Trancoso na Bahia é um lugar que reserva ótimos passeios e belíssimas vistas para o turista. Por ser um lugar bem simples, confortável e de uma culinária tão rica, chama a atenção cada vez mais dos turistas de todo o Brasil.

Com praias paradisíacas e com o conhecido Quadrado, de casas muito charmosas, a região tem um clima muito agradável e é de fácil acesso, por ser um distrito de Porto Seguro.

Através dessa publicação, você saberá um pouco mais do lugar e saber com detalhes o que precisa conhecer quando for para lá. Fique conosco e entenda o que fazer em Trancoso na Bahia na sua próxima viagem.

Trancoso na Bahia

O que fazer em Trancoso

Um local bastante especial e com muita simplicidade. O que fazer em Trancoso é uma tarefa difícil se seu tempo for curto, pois as opções de passeios são muitas.

Falaremos a seguir de diversas maneiras para aproveitar a região e fazer sua viagem valer a pena!

Conheça também sobre o Convento da Penha no Espírito Santo.

Visitar o Quadrado

Sem dúvidas o local mais visitado de Trancoso na Bahia, a Praça que é chamada de Quadrado é um lugar repleto de cultura e muita história. Com casas coloridas, ótimas paisagens e muita natureza, o local é parada obrigatória para os turistas.

Com enorme simplicidade, o local enche de turista durante a noite, onde procuram bares e restaurantes para ficar. Existe uma pequena igreja no Quadrado, chamada de Igreja São João Batista, com uma excelente vista para o mar ao fundo.

Os charmosos restaurantes ficam ao ar livre, rodeados de árvores e dos moradores, trazendo um clima bastante agradável ao lugar.

Durante o dia, é comum encontrar no Quadrado crianças brincando, e a vida acontecendo de maneira bem calma. No passado, Trancoso foi uma aldeia jesuíta e posteriormente foi bastante ocupada pelos hippies.

Quadrado em Trancoso

Visitar Caraíva

O vilarejo de Caraíva é bastante frequentado pelos turistas. O local é bem simples e apenas pedestres podem passar pelo local, onde existem apenas ruas de terra.

A tradição do local é bastante conservada, com lindas casas coloridas, população bastante simpática e simples. O local lembra bastante o passado, com suas ruas de terra e a falta de carros.

Visitar as praias da região

As praias da região de Trancoso são reconhecidas nacionalmente por suas belezas naturais. Há diversos passeios com guias, através de jipes, que levam o turista para diversas localidades, podendo conhecer bem a região.

Nessas praias, é possível realizar mergulhos e apreciar as lindas paisagens.

Praias em Trancoso

Festas pela região

A região de Trancoso é bastante conhecida por festas típicas e também por um dos mais famosos réveillons da Bahia. O local fica bastante cheio na época do fim de ano e as festas luxuosas tomam contam da região.

Para aproveitar, vale a pena ficar ligado nas datas e nas festas, elas sempre enchem e são espetaculares.

Caminhada pelas praias

Um passeio para se fazer ao final da tarde, caminhar pela orla de diversas praias é uma ótima escolha para o turista. Há bastante gente que faz o percurso até Arraial D’Ajuda, cerca de 26 km, quase todos eles recheados de lindas paisagens.

Onde fica e como chegar em Trancoso

Trancoso fica localizado no estado da Bahia e o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro. A opção mais recomendada para quem vai para Trancoso é a de pegar a balsa que liga Porto Seguro até Arraial D’Ajuda.

Depois que estiver em Arraial D’Ajuda, basta pegar algum ônibus ou van no local até Trancoso. O caminho é tranquilo e a distância é de 26 km.

Vale ressaltar que, há a opção de aluguel de carro em Porto Seguro e seguir a viagem por conta própria. Recomendamos essa opção para quem irá fazer passeios mais distantes e que queira mais comodidade, pois os ônibus que ligam as cidades saem com certa frequência.

Para quem gosta de negociar, existem diversos taxistas nos locais que estão sempre dispostos a fazer esses trajetos.

Onde se hospedar em Trancoso

As opções de hospedagem em Trancoso são bastante variadas e agradam os diversos públicos. Há opções bem luxuosas em determinados hotéis e opções mais em contas em pousadas.

A maioria das pousadas ficam na região do Quadrado, o lugar mais frequentado de Trancoso na Bahia. A seguir, falaremos um pouco sobre diversas pousadas e hotéis pela região.

Pousada do Bosque

Com muita natureza ao seu redor, a Pousada do Bosque conta com uma excelente área de lazer, quartos bem espaçosos e com um ótimo café da manhã.

A equipe do hotel é bastante atenciosa e não deixa a desejar em nada. As avaliações do lugar estão entre as melhores.

Uxuá Casa Hotel

Um dos lugares mais famosos e luxuosos de Trancoso, o Uxuá Casa Hotel conta com casas muito conservadas no coração da cidade, com suítes e muito requinte.

Para quem deseja uma estadia mais glamorosa e cheia de charme, vale a pena conhecer esse hotel.

