Localizado na Ilha do Farol, a Praia do Farol conta com uma beleza natural incrível, repleto de natureza e um mar espetacular. Ótimo passeio para quem visita Arraial do Cabo, a praia pode ser visitada apenas por embarcações credenciadas, por isso vale a pena se organizar antes de visitar.

Nessa publicação passaremos um guia completo do local, desde o trajeto de barco até as atividades que você pode desenvolver na praia. Além de seus fatores naturais, a ilha que contempla a praia abriga dois faróis, um datado de 1836 e o outro de 1861. Vale a pena o passeio e conhecer a história desse pequeno local muito desejado pelos turistas.

Praia do Farol

Como chegar a Praia do Farol

Para chegar a Praia do Farol é necessário contratar agências credenciadas para realizar o passeio, pois a região é preservada e não é possível realizar o acesso de maneira individual. Além disso, as opções de agências não são grandes, variando bem pouco em relação a conforto e qualidade.

Quase todas as agências capricham na recepção, sendo marcado um horário bem cedo para iniciar o passeio. É servido um café da manhã e explicado todo o roteiro a ser feito.

Como é feita a navegação

Os valores para a navegação até a Praia do Farol variam em torno de 80 reais, incluindo a passagem pelas Prainhas do Pontal. As embarcações são bem confortáveis e o passeio é bastante seguro, sendo respeitado o uso de coletes, lotação máxima, entre outras coisas.

Conheça também a Cachoeira do Tabuleiro em Minas Gerais.

Dentro da embarcação é servido apenas água, de maneira gratuita. Em relação ao percurso, todo ele é feito de maneira bem tranquila e sem maiores anormalidades. Recomendamos o uso de remédio para ânsia, para quem sofre com isso, mesmo o trajeto sendo bem curto.

Navegação na Praia do Farol

Tempo de permanência

Vale lembrar que, por ser uma ilha preservada, o tempo de permanência dos grupos de turistas que chegam no local é de 40 minutos. Após isso, ocorre a chamada para o retorno a embarcação. Durante esse tempo, o turista consegue conhecer todo o local, que é bem pequeno.

O que fazer na Praia do Farol

Sendo uma praia bastante bonita e com um tempo de permanência considerado curto por grande parte dos turistas, aproveitas as melhores atividades do local deve ser sua meta. Mergulhos e caminhadas pela areia devem fazer parte do pacote, observando cada detalhe da praia que já foi considerada uma das mais bonitas do Brasil. Por isso, fizemos uma pequena lista de o que fazer na Praia do Farol durante sua passagem.

Apreciar a natureza da região

Envolvida por grande natureza, um mar lindo e enormes matas, a Ilha do Farol, juntamente com sua praia, impressiona o turista e deixa boas recordações. O local é excelente para fotos e muito recomendado para quem gosta de visitar novos lugares poucos explorados.

O passeio até a Praia do Farol é feito, quase que diariamente na alta temporada, e envolve muita conversa cobre a conservação do local e sua importância para as espécies.

Ilha do Farol

Realizar mergulhos

Excelente para realizar mergulhos, a Praia do Farol conta com uma água bastante transparente e muito limpa. Com o seu snorkel, é muito comum você encontrar diversos animais marinhos pelo espaço, sendo uma das atividades mais realizadas durante o tempo de permanência no local.

Mergulho na Praia do Farol

Sítio Arqueológico

Além de toda sua beleza natural, a Praia do Farol também guarda pontos históricos de épocas passadas. Existe uma árvore preservada no local que é considerada o centro da ilha, marcada por Américo Vespúcio, que era um famoso mergulhador da época de Colombo.

A árvore fica cercada e não é possível chegar próximo dela.

Conhecer os Faróis do local

Um passeio muito interessante, mas que só pode ser feito com a presença de guias capacitados, é conhecer os faróis do local. Os faróis ficam um pouco distantes da ilha e são muito interessantes. É por conta deles que a praia e a ilha levam esse nome.

Infraestrutura local

Por ser fazer parte de uma ilha, a infraestrutura na Praia do Farol é quase que inexistente. Com uma pequena faixa de areia, sem nenhum quiosque ou restaurante, o local é apenas ponto de visitação pelos turistas.

Para quem vai consumir algum alimento no local, recomendamos recolher todo o lixo gerado para a preservação do local continuar impecável. Em relação a areia e a água do mar, ambas são bem limpas e maravilhosas.

Quando visitar a Praia do Farol

Muito desejada por diversos turistas, a Praia do Farol conta com uma taxa de visitação diária de no máximo 300 pessoas. Sendo assim, é recomendado chegar bem cedo até as agências para realizar o passeio.

Além disso, na alta temporada, se você não agendar seu passeio com antecedência, você corre o risco de ficar sem conhecer o local, devido ao alto número de procura. Fique atento e saiba que na alta temporada o fluxo de pessoas pelo local vai ser bem maior, podendo prejudicar alguns estilos de viagens.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *