz Ney é um dos mais famosos de Tiradentes MG. Com o charme de seu dono, o leitão é pururucado ao vivo para os clientes, com um espaço muito amplo e bonito. Os almoços acontecem em sábados;
  • Pacco e Bacco: bastante conhecido na cidade e com um espaço muito bonito, o restaurante atende bem seus clientes com excelentes pratos. Recomendamos reservar uma mesa antes;
  • Pau de Angu: um clássico restaurante de comida mineira, fica localizado mais para a zona rural, com excelentes pratos e muita simplicidade.

O que fazer em Tiradentes MG

Uma clássica cidade do interior de Minas Gerais, Tiradentes contém muitas marcas do passado e um contato com a natureza incrível. Com lindas igrejas, casarões e muita zona rural, o local atraí turistas de diversas regiões.

Quando pensar em o que fazer em Tiradentes MG, não esqueça de frequentar marcos históricos e viajar no tempo com essa cidade encantadora.

Vista de Tiradentes MG

Matriz de Santo Antônio

Um dos cartões postais da cidade, a Matriz de Santo Antônio é muito visitada pelos turistas e é um excelente local para fotos. Com seu fundo para a Serra de São José, a igreja encanta tanto por fora como por dentro, com sua grande quantidade de ouro no interior.

É considerada uma das igrejas mais belas de Minas Gerais.

Largo das Forras

O Largo das Forras é sem dúvidas a praça mais visitada de Tiradentes. Com inúmeros eventos e festas no local, a praça é cercada por pousadas, restaurantes e fica bem na parte central da cidade. É impossível você ir até Tiradentes e não conhecer o Largo das Forras.

A praça é bastante arborizada e contém diversas lojinhas em seu entorno, valendo a pena ficar uma manhã passeando pelo local, para curtir e fotografar bastante!

Rua principal de Tiradentes MG

Passeio de charrete

Um dos passeios mais amados pelas crianças, o passeio de charrete saindo do Largo das Forras vale bastante a pena. Passando por diversos pontos turísticos de Tiradentes e com uma explicação bastante interessante de quem mora lá e oferece o passeio, não deixe de aproveitar.

Os preços dos passeios variam bastante e levam o turista para diversas igrejas, casarões e cartões postais na cidade.

Chafariz de São José

A fonte de água mais antiga da cidade, o Chafariz de São José foi construído no ano de 1749, com diversos traços barrocos. Atualmente a fonte está bem conservada e guarda muitas histórias.

Acima da fonte, podemos observar a imagem de São José de Botas.

Serra de São José

A Serra de São José envolve toda a cidade de Tiradentes em Minas Gerais. Com diversas opções de trilhas e campings, o local recebe muitos turistas que adoram natureza.

Lembramos que, para visitar trilhas e cachoeiras, recomendamos contratar um guia local.

Zona rural de Tiradentes MG

Capela do Bom Jesus da Pobreza

Inaugurada em 1782, ela fica localizada no Largo das Forras. Não muito frequentada, ela é bem pequena e conta com uma linda pintura interior.

Conheça Bichinho

Bichinho na verdade é uma pequena vila, localizada a 8 km de Tiradentes. Seu nome oficial é Vitoriano Veloso e ela pertence a cidade de Prados.

O local é bastante simples, porém com excelentes lugares para um bom café, hospedagens e muito contato com a natureza. Para quem gosta do interior de Minas Gerais, esse lugar é o paraíso.

A pequena vila conta com cerca de 2 mil moradores e, praticamente, é focada em uma rua principal.

Passeio de Maria Fumaça até São João Del Rei

Com um percurso de cerca de 40 minutos, o passeio de Maria Fumaça até São João Del Rei é um dos mais procurados pelos turistas. Percorrendo a rota do ouro, o passeio passa por lindos locais, fazendas, pontos históricos e muita natureza.

Lembramos que os passeios só ocorrem em feriados, sábados e domingos.

Maria Fumaça em Tiradentes MG

Dicas gerais

Para quem planeja visitar Tiradentes MG, as melhores dicas são a respeito da simplicidade que você irá encontrar na cidade. Com uma população bastante acolhedora e com muita história envolvida no local, recomendamos levar uma boa máquina fotográfica para registrar os momentos.

Lembramos que, pode ser uma cidade do interior e muitas de suas ruas serem de paralelepípedos, o melhor calçado para usar nos passeios são os simples, evitando saltos e sapatos altos. Outro ponto para destacar é em relação a forma de pagamento, lembramos que nem todos os lugares aceitam cartões, sendo aconselhável levar dinheiro em espécie.

No mais, a última dica é sobre reservar sua hospedagem com antecedência, se o período for de alta temporada, evitando deixar para a última hora.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *