O Pico das Agulhas Negras fica localizado no Parque Nacional do Itatiaia. A grande maioria do parque fica localizado no estado do Rio de Janeiro, também com partes em Minas Gerais, até a divisa com São Paulo. Saiba como chegar até a trilha para o Pico das Agulhas Negras, onde ficar, o nível de dificuldade da trilha e muito mais.
Sempre lembramos que, por ser uma trilha de alto grau de dificuldade, recomendamos o uso de guias credenciados no local, para maior segurança. A seguir, passaremos boas dicas e detalhes dessa tão interessante trilha.
Pico das Agulhas Negras: início da trilha
Para chegar até a trilha do pico, é necessário ir até a cidade de Itamonte e depois até o povoado de Engenheiro Passos (distante cerca de 12 km de Itatiaia). Após isso, deve-se seguir pela estrada Rio-Caxambú, por 23 km e encontrar após a estrada o Abrigo Rebouças, o último ponto. O Parque Nacional do Itatiaia divide-se em parte baixa e o planalto (parte alta), onde fica localizado a trilha para o pico.
Para acessar o parque é pago uma taxa de aproximadamente 20 reais, em dinheiro.
Pico das Agulhas Negras e o Parque Nacional do Itatiaia: história
O quinto local mais alto do Brasil, esse pico é conhecido por sua imensa beleza e as inúmeras formações rochosas em volta. O pico faz parte da Serra da Mantiqueira.
Sua altura no ponto mais alto é de 2791 metros, com inúmeras possibilidades de escaladas/caminhadas até o cume, tendo por diferença as dificuldades e perigos. Para maior segurança, recomendamos um guia capacitado para a subida, turistas inexperientes podem ter problemas.
Com uma diversidade gigante de fauna e flora durante o percurso, o local torna-se repleto de rochas intercaladas e picos de granitos maravilhosos, muito diferente de qualquer região do Brasil. Dentro do Parque Nacional do Itatiaia existem diversas opções para os turistas, como trilhas mais leves, observação de outros pontos, também podemos encontrar o Pico das Prateleiras, dando ao visitante uma experiência completa e fascinante.
Nível de dificuldade do Pico das Agulhas Negras
O nível de dificuldade da subida é alto. O trajeto divide-se em 3 partes, uma mais tranquila até a base da montanha, apenas caminhada pela mata. A segunda parte envolve escalaminhada, com uso de cordas, apoio e risco de escorregamentos.
Na terceira parte, por cima das rochas, tudo deve ser feito com muito cuidado. Você deve subir pelas rochas, pular por cima de umas, entre outras coisas.
Para fazer esse tipo de trilha é necessário um bom equipamento, garrafa de água, uma boa bota para trekking, luvas, casacos e protetor solar.
Vale ressaltar que para quem não tem tanta experiência, é importante o acompanhamento de um guia capacitado pois a região é bastante íngreme, perigosa, e requer diversas técnicas para escalar. Em casos de chuva durante o percurso, recomendamos não tentar escalar no dia, por conta de que as pedras ficam escorregadias e com altos riscos de acidentes.
Cuidados ao ir para realizar a trilha
Para você fazer uma trilha desse nível de dificuldade, recomendamos que você esteja preparado. Tanto fisicamente como psicologicamente é necessário um preparo bastante forte. Para quem sofre com medo de altura, não recomendamos a escalada, por conta de trechos com quedas muito perigosas e situações bastante difíceis para enfrentar.
Em trechos do percurso, necessita-se estar em dia com as mãos e pernas, pois utiliza-se para conseguir subir e segurar em diversos lugares. Pessoas que não estão bem preparadas e mesmo assim se desafiam a ir, acabam prejudicando o grupo com guia e atrasam o planejamento da escalada.
Há outros tipos de possibilidades para o turista que não quer enfrentar tanta aventura dentro do parque, basta se informar com os guias locais.
Quando ir e onde ficar na região
A estação ideal para se aventurar ao pico é o inverno. Nessa estação ocorre um número baixo de chuvas e também de raios (bastante comuns na região), sendo assim, fica mais tranquilo para a aventura.
Evite ir quando a previsão é de chuva, o risco de quedas e de ficar perdido aumenta muito, principalmente se for sem um guia experiente.
Em relação de onde ficar no Pico das Agulhas Negras, a maioria dos visitantes fazem bate e volta, subindo pela trilha e retornando no mesmo dia.
Mas, caso queira acampar ou se hospedar no Parque Nacional do Itatiaia, existe um camping e um abrigo, coisas bem simples e com baixa infraestrutura. Sobretudo, o abrigo contém beliches, chuveiro e cozinha, custando um pouco a mais que o camping. Fica o alerta para o frio para quem vai acampar ou dormir no local, as temperaturas costumam ficar próximas de zero na madrugada.
Temperatura no Pico das Agulhas Negras
Destacamos que, no inverno, o frio no local é bastante forte. Há relatos de neve no Pico das Agulhas Negras diversas vezes, visto que é um lugar bastante alto e repleto de natureza. Por isso, roupas ideais para a temperatura são obrigatórias nessa trilha.
As fotos da neve no local são bem conhecidas e diversos turistas se agendam para visitar o local em períodos de maior chance de neve. É um fato bastante curioso e que faz o local ficar repleto de aventureiros.
Sem dúvidas, é uma experiência muito válida mas que requer atenção e experiência para aproveitar.