Localizada no sul da Bahia, Caraíva é um pequeno vilarejo à beira-mar que guarda muitas belezas naturais e uma cultura maravilhosa. Com ruas de areia, sem passagem de carros e muita simplicidade, o local cativa o turista e faz ele ter um forte contato com a natureza do local.

Com casas bem coloridas, pousadas e restaurantes charmosos e um clima de muita tranquila, esse destino na Bahia recebe milhares de visitantes o ano todo. Nessa publicação, falaremos bastante desse lindo lugar e das suas principais atrações. Lembre-se, se você quer visitar um paraíso bastante tranquilo e com preço acessível, visite Caraíva!

Caraíva na Bahia

Como chegar em Caraíva

Para quem vem de longe e está se perguntando como chegar em Caraíva, o caminho mais rápido e fácil é através do Aeroporto de Porto Seguro, localizado cerca de 70 km do local. Seja com táxi, ônibus ou aluguel de carro, a estrada é bastante complicada, sendo que 40 km dela é totalmente de terra.

As ofertas de táxis variam em torno de 300 reais, já os ônibus custam cerca de 30 reais. Tudo vai depender do seu estilo de viagem e da disponibilidade de horário, já que os ônibus saem a cada meia hora e levam um tempo maior para chegar.

A seguir, deixaremos um mapa mostrando a localização de Caraíva.

Vale a pena alugar um carro?

Uma das opções mais confortáveis para passear e chegar até Caraíva é o aluguel de um carro. Para quem chegar de avião até o Aeroporto de Porto Seguro, existem diversas opções de aluguéis no local, sendo possível partir dali mesmo para Caraíva.

Com o aluguel do carro, é possível conhecer locais próximos, realizar passeios fora do programado e ter uma certa independência no local. Além disso, o preço do aluguel geralmente compensa bastante, quando comparado com táxis e afins. Geralmente, as diárias variam em torno de 100 reais.

Conheça também a Praia de Tambaba na Paraíba.

Melhor época para visitar Caraíva

Por estar localizada na Bahia, o vilarejo de Caraíva tem como característica principal o calor durante quase o ano todo. Com poucos meses de chuva e frio, o turista fica bastante a vontade de escolher o período para viajar até o lugar.

O que fazer em Caraíva

Destacamos que, na alta temporada, os preços podem aumentar e a região fica bem mais ocupada por viajantes. Para quem prefere mais badalações e festas, é o momento ideal.

Para quem vai com a família e busca mais tranquilidade, recomendamos visitar Caraíva na baixa temporada, fora das férias escolares. Com isso, poderá encontrar o local bem mais calmo, vazio e com preços mais atrativos. Destacamos que, independente da época do ano, passear por Caraíva vale a pena.

O que fazer em Caraíva

Para aproveitar bastante sua viagem, procure fazer o máximo possível de passeios pela região, aproveitar os excelentes bares e desfrutar de toda a paz que o lugar proporciona. A seguir, falaremos um pouco de o que fazer em Caraíva durante sua viagem, incluindo passeios pela região e no próprio vilarejo.

Caraíva e suas belezas

Rio Caraíva e a Prainha

Um passeio bastante interessante para fazer e com custo baixo, é a descida do Rio Caraíva até o mar. O rio é bastante largo e com um grande volume de água, cercado por bastante mata e rochas.

Com uma lancha, você é levado até a região da Prainha, partindo de lá a descida com a boia. Cerca de 1h30min depois, você chega no mar, isso dependendo bastante da correnteza do rio. Vale lembrar que, você deve perguntar para os guias sobre a correnteza, caso contrário, o passeio pode ficar bem cansativo.

Belezas do Rio Caraíva

O valor é em torno de 40 reais por pessoa.

Praia de Caraíva

Com bastante estrutura e diversos quiosques, a Praia de Caraíva atende bem o público. Com excelentes barracas viradas para o rio Caraíva, a paisagem do local é impressionante, podendo ser possível avistar o mar ao fundo.

Para quem quer economizar, vale a pena levar sua cadeira e sua própria comida, pois os preços no local podem estar salgados. Além dos quiosques, existem diversos ambulantes pelo local.

Praia da Barra em Caraíva

Exatamente onde ocorre o encontro o rio Caraíva com o mar, é localizada a Praia da Barra de Caraíva. O local é o mais visitado pelos turistas e apresenta excelente opções de quiosques e cadeiras para relaxar.

Tranquilidade em Caraíva

Além disso, o pôr do sol na região é magnífico. Em relação as famílias, o local é bastante tranquilo para as crianças, com uma maré bem calma.

Passear de buggy na Praia de Corumbau

Com excelentes vistas e com bastante aventura, o passeio de buggy na Praia de Corumbau vale a pena. Podendo ser realizado em 4 pessoas, no valor de 250 reais, a Praia de Corumbau é inteira com um mar em várias tonalidades de azul e muitas opções de barracas.