Pousada das Margaridas

Próximo do Quadrado, a Pousada das Margaridas é um lugar bastante querido pelos turistas. Com um ambiente bastante acolhedor e com muita natureza, o local contém ótimas recomendações.

Se estiver procurando um local mais caseiro e familiar, não deixe de visitar esse local.

Pousadas Raízes do Brasil

Com uma excelente piscina e uma ótima área de lazer, a Pousada Raízes do Brasil é um dos locais mais visitados em relação a hospedagem. Vale a pena ressaltar que, o local conta com apenas 10 quartos, sendo importante a reserva com antecedência.

Praias de Trancoso

As praias de Trancoso são bastante conhecidas pela região, devido as grandes belezas da natureza e ao seu clima bem tranquilo. Algumas delas são consideradas uma das mais belas do Brasil. Acompanhe conosco algumas das praias que você pode aproveitar em sua viagem.

Praia dos Nativos

A Praia dos Nativos é o local onde as águas do Rio Trancoso encontram o mar, com uma ótima vista para apreciar. Muito bem conservada e cuidada, a praia conta com uma boa infraestrutura e muita beleza natural.

É um lugar bastante tranquilo também e mais em conta que a maioria.

Praia do Espelho

Com certeza, a praia mais famosa da região de Trancoso, a Praia do Espelho contém uma beleza surreal. Com diversas piscinas naturais e passeios com mergulhos, o local atraí muitos turistas e impressiona com a grande infraestrutura.

O espelho que se forma nas águas do mar é maravilhoso.

Praia de Itapororoca

Uma praia bastante tranquila e uma das mais visitadas de Trancoso, a Praia de Itapororoca é excelente para famílias. Com ondas bem calmos e muitas piscinas naturais na maré baixa, o local fica perfeito para crianças.

Praia dos Coqueiros

Uma praia que o próprio nome diz tudo, a Praia dos Coqueiros tem uma vista maravilhosa e uma atmosfera bastante legal com os coqueiros.

Os ventos no local são bastante comuns.

Onde comer em Trancoso

A culinária baiana é bastante diversificada e consegue agradar todos os paladares. É claro que, as famosas tapiocas e os deliciosos frutos do mar são os pratos mais servidos na região. A maioria dos restaurantes em Trancoso ficam na região do Quadrado, porém há opções também fora dele.

A seguir, falaremos sobre alguns restaurantes que recomendamos, espero que gostem!

  • Capim Santo: com um espaço totalmente reservado e muito agradável, é perfeito para casais. É um dos restaurantes mais frequentados de Trancoso, com pratos de peixes, carnes e massas. Recomendamos fazer reserva em dias de alto movimento.
  • Tapioca da Sandra: um dos pontos preferidos dos turistas por ser um lugar simples e muito gostoso. Com uma das especialidades da Bahia, a tapioca servida no local é muito saborosa e o ambiente muito agradável, ficando ao ar livre.
  • Silvana & Cia: um dos primeiros restaurantes de Trancoso, o restaurante conta com uma localização privilegiada e geralmente com música ao vivo. Fica localizado no Quadrado e é uma ótima opção para quem quer jantar e observar o alto movimento do Centro Turístico.

Melhor época para visitar Trancoso

A Bahia é um lugar visitado o ano todo por brasileiros e turistas estrangeiros, porém seu pico de turistas ocorre entre os meses de dezembro a março. Nessa época você vai encontrar os lugares cheios e um movimento bem acima das outras épocas do ano.

Se você tem dúvidas em relação ao clima do local, saiba que na Bahia o calor é predominante durante o ano todo, sendo bem difícil você viajar e encontrar uma semana de chuva.

Belezas Naturais em Trancoso

A época de carnaval também movimenta bastante a cidade, aumentando os turistas e fortalecendo a economia. Sendo assim, programe sua viagem dependendo do seu estilo, se quiser maiores badalações e movimento, procure a alta temporada, e para encontrar uma cidade mais calma, vale a pena ir em outros meses.

Independente da data, a cidade sempre estará preparada para receber bem o turista e seu clima sempre será favorável a praia. Sendo assim, não existe de verdade uma melhor época para visitar Trancoso, tudo depende da sua disponibilidade e estilo de viagem.

Dicas de o que levar na mala

Uma viagem para a Bahia deve sempre conter na mala roupas bem leves e confortáveis, por conta do alto calor que faz na região quase que o ano todo. As roupas serão úteis para ir à praia, prováveis trilhas que pode fazer e, até mesmo, passear no Centro Turístico da cidade.

O uso de protetor solar na região é obrigatório, devido ao forte sol. Recomendamos também o uso de bonés ou chapéus, aliados com o bom e velho chinelo, tornando o passeio mais tranquilo e confortável. Concluindo, leve itens que você irá usar, evitando o desnecessário em sua mala. Lembre-se que você está indo para uma região bem acolhedora e que não liga para roupas de grife, sendo bem tranquilo vestir o que for mais confortável para você.

Categorias: Bahia

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *