Uma praia bem pouco conhecida, com piscinas naturais incríveis e uma vista de tirar o fôlego, a Praia do Secreto no Rio de Janeiro começou a chamar a atenção de muitos turistas que começaram a saber do local. É uma praia bastante tranquila e que merece muito a sua visitação, muito por conta do pouco público que conhece essa maravilha.
Ela tem um acesso considerado mediano e, por conta disso, ganhou um pouco de fama apenas através das redes sociais, no qual muitos turistas desejam passar algumas horas no local. É um canto singular no Rio de Janeiro, localizado na Zona Oeste.
Nesse artigo, explicaremos melhor como chegar na Praia do Secreto, o que você vai encontrar por lá, onde ela fica localizada e se realmente vale a pena conhecer o lugar. Fique com a gente e confira esse interessante conteúdo sobre viagens!
Onde fica a Praia do Secreto?
A Praia do Secreto está localizada na cidade do Rio de Janeiro, na Zona Oeste, entre a Praia da Macumba e a Prainha. É um espaço bastante reservado e você não consegue observa-la através da avenida que passa bem próxima.
Para realizar o acesso, é necessário deixar o veiculo em algum local seguro e iniciar uma pequena trilha, com pontos bem íngremes, portanto, preste bem atenção. A seguir, deixaremos um mapa completo da região para facilitar na localização para o turista.
Como chegar na Praia do Secreto?
Para chegar até a Praia do Secreto, as opções são bem simples e não há duvidas quanto a isso. Você pode optar pela própria orla da Praia da Macumba ou pela estrada. A seguir, explicaremos melhor.
- Pela orla da Praia da Macumba: esse é o trajeto mais rápido, entretanto, é necessário ter atenção e considerar que a maré esteja baixa. Com isso, você caminhará por poucos metros, a partir da Praia da Macumba e chegará na Praia do Secreto. Entretanto, tome cuidado com as rochas escorregadias.
- Pela Avenida Estado da Guanabara: o caminho pela estrada é o mais recomendado e seguro. Entretanto, caso você esteja de carro, é aconselhável estacionar na Praia da Macumba e subir um pequeno morro, beirando a estrada, até o início da trilha, até a praia. O morro é um pouco íngreme, mas em poucos metros você chega na entrada.
Trilha até a Praia do Secreto
Chegando até a entrada da trilha para a Praia do Secreto, é necessário ter atenção e muito cuidado com a descida. Existe uma placa alertando para o risco de vida, que realmente existe, em caso de uma queda.
Sobretudo, a trilha é bastante curta, com uma vegetação bem pequena e uma vista maravilhosa de toda a região. Existem algumas opções para descer até as piscinas naturais, mas em suma, todas levam ao mesmo local.
Enfim no paredão de rochas, tome cuidado para não escorregar e sofrer acidentes. Recomendamos o uso de sapatos especiais para esse tipo de solo. Ele é bastante íngreme e requer muito cuidado.
Como é a Praia do Secreto?
Essa é uma pergunta bastante comum, principalmente para os turistas que desejam visitar a Praia do Secreto. Portanto, explicar como o local é, torna-se a nossa obrigação.
Basicamente, a Praia do Secreto é formada por grandes paredões rochosos, transformando a região com excelentes piscinas naturais, formadas pela água do mar. Além disso, existe uma pequena faixa de areia quando a maré está baixa.
Conheça também Trindade RJ.
A vista da praia é incrível, podendo ser avistado até a Pedra do Pontal. Além disso, a região é bastante escondida e poucos turistas conhecem o espaço, dando um ar de paraíso perdido, bastante peculiar. Sobretudo, é um espaço com bastante contato com a natureza e que rende excelentes fotos.
Entretanto, não recomendamos buscar o acesso ao local, crianças e idosos, devido ao risco de acidentes e pela dificuldade de locomoção sob as rochas, que, por muitas vezes, podem estar escorregadias.
Uma dica extra é em relação ao sol no local, que só bate até as 14 horas. Por conta disso, procure visitar a Praia do Secreto pela manhã, podendo aproveitar o sol, antes dele esconder-se atrás das grandes rochas.
O que levar para a praia
Como mencionamos, o caminho até chegar à Praia do Secreto pode ser bem perigoso. Portanto, evite ao máximo levar itens que você não vá utilizar, eles podem te prejudicar e causar até mesmo acidentes. A maioria das pessoas visitam o local apenas com o celular na mão, sendo uma ideia bem interessante.
Com isso, foque em levar apenas uma bolsa com água, protetor e afins, pois é o que realmente você vai utilizar no local. Muitos itens acabam pesando sua bolsa e prejudicando o seu passeio. Sobretudo, qualquer item que você levar e utilizar, carregue de volta até a cidade, para dar destino correto ao resíduo.
Dicas de segurança para visitar a Praia do Secreto
Uma dica muito importante e que realmente vale a pena, é consultar a tábua de maré antes de visitar a praia. Com a tábua de maré, você consegue verificar como a mesma se encontra, favorecendo o banho ou tornando o local bem perigoso.
O ideal é a maré estar mediana, pois consegue jogar água nas rochas e formar as piscinas naturais. Com uma maré muito baixa, as piscinas não são formadas e você não consegue aproveitar o passeio. Entretanto, se a maré estiver muito alta, evite a praia.
Na maré alta a ocorrência de acidentes e afogamentos é muito maior, podendo ocorrer deslizamentos e ondas fortes, levando os turistas ao mar aberto. Sobretudo, sempre fique atento a esses detalhes e sempre leve todos em consideração.
Quando ir para a Praia do Secreto
Os melhores dias para visitar a Praia do Secreto são os dias de semana, no qual o local fica bastante vazio e você consegue aproveitar quase que sozinho toda essa maravilha. Entretanto, sabemos que é bem difícil conseguir disponibilidade para visitar o local em dias de semana, porém, em finais de semana, logo pela manhã, o local também é bem calmo.
Evite ao máximo feriados e finais de semana em horário de pico, pois a Praia do Secreto costuma ficar lotado, prejudicando um pouco para você aproveitar o ambiente. Entretanto, se for o caso de você não ter muito tempo disponível, vá independente do dia e horário, pois vale muito a pena para conhecer.
Onde se hospedar para visitar a praia
Para quem deseja se hospedar próximo da Praia do Secreto, a melhor escolha é procurar uma hospedagem no bairro do Recreio dos Bandeirantes ou próximo da Barra da Tijuca. Ambos os locais ficam bem próximo da praia e costumam atender muito bem o turista.
Entretanto, salientamos que esses bairros ficam distantes das principais atrações do Rio de Janeiro, que estão localizadas na Zona Sul. Portanto, é interessante você realizar uma boa programação para conhecer o máximo de locais possíveis que queira.
Muitas pessoas fazem a opção de hospedagem na Zona Sul, próximo dos principais pontos turísticos da cidade e, aproveitam um dia para visitar a Praia do Secreto. Para chegar até ela da Zona Sul, é necessário pegar um metro e um ônibus, sendo bem tranquilo.