Esse passeio dura o dia todo, por isso vale a pena procurar um motorista bastante responsável.

Visitar a Praia do Espelho

Localizada em Trancoso, é bastante visitada por frequentadores de Caraíva. Distantes apenas 22 km, vale a pena conhecer essa praia tão linda. Cercada por coqueiros, grandes rochas e um mar tão claro, a Praia do Espelho é um passeio para o dia todo.

Recomendamos o visitante conhecer as piscinas naturais do lugar, uma das mais famosas do Brasil.

Andar pelo vilarejo

Para quem quer conhecer ainda mais o vilarejo, desfrutar da simplicidade do local e aproveitar a paz proporcionada, andar tranquilamente observando os restaurantes, bares e as pequenas casas, vale muito a pena.

Sorria você está em Caraíva!

Recomendamos sempre andar com sua câmera fotográfica, pois as paisagens podem render excelentes fotos. Lembramos que, a população local é bastante simples e muito receptiva.

Onde comer em Caraíva

Com restaurantes bem charmosos e decorados, Caraíva apresenta um excelente atendimento nesse setor. Com pequenos bares, restaurantes com comidas típicas da região e muitos pratos feitos, o local atende bem todo tipo de público.

Os espaços são bem legais e, na grande maioria, acontecem pequenas apresentações em finais de semana e na alta temporada, movimentando ainda mais o local. Destacamos também que, a maioria dos restaurantes são de próprios moradores locais, trazendo bastante simplicidade e bom atendimento.

A seguir, deixaremos uma pequena lista de restaurantes e bares no local, sempre bem recomendados e com grande público.

  • Culinária Central;
  • Boteco do Pará;
  • Quintal Caraíva.
Decorações pelo vilarejo de Caraíva

Onde se hospedar em Caraíva

Um ponto bastante importante na hora de fazer sua viagem, as hospedagens em Caraíva variam bastante em relação a preço e conforto. As opções são divididas entre chalés, campings e pousadas.

Os campings são bem mais em conta que os demais, sendo que muitos deles contêm cozinha comunitária, banheiro e área de lazer. Tudo bastante organizado e num preço bem em conta. Recomendamos esse tipo de hospedagem para pessoas mais jovens ou para quem não liga muito para conforto.

Em relação aos chalés e pousadas, as opções variam bastante e, na grande maioria, são bem charmosos e aconchegantes. Com preços mais em contas, pousadas mais simples, sem ar condicionado e quartos menores, chamam a atenção pelo custo benefício.

Além das hospedagens, destacamos o atendimento e as ajudas dos trabalhadores nessa área, muito bem atenciosos e com grande simpatia. A seguir, deixaremos uma pequena lista de hospedagens em Caraíva.

  • Pousada da Praia Caraíva;
  • Pousada Aiuruoca;
  • Pousada Corais do Sul.

Dicas gerais

Como sabemos, Caraíva é um lugar bastante simples e que não tem uma infraestrutura muito organizada. Com chão de areia e sem fluxo de carros, o viajante precisa pensar bem no que levar na mala, para evitar muito peso e problemas para carregar. Lembramos que, no local existem pessoas que fazem esse trabalho de levar as malas, tudo através do auxílio de cavalos, fica a critério do turista utilizar.

Um ponto bastante importante para se destacar, é em relação ao dinheiro no local. Muito estabelecimentos, restaurantes, entre outras coisas, não passam cartão de crédito/débito, sendo assim, é necessário levar dinheiro em espécie para aproveitar o local.

Sobre os itens para levar na mala, recomendamos sempre levar na mala os itens essenciais, sem muito luxo. O lugar é bastante simples e roupas de banho, protetor solar e repelentes são os itens obrigatórios. Lembramos também que, existe uma pequena taxa de 10 reais para frequentar o vilarejo, cobrado sempre na entrada.

Preços de viagens

O vilarejo de Caraíva possui diversos estilos de restaurantes, pousadas e estilos de passeios, dependendo bastante do turista para escolher o melhor lugar. Para quem gosta de restaurantes mais luxuosos por exemplo, preços em torno de 100 reais são para pratos que servem duas pessoas.

Porém, há restaurantes com pratos feitos num valor de 25 reais, com higiene e bastante conforto. Já sobre hospedagens, os valores podem variar bastante entre as pousadas e entre a época em que você irá viajar.

Na alta temporada os preços sobem bastante e o movimento aumenta. Geralmente, com um valor de 500 reais você consegue boas pousadas para se hospedar, durante 4 dias. Além das pousadas, uma opção bem mais em conta e mais simples, são os campings espalhados pelo local.

Muitos deles contam com cozinha comunitária e um preço bem baixo de hospedagem, valendo bastante a pena a escolha.

No mais, o estilo de viagem do turista vai ditar as regras e moldar os preços de hospedagens, alimentação e passeios, ficando claro que o local consegue atender todos os tipos de públicos.

Categorias: Bahia

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *